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quarta-feira, 18 de maio de 2005

Estado de felicidade após o acidente na A4

Viver é acreditar no nascer e no pôr-do-sol…
É ter esperança de que o amanhã será sempre o melhor…
É renascer a cada dia…
É aprender a crescer a cada momento…
É acreditar no amor…
É inventar a própria vida...
Não temer o futuro…
Compreender que as pessoas pensam e sentem diferente…
Acreditar que é capaz de conquistar os seus objectivos…
Não aceitar viver com o “fantasma” de situações negativas, como o meu acidente na A4…
No decorrer desta vida, o prazer, a alegria, a tristeza, a dor, o amor, desfilam em nossa “alma” e em nosso coração deixando diferentes marcas.
São essas marcas combinadas que formam a riqueza da nossa caminhada.
Um caminho onde o mais importante não é chegar e sim "caminhar".
Valorizo todos os detalhes, todas as subidas e descidas, as pedras, as curvas, o silêncio, a brisa e as montanhas deste meu caminho, para que eu possa dizer de cabeça erguida:
Cresci
Chorei
Sorri
Caí
Levantei
Aprendi
Amei
Fui amada
Perdi
Venci
Vivi
E, principalmente: Vivi tudo isto da forma como me foi possível…fiz da minha maneira…me respeitei e por isto considero-me em “estado de felicidade”!!!

segunda-feira, 16 de maio de 2005

O meu acidente na A4

Após o acidente fiz muitas reflexões, uma delas é que o melhor mesmo é saber gerir as emoções nesses momentos difícies, pois cada minuto de raiva, perdemos sessenta segundos serenos.
Angela, feliz por estar viva!

terça-feira, 10 de maio de 2005

Neuróbica - ginástica para o cérebro

NEURÓBICA - Ginástica para o cérebro para escapar do Alzheimer

Trocar de mão para escovar os dentes é bom para o cérebro. O simples gesto de trocar

de mão para escovar os dentes, contrariando a rotina e obrigando à estimulação do cérebro,

é uma nova técnica para melhorar a concentração, treinando a criatividade e inteligência e, assim, realizando um exercício de NEURÓBICA.

Uma descoberta dentro da Neurociência, vem revelar que o cérebro mantém a

capacidade extraordinária de crescer e mudar o padrão de suas conexões.

Os autores desta descoberta, Lawrence Katz e Manning Rubin (2000), revelam que a

NEURÓBICA, a "aeróbica dos neurônios", é uma nova forma de exercício cerebral

projetada para manter o cérebro ágil e saudável, criando novos e diferentes padrões

de atividades dos neurônios em seu cérebro.

Cerca de 80 % do nosso dia-a-dia é ocupado por rotinas que, apesar de terem

a vantagem de reduzir o esforço intelectual, escondem um efeito perverso : limitam o cérebro.
Para contrariar essa tendência, é necessário praticar exercícios "cerebrais" que fazem

as pessoas pensarem somente no que estão fazendo, concentrando-se na tarefa.

O desafio da NEURÓBICA é fazer tudo aquilo que contraria as rotinas, obrigando

o cérebro a um trabalho adicional.

Tente fazer um teste :
- use o relógio de pulso no braço direito
- escove os dentes com a mão contrária da de costume

- ande pela casa de trás para frente

- vista-se de olhos fechados

- estimule o paladar, coma coisas diferentes

- veja fotos de cabeça para baixo

- faça palavras-cruzadas

- veja as horas num espelho

- faça um novo caminho para ir ao trabalho

- converse com o vizinho que nunca dá bom dia... !!!

- decore uma palavra nova por dia, da sua língua ou de uma outra

-
A proposta é mudar o comportamento rotineiro.
- Tente, invente, faça alguma coisa diferente e estimule o seu cérebro.
- Vale a pena tentar ! E não custa nada...

