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segunda-feira, 4 de abril de 2011

Como tudo funciona

Para as pessoas que gostam de entender como tudo funciona, este site tem algumas explicações interessantes. É um passatempo cultural, veja em http://www.hsw.uol.com.br/

domingo, 3 de abril de 2011

Eu sou um bom aluno?

Na Escola – Um guia de sobrevivência para o aluno do Ensino Médio

http://educarparacrescer.abril.com.br/na-escola/

Clique no cantinho direito em cima e vai aparecer a opção de voce virar a página com o rato.
http://educarparacrescer.abril.com.br/guias-da-educacao/cartilha-jovem/flip-page/index.html

Ta,bém pode acompanhar
http://twitter.com/amigos_escola

sábado, 2 de abril de 2011

Livro de Freud ganha tradução segura

Livro de Freud ganha tradução segura

Durante décadas, o público leitor brasileiro foi obrigado a conviver com péssimas traduções dos textos de Sigmund Freud (1856-1939), um dos pensadores mais decisivos do século 20.

Agora, com a disponibilização da obra freudiana para o domínio público, a Companhia das Letras oferece uma tradução segura das obras completas, feita por um tradutor que já havia mostrado sua competência com textos de Nietzsche (1844-1900) e Brecht (1898-1956), Paulo César de Souza.

O novo volume da coleção traz, além das “Novas Conferências Introdutórias à Psicanálise”, o fundamental “O Mal-Estar na Civilização”.

Não seria exagero dizer que este é certamente um dos textos mais influentes da contemporaneidade.

Sua maneira de descrever as patologias do processo civilizatório e o preço que pagamos para socializar nossas pulsões e desejos encontrou eco profundo na maneira de compreendermos a estrutura de nossas formas de vida.

Isto demonstra que, independentemente do fato de acreditarmos ou não na psicanálise como prática clínica, boa parte dos esquemas de autocompreensão das sociedades ocidentais são profundamente marcados por uma cultura psicanalítica.

Se nos perguntarmos sobre a razão para tamanha influência, talvez a melhor resposta seria: com a noção de “mal-estar”, Freud nomeou uma modalidade de sofrimento social que parece assombrar a modernidade.

SOFRIMENTO

Duas ideias aqui são importantes. Primeiro, a noção de que aquilo que chamamos de “sofrimento psíquico” está profundamente vinculado ao impacto, em nossas vidas, dos imperativos da vida social. Daí a ideia de que todo sofrimento psíquico é um modo de expor experiências sociais malogradas.

Segundo, através da análise deste mal-estar, Freud demonstrou que o verdadeiro risco da civilização ocidental não vem de fora.

Na verdade, seu maior inimigo é ela mesma. Como dirá Walter Benjamin (1892-1940), profundamente inspirado por Freud: “Todo documento de civilização é um documento de barbárie”.

Isto significa, entre outras coisas, que o próprio processo de formação das individualidades impõe cisões (entre, por exemplo, pulsões e vontade racional), petrifica comportamentos, cria expectativas de reparação (através da constituição de figuras fantasmáticas de autoridade) que explicam boa parte do comportamento regressivo que, periodicamente, submerge nossas sociedades.

No entanto, o ensinamento de Freud nunca foi abandonar a civilização em prol de alguma moral naturalista.

Ele nos ensinou, na verdade, a tentar manejar uma dialética complicada onde o que é perdido inicialmente pelo processo civilizatório deve ser posteriormente reintegrado em um novo patamar.

Isto impõe uma desconfiança prudente a respeito de nossos próprios valores, uma necessidade de fazer coisas que sabemos que, posteriormente, deverão ser feitas de outra forma.

Assim, Freud será sempre aquele que nos lembrou que nosso “mal-estar” diante da civilização é talvez nosso sentimento mais verdadeiro. (Diário do Pará)

Física quântica e espiritualidade



O VÍDEO TEM UMA ABORDAGEM ESPIRITUAL E ENVOLVE ATÉ FÍSICA QUÂNTICA ENTRE OUTROS TEMAS TRANSCENDENTAIS. NÃO DEIXEM DE ASSISTÍ-LO ATÉ O FIM, POIS SERÁ UMA NOVA EXPERIÊNCIA, ESPECIALMENTE, PARA QUEM NÃO ESTÁ FAMILIARIZADO COM O ASSUNTO. PARA OS INICIADOS, UM DEPOIMENTO PRECIOSO, UMA AMPLIDÃO DA CONSCIÊNCIA CÓSMICA.
PRECISA SER VISTO COM MUITA CALMA E TEMPO.

A DURAÇÃO DO VÍDEO É DE 1 HORA OU MAIS E DEVE SER CLICADA EM TELA CHEIA.
SÓ ABRA QUANDO TIVER TEMPO PARA VER PORQUE MERECE SER VISTO COM ATENÇÃO.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Campeão...vencedor

A segunda chance

Filme que assisti na viagem de ida para o Brasil e gostei.
O filme The Second Chance, conta a história de dois homens muito diferentes que aprenderam juntos uma lição importante sobre a verdadeira função da igreja. O longa Já virou notícia em diversas revistas e portais Cristãos, por ser a estréia do cantor Gospel Michael W. Smith no cinema.

A sinopse de "The Second Chance" conta a história de dois homens, um de uma igreja de brancos e outro de uma igreja de negros, e que começam a trabalhar num projeto de restauração de um subúrbio nos Estados Unidos. Durante esse tempo juntos, os dois líderes e as suas congregações, descobrem as diferenças na forma de evangelismo de trabalho com grupos diferenciados. A forma de pensar, a criação, a própria estrutura das igrejas e a experiência de cada um, leva a tomadas diferentes de decisão, que afetam as pessoas de uma forma nunca imaginada.

O filme remete a reflexões sérias sobre questões sociais (tráfico, desigualdade) e a participação das comunidades cristãs. Considero um ponto importante o fato de que o "astro" Michael Smith não tenha assumido um papel de excessivo destaque, deixando muito espaço para Jeff Obafemi Carr (Jake).

O filme que conta a história de dois homens muito diferentes que aprenderam juntos uma lição importante sobre a verdadeira função da igreja. Ethan Jenkins (Michael W. Smith) é um homem com seus trinta anos. Depois de se desgastar viajando como músico, resolveu voltar e trabalhar com seu pai. Seu pai é Jeremiah Jenkins, um pastor conhecido e respeitado como o principal líder da "Chuch the Rock" uma super igreja, que tem os cultos transmitidos pela TV, mas que na verdade parece uma produtora. Ethan é consagrado a pastor suplente da “Chuch the Rock”, e passa a viver o ministério como um negócio, não como um chamado para abençoar vidas da comunidade. Diante da situação, Jeremiah decide que seu filho precisa aprender um pouco mais sobre o que é o trabalho de uma igreja e o envia para auxiliar na, “Second Chance Community Church”, igreja que ajudou a implantar nos anos 60.

Nessa nova experiência Ethan conhece Jake (Jeff Obafemi Carr) que pastoreia a “Second Chance Community Church”, que luta para manter a unidade da igreja e a paz de uma comunidade, que mais parece uma zona de guerra e sofre com a violência, o tráfico de drogas e os desmando das quadrilhas. Mas os dois pastores mesmo professando a mesma fé e com o mesmo objetivo vão bater de frente, pois ambos tem formas diferentes de trabalhar. Porém para que a igreja seja restaurada e pessoas da comunidade sejam salvas, eles terão que aprender o verdadeiro sentido da igreja e vencer seus próprios conceitos e temperamentos para cumprirem o propósito de Deus.



http://youtu.be/XtvlmO7xPWQ

http://youtu.be/GCQ8HFrY98I

Título Original: The Second Chance
Direção: Steve Taylor
Gênero: Drama
Duração: 102 min
Origem: EUA
Tipo: Longa
Ano: 2006
Distruição: Sonar / BV Films
Site Oficial: www.thesecondchancemovie.com/_site/

Elenco
Michael W. Smith .... Ethan Jenkins,
Jeff Obafemi Carr .... Jake Sanders,
J. Don Ferguson .... Jeremiah Jenkins,
Lisa Arrindell Anderson .... Amanda Sanders,
David Alford .... Parker Richards,
Henry Haggard .... Sonny,
Kenda Benward .... Valerie,
Jonathan Thomas .... Tony,
Calvin Hobson .... Julius,
Bobby Daniels .... Mayor,
Shirley Cody .... Miss Burdoe,
Peggy Walton-Walker .... Claudia Jenkins (as Peggy Walton Walker),
Vilia Steele .... Trina,
Kobie Jarmon .... Charday Sanders,
Erin Hemphill .... Payton Sanders

Curso BÁSICO de Inteligência Emocional

Curso BÁSICO de Inteligência Emocional

A Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo pretende realizar uma formação sobre Inteligência Emocional em Saúde (IE) por considerar que a inteligência intrapessoal e a inteligência interpessoal são habilidades que contribuem para o desenvolvimento da inteligência emocional (IE) e favorecem a gestão de emoções, a utilização da empatia, da cooperação e da gestão de conflitos.

A Formação desenvolve-se em 6 sessões, cada uma com 5 horas, num total de 30 horas.

Objectivos
Pretende-se que os formandos no final do curso estejam capacitados para reconhecerem a importância da IE; identifiquem os comportamentos difíceis e outras pessoas; conheçam as estratégias mais indicadas para lidar com cada situação

Destinatários
Profissionais da área da saúde e outras áreas vocacionadas para a gestão de recursos humanos e de equipas.

Nº Vagas
30 formandos, com limite mínimo para abertura de 15 inscrições.

Organização

Salomé Ferreira (coordenadora) e Salete Calvinho

Formadora
Angela Escada - Formadora na área comportamental, inteligência emocional e criatividade. Psicóloga Clínica. Consultora e Coaching.

Funcionamento
Duração total de 30h - 2 ECTS, a decorrerem de 12 de Maio a 03 de Junho, inclusive, com duas sessões por semana, às 5ª e 6ª feiras, entre as 17-22h, nomeadamente nos dias: 12,13,19,20,26 de Maio e 03 de Junho de 2011

Local
Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Inscrições
11 a 30 de Abril de 2011

A inscrição é formulada em impresso próprio, disponível aqui.

Preço do Curso
175 euros

http://portal.ipvc.pt/portal/page/portal/esenf/esenf_historico_noticias/esenf_historico_noticias_2011/ess_curso_inteligencia_emocional

Curso Desenvolvimento Pessoal e Inteligência Emocional

7 e 14 de maio. 9h às 18h

Programa do curso:

Onde existe a vontade, existem os caminhos. Karl Rogers.
...Um dos caminhos que existe é este curso prático e vivencial. É uma excelente oportunidade para reflectir sobre a sua qualidade de vida emocional. Centrado em Soluções Saudáveis, que conduzam as pessoas envolvidas à Satisfação e mantendo Sempre um Sorriso de Sucesso interior, com muita Simplicidade, percorrendo o caminho na procura da nossa Sabedoria.

Temas:
- Autoconsciência – O valor interior
- Autoregulação – a importância de “educar” as emoções
- Automotivação – utilizar as emoções em benefício das metas
- Empatia – Interagir com as emoções de outras pessoas, utentes, familiares e colegas de profissão
- Habilidades sociais e Inteligência Emocional

Objectivos:
- Melhorar o seu autoconhecimento
- Diagnosticar a predominância dos hemisférios cerebrais e sua utilização
- Desenvolver estratégias para ser emocionalmente inteligente
- Identificar comportamentos pessoais que dificultem os relacionamentos
- Conhecer as estratégias mais indicadas para lidar com cada situação
- Como usar positivamente as personalidades difíceis
- Manter uma visão positiva e rica do mundo e ajudar outras pessoas a fazer o mesmo
- Melhorar a qualidade de vida.

Conteúdo Programático:

- A medalha de ouro da Inteligência Emocional - autoconhecimento e roda emocional
- Elaborar a roda da vida
- A tipologia das emoções: positivas e negativas
- Técnicas de auto-observação
- Características mais marcantes na personalidade de cada ser humano
- Classificar e compreender os diferentes tipos de personalidade
- A origem das personalidades difíceis – os traços de personalidade e a genética
- O cérebro emocional e como harmonizar emoção e pensamento
- Habilidades para empreender mudanças positivas em si e nos outros
- Estratégias indicadas para cada tipo de personalidade
- Como dominar emoções e torná-las positivas
- Modificar pensamento negativo para força impulsionadora
- Técnicas de respiração, relaxamento e meditação.
- Técnicas para eliminar registos mentais negativos
- Assumir o controle dos relacionamentos
- Empatia - Perceber o mundo através da perspectiva de outra pessoa.
- Reconhecer as emoções dos outros e agir assertivamente
- Como desenvolver a "escuta activa" para captar e filtrar
- Atitudes perante as dificuldades: a chave do êxito
- Comunicação subjectiva para aproximação com pessoas e para soluções criativas
- Como transformar relações desfavoráveis em relações favoráveis.
- Exercício prático com identificação de estratégias facilitadoras do relacionamento

Nas duas últimas horas do curso, depois das reflexões realizadas, cada um terá construído um perfil individual e estará apto a preparar um plano de desenvolvimento pessoal e interpessoal.


Material incluso: Só serão impressos os exercícios que serão realizados durante o curso. As demais informações serão entregues em CD com material de apoio.

Metodologia: Jogos Pedagógicos, vivências e reflexões positivas com elaboração de plano de acção.


Atenção: Os formandos devem se apresentar para o curso com roupa confortável. Podem trazer almofadas e mantas se desejarem, para o momento do relaxamento.


Investimento: 120 euros + IVA (se aplicável)


Pagamento: 30% do valor no acto da inscrição e o restante valor até a data de início do curso.
Transferência bancária com a identificação do nome, para o NIB 0035.2067.0001.5269.5301.5, Angela Escada. Caixa Geral de Depósitos 2067015269530 - Ag.Matosinhos
Após a efectiva transferência, solicitamos a especial gentileza de enviar o comprovante da transferência bancária para o email: evelcarvalho@gmail.com com cópia para m.angelaescada@gmail.com

Informações e inscrição: Eveline Cunha – 967302010 – evelcarvalho@gmail.com