Links Patrocinados

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Esclarecimentos dúvidas oncológicas

Criada plataforma na Internet para esclarecer dúvidas de doentes oncológicos

IPO-Porto e investigadores do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), da Universidade do Minho e do INESC TEC anunciaram nesta quinta-feira a criação de um portal na Internet para troca de informações e experiências entre doentes oncológicos.
O novo portal "FalarSobreCancro.org" tem vindo a ser apresentado a todos os doentes do Instituto Português de Oncologia do Porto - principal parceiro do projecto - e conta, de momento, com cerca de 400 membros registados que partilham conteúdos informativos através de artigos e comentários. De acordo com Rui Oliveira, administrador do INESC TEC e docente da Universidade do Minho que, com Nuno Martins, docente do IPCA, é responsável pelo desenvolvimento do projecto, esta plataforma web é pública, livre e gratuita e pretende ser "um meio privilegiado de interacção da comunidade oncológica", nomeadamente doentes, familiares, amigos, profissionais de saúde, investigadores e voluntários.
A rede FalarSobreCancro.org apresenta ainda o "Boletim Clínico" gerido apenas pelo IPO-Porto e que integra conteúdos clínicos e científicos que só podem ser publicados por profissionais de saúde devidamente habilitados e cujo objectivo é exclusivamente informativo e educativo. Para aceder à rede basta fazer um registo. O utilizador pode, depois de registado, verificar todos os membros que fazem parte da comunidade, aceder à actividade de cada utilizador, interagir em grupos temáticos (medicinas alternativas, cancro da mama, entre outros) e ainda escolher quem pretendem ou não seguir.
"O cancro é a segunda maior causa de morte em Portugal e aquilo que assistimos, cada vez mais, é a um aproveitamento enorme da dor e do desespero do paciente por parte de terceiros, potenciado pela quantidade de 'desinformação' que a Internet muitas vezes nos fornece", disse Rui Oliveira. Com o "FalarSobreCancro.org", "o que queremos é, por um lado, criar uma rede de contacto entre pessoas que enfrentam a mesma luta e dar acesso aos pacientes a profissionais de saúde que dissipem algumas dúvidas e esclareçam a veracidade de algumas matérias", explicou o investigador.
O projecto nasceu no âmbito da tese de doutoramento de Nuno Martins que estudou o trabalho de comunicação de cidadãos e instituições na luta contra o cancro. O trabalho atingiu uma nova fase de investigação com o "FalarSobreCancro.org", que passou a estar centrado no estudo de uma solução prática que ajude a comunidade oncológica na luta contra a doença.
O principal parceiro do projecto é o IPO-Porto que, com os seus clínicos e doentes, está a desenvolver um trabalho cooperativo e contínuo de estudo, teste e avaliação de soluções para esta plataforma 'web' que apoiem os cidadãos que se relacionam de forma direita ou indirecta com o cancro. "Nesta rede social, através do Boletim Clínico, prestamos informações científicas numa linguagem acessível a todos. Estabelecemos assim mais um canal de comunicação com a comunidade oncológica, acompanhando a evolução da comunicação digital", explicou o presidente do IPO/Porto, Laranja Pontes. Com este projecto, "reforçamos a nossa prática de disponibilidade e transparência junto do nosso público e contribuímos para uma população cada vez mais esclarecida", acrescentou.
Assunção Tavares, psiquiatra do Serviço de Psico-oncologia do IPO-Porto, manifestou-se surpreendida com a adesão da comunidade: "Estamos agradavelmente surpreendidos com a adesão e interacção da comunidade oncológica nesta primeira fase da plataforma que não para de crescer e que está exigir cada vez maior participação dos nossos profissionais, no âmbito do Boletim Clínico".
Os conteúdos da responsabilidade do IPO-Porto na plataforma restringem-se aqueles que são produzidos para o Boletim Clínico e assinados pelos profissionais da instituição, prestando assim um serviço de informação à população. Não é função desta Instituição monitorizar ou mediar as publicações dos utilizadores da plataforma.

Sem comentários:

Enviar um comentário