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quarta-feira, 20 de abril de 2005

Solte o que não tem utilidade

O urso faminto

Certa vez, um urso faminto perambulava pela floresta em busca de alimento. A época era de escassez, porém, seu faro aguçado sentiu o cheiro de comida e o conduziu a um acampamento de caçadores. Ao chegar lá, o urso, percebendo que o acampamento estava vazio, foi até a fogueira, ardendo em brasas, e dela tirou um panelão de comida. Quando a tina já estava fora da fogueira, o urso a abraçou com toda sua força e enfiou a cabeça dentro dela, devorando tudo. Enquanto abraçava a panela, começou a perceber algo lhe atingindo.

Na verdade, era o calor da tina... Ele estava sendo queimado nas patas, no peito e por onde mais a panela encostava. O urso nunca havia experimentado aquela sensação e, então, interpretou as queimaduras pelo seu corpo como uma coisa que queria lhe tirar a comida.

Começou a urrar muito alto. E, quanto mais alto rugia, mais apertava a panela quente contra seu imenso corpo. Quanto mais a tina quente lhe queimava, mais ele apertava contra o seu corpo e mais alto ainda rugia.

Quando os caçadores chegaram ao acampamento, encontraram o urso recostado a uma árvore próxima à fogueira, segurando a tina de comida. O urso tinha tantas queimaduras que o fizeram grudar na panela e, seu imenso corpo, mesmo morto, ainda mantinha a expressão de estar rugindo. Quando terminei de ouvir esta história de um mestre, percebi que, em nossa vida, por muitas vezes, abraçamos certas coisas que julgamos ser importantes.

Algumas delas nos fazem gemer de dor, nos queimam por fora e por dentro, e mesmo assim, ainda as julgamos importantes. Temos medo de abandoná-las e esse medo nos coloca numa situação de sofrimento, de desespero.

Apertamos essas coisas contra nossos corações e terminamos derrotados por algo que tanto protegemos, acreditamos e defendemos. Para que tudo dê certo em sua vida, é necessário reconhecer, em certos momentos, que nem sempre o que parece salvação vai lhe dar condições de prosseguir. Tenha a coragem e a visão que o urso não teve.

Tire de seu caminho tudo aquilo que faz seu coração arder. Solte a panela!

segunda-feira, 18 de abril de 2005

Inteligência Emocional na Escola

http://proordem.no.sapo.pt/jornais.htm


RECORTES DE IMPRENSA - JORNAIS

Só a liberdade de ensinar promove a liberdade de aprender

Face ao mau estar Docente e às críticas que a Sociedade Civil faz aos produtos saídos da Escola, muitos Professores, com maior ou menor resistência, vão alterando práticas, relações e representações.


Respondendo às necessidades de formação sentidas pela generalidade dos Docentes, o Centro de Formação de Professores Pró-Ordem (acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua) elaborou um Plano de Formação destinado a Professores de todos os graus de Ensino e propondo-se abranger todos os grupos disciplinares.


Na elaboração do Plano de Formação foram considerados critérios de referência como: Diversidade, Inter-disciplinaridade, Transversalidade, Sucesso/Qualidade e relação com a Entidade Promotora.


Foram propostas Acções de Formação em todas as áreas previstas pelo programa FOCO: Especialidade, Ciências da Educação, Prática e Investigação Pedagógico-Didáctica e Formação Pessoal e Deontológica.


Os objectivos que o Centro se propõe atingir com opresente Plano de Formação só serão realizados na medida em que cada um de nós assumir que:

Como a Força Motriz de uma Carreira tem de vir do Indivíduo, o Futuro não é o prolongamento do Passado. Queremos escolher o nosso futuro por opção? Ou vamos deixar que ele se imponha por causalidade? O Futuro chegará por desígnio ou por descuido?

Foi recentemente publicado, por este Centro, o Plano de Formação de Professores para o ano de 2004, para o Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve, estando as inscrições abertas. Entre outras acções destacam-se as seguintes, na zona Norte, monitoradas pelo Engº Fernando Ferreira, Drª Anabela Maciel, Drª Ângela Escada e Drª Carla Alves:

· Engº Fernando Ferreira – Internet, Animações e Efeitos Especiais (Aprofundamento); Apresentação em Powerpoint e Tratamento de Imagem; Navegação e criação de páginas na Internet.

· Drª Ângela Escada - A Inteligência Emocional e a Aprendizagem; Stress Profissional e a Inteligência emocional; Como desenvolver a criatividade dos alunos.

· Drª Anabela Maciel - Processador de Texto Word (Elementar); Processador de Texto Word (Avançado); Tecnologias de informação.

· Drª Carla Alves – Photoshop como ferramenta de apoio à motivação.