- Que tal começar a praticar agora, trocando o mouse de lado ?


terça-feira, 3 de maio de 2005

Crescimento

"Para crescer, tem de estar disposto a deixar que o seu presente e futuro sejam totalmente diferentes do seu passado".

Alan Cohen

domingo, 1 de maio de 2005

Dia das Mães

Carlos Drummond de Andrade - Texto: Voume deitar!

A Mãe e o Pai estavam assistindo televisão, quando a Mãe disse:
- "Estou cansada e já é tarde, vou me deitar".

Foi à cozinha fazer uns sanduíches para o lanche o dia seguinte na escola, passou uma água nas taças das pipocas, tirou carne do freezer para o jantar do dia seguinte, confirmou se as caixas dos cereais
não estavam vazias, encheu o açucareiro, pôs tigelas e talheres na mesa e preparou a cafeteira do café para estar pronta para ligar no dia seguinte.

Pôs ainda umas roupas na máquina de lavar, passou uma camisa a ferro e pregou um botão que estava caindo. Guardou umas peças do jogo que ficaram em cima da mesa, e pôs a agenda do telefone no lugar.

Regou as plantas, despejou o lixo e pendurou uma toalha para secar. Bocejou, espreguiçou-se, e foi para o quarto. Parou ainda no escritório e escreveu uma nota para o professor do filho, pôs num envelope junto com o dinheiro para pagamento de uma visita de estudo, e apanhou um caderno que estava caído debaixo da cadeira. Assinou um cartão de aniversário para uma amiga, selou o envelope, e fez uma pequena lista para o supermercado.

Colocou ambos perto da carteira. Nessa altura o Pai disse lá da sala:

- "Pensei que você tinha ido se deitar".
- "Estou a caminho", respondeu ela.

Pôs água na tigela do cão e chamou o gato para dentro de casa.

Certificou-se de que as portas estavam fechadas. Espreitou para o quarto de cada um dos filhos, apagou a luz do corredor, pendurou uma camisa, atirou umas meias para o cesto da roupa suja, e conversou um bocadinho com o mais velho que ainda estava estudando.

Já no quarto, acertou o despertador, preparou a roupa para o dia seguinte e arrumou os sapatos.
Depois lavou o rosto, passou creme, escovou os dentes e acertou uma unha quebrada.

A essa altura, o pai desligou a televisão e disse: - " Vou me deitar"
E foi... sem mais nada.

Notaram aqui alguma coisa de extraordinário?
Ainda perguntam por que é que as mulheres vivem mais... e são tão MARAVILHOSAS?

PORQUE SÃO MAIS FORTES... FEITAS PARA RESISTIR...

quarta-feira, 20 de abril de 2005

Solte o que não tem utilidade

O urso faminto

Certa vez, um urso faminto perambulava pela floresta em busca de alimento. A época era de escassez, porém, seu faro aguçado sentiu o cheiro de comida e o conduziu a um acampamento de caçadores. Ao chegar lá, o urso, percebendo que o acampamento estava vazio, foi até a fogueira, ardendo em brasas, e dela tirou um panelão de comida. Quando a tina já estava fora da fogueira, o urso a abraçou com toda sua força e enfiou a cabeça dentro dela, devorando tudo. Enquanto abraçava a panela, começou a perceber algo lhe atingindo.

Na verdade, era o calor da tina... Ele estava sendo queimado nas patas, no peito e por onde mais a panela encostava. O urso nunca havia experimentado aquela sensação e, então, interpretou as queimaduras pelo seu corpo como uma coisa que queria lhe tirar a comida.

Começou a urrar muito alto. E, quanto mais alto rugia, mais apertava a panela quente contra seu imenso corpo. Quanto mais a tina quente lhe queimava, mais ele apertava contra o seu corpo e mais alto ainda rugia.

