Links Patrocinados

sábado, 26 de novembro de 2011

Um livro feito a 250 mãos

A escola (também) é a nossa casa: Um livro feito a 250 mãos

O que é uma casa? E uma escola? E como pode ser a escola a nossa casa? Aos alunos da Escola Básica e Jardim de Infância de Cruz d’Areia, Leiria, foi lançado o desafio de pensar no assunto.

E assim, inspirados no projecto educativo da escola, nasceu o mote para um livro que tem 250 autores: todos os alunos, com idades entre os 4 e os 11 anos, contribuíram com textos e desenhos para a obra agora lançada.

A professora coordenadora do projecto, Susana Oliveira, descreve o processo: “O livro já ocupa muito espaço naquela escola. Para os alunos, criar um livro da sua autoria foi muito mais entusiasmante, envolveram-se muito”.

Com a ajuda da editora Imagens&Letras, que foi à escola explicar como se faz um livro, os alunos ficaram a conhecer como nasceu aquela publicação onde eles estão representados, com “um pedacinho de cada desenho”.

Além de promover valores relacionados com o respeito pelo espaço público, cidadania e civismo, “A escola (também) é a nossa casa” – assim se chama o livro – tem outra ambição, mais concreta. As receitas da venda vão ajudar a adquirir equipamento para um espaço muito querido de todos os pequenos autores da Cruz d’Areia: o recreio da escola.

Sem comentários:

Enviar um comentário