Links Patrocinados

quarta-feira, 23 de abril de 2008

ISLA - Qualidade de Vida


Muito obrigada pelo convite. Adorei "conversar" com vocês ontem. Dá-me imenso prazer fazer palestras e influenciar pessoas positivamente.
Deixo aqui uma fotografia para vocês.
Um abraceijo,
Angela Escada


http://www.islagaia.pt/superior/noticias.asp?id=269

Gestão de Recursos Humanos: Construindo um novo paradigma do conhecimento e da competência

15-05-2008

Filipa Namora (2º Ano Comunicação ISLA Gaia)

Os trabalhos iniciaram-se com uma sessão de abertura, que deu voz à Prof. Paula Campos, directora do curso de Gestão de Recursos Humanos, no ISLA Gaia, ao Professor António Godinho, Director Académico da instituição, e à aluna de Recursos Humanos Rute Almeida.

Seguidamente, teve início o primeiro de quatro painéis de palestra, com a apresentação do Dr. Jorge Marques, presidente da Associação de Gestores de Portugal, que apoiou o discurso no “Passado, Presente e Futuro da Gestão de Recursos Humanos”, nacional e internacionalmente.

O orador, que definiu a gestão dos recursos humanos como “ a gestão das pessoas e de nós próprios, para o desenvolvimento”, apresentou um estudo, realizado por países europeus, que concluía que os principais problemas das empresas portuguesas são a produtividade e o crescimento nacional. Perante estes, Jorge Marques explicou “que todos, numa empresa, têm a obrigação de pensar e não só os gestores”. Quanto à produtividade, “ a solução não são os salários baixos, mas sim o saber, isto é, gente preparada para trabalhar; o contexto, como o espírito de equipa e a reorganização; e, também, a motivação.

A nível europeu, o principal desafio é a gestão de talentos, porque, no geral, “não se criam oportunidades para os mais capazes se manifestarem”. “É necessário gerir para motivar”, principalmente os trabalhadores acima dos 30/40 anos de idade.

Como o Dr. Jorge Marques frisou, a gestão de recursos humanos é “uma área em pleno crescimento, tendo defendido que “os cursos de Recursos Humanos, acentuando os do ISLA, são, provavelmente, os cursos em que as questões teóricas e práticas estão mais bem casadas.”

Finalizada a apresentação, seguiram-se mais três painéis, constituídos pelo Dr. Manuel Monteiro e Dra. Ângela Escada; pelo Dr. João Pedro Tavares e Dr. Pedro Ornelas e, por último, o Eng. Carlos Cruz.

Avaliando as Jornadas, considerou a professora Paula Campos, responsável pelo evento, que “a qualidade das intervenções dos oradores, o trabalho eficaz da equipa logística e o auditório sempre cheio, foram motivos de alegria, porque superaram as expectativas de sucesso”.

Resta, agora, aguardar que se realizem as terceiras jornadas de Recursos Humanos.

3 comentários:

  1. Foi um grande prazer ouvi-la passaria horas a ouvi-la falar sobre qualquer tema, muito obrigado.

    (Isla)

    ResponderEliminar
  2. Tive pena que a sua intervenção fosse tão rápida.Ficámos todos com água na boca pois a opinião era geral nós ficriamos todo o dia a ouvi-la.Espero que o ISLA lhe faça outro convite para a podermos ouvir sem as pressas do dia das jornadas
    Margarida Pires

    ResponderEliminar
  3. Foi enorme o prazer que tivemos em ouvi-la. Obrigado por nos ter brindado com o seu conhecimento e boa disposição...

    Espero que em breve nos possamos encontrar.


    Um Abraceijo:)

    ResponderEliminar