Quando os caçadores chegaram ao acampamento, encontraram o urso recostado a uma árvore próxima à fogueira, segurando a tina de comida. O urso tinha tantas queimaduras que o fizeram grudar na panela e, seu imenso corpo, mesmo morto, ainda mantinha a expressão de estar rugindo. Quando terminei de ouvir esta história de um mestre, percebi que, em nossa vida, por muitas vezes, abraçamos certas coisas que julgamos ser importantes.

Algumas delas nos fazem gemer de dor, nos queimam por fora e por dentro, e mesmo assim, ainda as julgamos importantes. Temos medo de abandoná-las e esse medo nos coloca numa situação de sofrimento, de desespero.

Apertamos essas coisas contra nossos corações e terminamos derrotados por algo que tanto protegemos, acreditamos e defendemos. Para que tudo dê certo em sua vida, é necessário reconhecer, em certos momentos, que nem sempre o que parece salvação vai lhe dar condições de prosseguir. Tenha a coragem e a visão que o urso não teve.

Tire de seu caminho tudo aquilo que faz seu coração arder. Solte a panela!

segunda-feira, 18 de abril de 2005

Inteligência Emocional na Escola

http://proordem.no.sapo.pt/jornais.htm


RECORTES DE IMPRENSA - JORNAIS

Só a liberdade de ensinar promove a liberdade de aprender

Face ao mau estar Docente e às críticas que a Sociedade Civil faz aos produtos saídos da Escola, muitos Professores, com maior ou menor resistência, vão alterando práticas, relações e representações.


Respondendo às necessidades de formação sentidas pela generalidade dos Docentes, o Centro de Formação de Professores Pró-Ordem (acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua) elaborou um Plano de Formação destinado a Professores de todos os graus de Ensino e propondo-se abranger todos os grupos disciplinares.


Na elaboração do Plano de Formação foram considerados critérios de referência como: Diversidade, Inter-disciplinaridade, Transversalidade, Sucesso/Qualidade e relação com a Entidade Promotora.


Foram propostas Acções de Formação em todas as áreas previstas pelo programa FOCO: Especialidade, Ciências da Educação, Prática e Investigação Pedagógico-Didáctica e Formação Pessoal e Deontológica.


Os objectivos que o Centro se propõe atingir com opresente Plano de Formação só serão realizados na medida em que cada um de nós assumir que:

Como a Força Motriz de uma Carreira tem de vir do Indivíduo, o Futuro não é o prolongamento do Passado. Queremos escolher o nosso futuro por opção? Ou vamos deixar que ele se imponha por causalidade? O Futuro chegará por desígnio ou por descuido?

Foi recentemente publicado, por este Centro, o Plano de Formação de Professores para o ano de 2004, para o Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve, estando as inscrições abertas. Entre outras acções destacam-se as seguintes, na zona Norte, monitoradas pelo Engº Fernando Ferreira, Drª Anabela Maciel, Drª Ângela Escada e Drª Carla Alves:

· Engº Fernando Ferreira – Internet, Animações e Efeitos Especiais (Aprofundamento); Apresentação em Powerpoint e Tratamento de Imagem; Navegação e criação de páginas na Internet.

· Drª Ângela Escada - A Inteligência Emocional e a Aprendizagem; Stress Profissional e a Inteligência emocional; Como desenvolver a criatividade dos alunos.

· Drª Anabela Maciel - Processador de Texto Word (Elementar); Processador de Texto Word (Avançado); Tecnologias de informação.

· Drª Carla Alves – Photoshop como ferramenta de apoio à motivação.

Pode consultar o plano completo em www.anpes-norte.rcts.pt ou por e-mail, para info@anpes.rcts.pt (centro) ou engftf@mail.pt (formador). Se preferir o correio tradicional, entre em contacto com Centro de Formação de Professores Pró-Ordem, sita R. Prof. Vieira de Almeida, nº 5, 2º C - 1600-664 Lisboa.

IN: Defesa de Arouca

quinta-feira, 14 de abril de 2005

Acção para Pais

http://form.ccems.pt/nery/nov-antigas.htm