Pode consultar o plano completo em www.anpes-norte.rcts.pt ou por e-mail, para info@anpes.rcts.pt (centro) ou engftf@mail.pt (formador). Se preferir o correio tradicional, entre em contacto com Centro de Formação de Professores Pró-Ordem, sita R. Prof. Vieira de Almeida, nº 5, 2º C - 1600-664 Lisboa.

IN: Defesa de Arouca

quinta-feira, 14 de abril de 2005

Acção para Pais

http://form.ccems.pt/nery/nov-antigas.htm

domingo, 20 de março de 2005

Livro "Emoções" FNAC

Encontro sobre emoções na FNAC. Uma partilha interessante com o público, com muita interactividade e partilha. Contou com a presença de Angela Escada, Filipa Duarte, Marianela Ferreira, Ana Maria e Susana Pereira.

A modelo das emoções deste livro foi a Drª Ana Santiago, minha amiga pessoal. Uma pessoa emocionalmente linda!
http://anasantiago.com/

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2005

Recebemos o que "construímos"


Um homem muito rico morreu e foi recebido no céu.
O anjo guardião levou-o por várias alamedas
e foi mostrando-lhe as casas e moradias.
Passaram por uma linda casa com belos jardins.

O homem perguntou:
«Quem mora ai?"

O anjo respondeu:
"É o Raimundo, aquele seu motorista que morreu no ano passado.»

O homem ficou pensando: Puxa! O Raimundo tem uma casa dessas! Aqui deve ser muito bom!

Logo a seguir surgiu outra casa ainda mais 'bonita.

"E aqui, quem mora?» Perguntou o homem.

O anjo respondeu:
"Aqui é a casa da Rosalina, aquela que foi sua cozinheira."

O homem ficou imaginando que, tendo seus empregados magníficas residências, sua morada deveria ser no mínimo um palácio. Estava ansioso por vê-la.
Nisso o anjo parou diante de um barraco construído com tábuas e disse:

"Esta é a sua casa!"
O homem ficou indignado:

"Como é possível! Vocês sabem construir coisa muito melhor.»
"Sabemos - respondeu o anjo - mas nós construímos apenas a casa. O material são vocês mesmos que seleccionam e nos enviam lá de baixo. Você só enviou isso!"


Cada gesto de amor e partilha é um tijolo com o qual construímos a eternidade. Tudo se decide por aqui mesmo, nas escolhas e atitudes de cada dia.

sábado, 5 de fevereiro de 2005

Autocriação - O meu aniversário



Y"A grande verdade é que você é a pessoa que resolve ser. Todos os dias você decide se continua do jeito que é ou muda. A grande glória do ser humano é poder participar de sua autocriação" Y Roberto Shinyashiki

terça-feira, 18 de janeiro de 2005

A expressão dos Afectos

A Psicóloga Ângela Escada teve então a sua intervenção que de uma forma simples, ilustrada e engraçada acabou por pôr os actores e o público a reflectir sobre o afectos e principalmente sobre a obrigação de todos os dias, ao levantar, pormos a cara alegre, pois os problemas acabam por ficar mais fáceis de resolver.
http://www.esec-mogadouro.rcts.pt/expressao_afectos.htm

"Estudo, Acompanhamento e Valores"

detalhe gráfico



Lamego: Problemas das escolas em debate
Seminário: "Estudo, Acompanhamento e Valores"

A Associação Sindical dos professores Pró-Ordem organizou na passada sexta-feira, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Lamego, um seminário sobre “Estudo Acompanhamento e Valores” que foi destinado a professores de todos os graus de ensino.
Foram abordados diversos temas neste colóquio tais como: “Como os professores podem desenvolver a inteligência emocional nos seus alunos” por Ângela Escada que também apresentou a obra “Auto-estima com inteligência emocional”.
Margarida Alvelos, uma das oradoras, falou sobre a educação e a sexualidade nas escolas e a problemática que este tema ainda suscita na sociedade. Lembrou quais são os desafios que são colocados diariamente aos professores e os caminhos que devem ser seguidos no futuro. Maria João Coelho referiu-se à Área de Estudo Acompanhamento e nova conceptualização do professor e do aluno: da metacognição a um espaço de intervenção”.
Houve também a apresentação do livro de Ana Karina Santos, intitulado “A criança sobredotada na família e na escola”. Esta obra tem como objectivo compreender e dar a conhecer problemas que pais, educadores/professores de crianças sobredotadas enfrentam e tentam ultrapassar, visando perspectivar as problemáticas apresentadas em contexto familiar e escolar.


http://www.espigueiro.pt/noticias/934b535800b1cba8f96a5d72f72f1611.html