Links Patrocinados

quinta-feira, 16 de abril de 2020

Filhos adolescentes & relacionamentos & tarefas


Filhos adolescentes & relacionamentos & tarefas
Como lidar com os adolescentes que estando em casa todo o dia, não colaboram com nenhuma tarefa, até aumentam a desordem da casa.
Vamos conceituar a diferença entre Puberdade & Adolescência.
Puberdade = mudanças que preparam o corpo de criança a evoluir p/adolescência e fase adulta. 
Adolescência = rito de passagem, para além das mudanças físicas e algumas vezes em consequência delas, surgem as mudanças emocionais e psicológicas.
Quando acontece tudo em simultâneo, aumenta a ansiedade e a necessidade de sentir aceite/reconhecido/validado e alguns comportamentos acontecem para ser aceite no grupo (tudo depende do código de valores que a família ofereceu ao jovem).
Neste momento atual (mundial) o jovem sente-se privado daquilo que o levava a validar-se como ser humano. 
Então... o foco da validação fica mais exagerado no contexto familiar e... a rebeldia ou contestação pode aumentar. Paciência, muita paciência.
Se esse jovem foi criado SEM compromissos domésticos, é natural que agora além de não saber fazer, não tenha motivação para tal.
Todos os dias logo de manhã programe o dia em família. Pense nas atividades necessárias, na ordem destas atividades e faça a lista. Apresente a lista para todos, incluindo o adolescente e, comece por pedir que o/s adolescente escolha 2 atividades que ele prefira fazer. Nunca peça parra escolher apenas UMA.
A seguir explique quando aquela atividade precisa de estar realizada.
Ajude-o a perceber o tempo que vai necessitar para a realização delas e, se é mais indicado realizar ANTES ou DEPOIS de estudar etc...
Não adianta dar “sermão”. Com os adolescentes e, em especial nesta fase mundial, os pais devem SER MÃO que apoia e orienta.
Ensine o adolescente a pensar positivo e, visualizar a satisfação dele e da família quando ele concluir as tarefas.
Esta atitude facilita e otimiza as tarefas.

Sem comentários:

Enviar um comentário