Links Patrocinados

sábado, 30 de junho de 2007

Córtex Pré-frontal

Cientistas espanhóis decifraram a estrutura de funcionamento do córtex pré-frontal, área do cérebro responsável pelo planeamento de acções e movimento.
O estudo, publicado no último número da revista americana "PNAS", pode fornecer novos dados em investigações sobre patologias psiquiátricas baseadas em uma alteração do córtex pré-frontal, como a esquizofrenia.
A pesquisa, comandada pelos cientistas da Universidade Pablo de Olavide de Sevilha (sul), Agnès Guart e José Maria Delgado, contou com a participação da equipe de Alfonso Fairén do Instituto de Neurociências de Alicante.
Durante a pesquisa, foi comprovado que o cérebro continua aprendendo enquanto a região pré-frontal está activada.
O córtex pré-frontal está relacionado à estratégia: decidir que sequências de movimento activar e em que ordem, além de avaliar seu resultado.
Segundo Fairén, a região "controla muitas actividades cerebrais que nos diferenciam como humanos, não só no aspecto cognitivo, mas também na avaliação subjectiva e afectiva do conhecimento".
Inicialmente, foram feitos testes com coelhos para observar por que os animais piscavam voluntariamente. Os cientistas chegaram à conclusão de que os animais aprendiam a discernir um som que os avisava da chegada de um sopro de ar contra seus olhos.
Para evitar lesões na córnea, os coelhos fechavam os olhos.
Posteriormente, a pesquisa interveio no córtex pré-frontal dos animais por meio de activação eléctrica, o que causou a inibição deste tipo de comportamento das cobaias.
A paralisia criada pelo córtex pré-frontal em animais como o coelho ocorre frequentemente quando um possível predador se aproxima.
No ser humano, a activação desta parte do cérebro permite adoptar importantes decisões sobre o que se deve ou se pode fazer em determinadas circunstâncias, acrescentou Fairén.
Segundo o pesquisador, "essas decisões são tomadas com plena consciência sobre o que decidimos e fazemos. Paralelamente, o cérebro continua com sua aprendizagem. Podemos, definitivamente, aprender, apesar de os efeitos externos de aprendizagem não se manifestarem".

6 comentários:

  1. Como a mente humana, é perfeta a capacidade da mente é infinita em pensamentos atitudes, o cerebro é uma maquina perfeita...

    ResponderEliminar
  2. parabens

    novaconciencia@yahoo.com.br

    ResponderEliminar
  3. Eu digo antes: o cérebro é uma "máquina" muito complexa, que nos prega muitas partidas.
    Quando será que a ciência descobrirá todos os seus mistérios?
    É mais um passo. Vamos tendo esperança

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar