Links Patrocinados

domingo, 9 de julho de 2006

Cérebro de viciados em cocaína é diferente, diz estudo

O cérebro de viciados em cocaína tem uma estrutura diferente, que poderia afetar a habilidade deles de julgarem as consequências de seus atos, diz um estudo.

Nos viciados, as amígdalas – pequenas áreas localizadas nos dois lados do cérebro – seriam significativamente menores.

Os pesquisadores do Hospital Geral de Massachussetts, nos Estados Unidos, dizem que o estudo sugere que quem tem amígdalas reduzidas poderia ter predisposição ao vício.

As conclusões entretanto, ainda não são definitivas.

Ovo ou galinha? No estudo, os pesquisadores examinaram os cérebros de 27 viciados em cocaína, comparando-os com um grupo de não viciados da mesma faixa-etária e grupo social. Eles descobriram que as amígdalas dos dependentes seriam em média 13% menores no lado esquerdo do cérebro, e 23% menores no lado direito.

Os pesquisadores disseram que não observaram um relacionamento ‘normal’ entre as amígdalas nos dois lados do cérebro dos dependentes.

Michael Isaac, conselheiro do Instituto de Psiquiatria britânico, disse que a descoberta é interessante, mas “existe algo de ‘ovo ou galinha’ sobre ela”. “Será que a amígdala diminui sob a influência da cocaína, ou uma pequena amígdala predispõe à dependência?", indaga Isaac. "As evidências sugerem a primeira hipótese, mas parte do estudo sugere uma tamanho menor da amígdala antes do uso da droga.”

Sem comentários:

Enviar um comentário