Links Patrocinados

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Stress de alunos




UC lança CD-Rom para ajudar alunos a lidar com stress

A Universidade de Coimbra (UC) lançou hoje um CD-Rom interactivo que visa ajudar os estudantes a lidar com o stresse dos exames, a aumentar a eficiência do estudo e a serem mais bem sucedidos na vida académica.

Apresentado no Centro Cultural D. Dinis, o CD-Rom contém três manuais de formação e foi produzido pela equipa técnica do Gabinete de Aconselhamento Psicopedagógico dos Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra (GAP-SASUC), no âmbito de uma colaboração com o projecto «Plano de Apoio à Transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior - Melhor Adaptação, Mais Resiliência, Mais Sucesso», promovido pela Reitoria da UC.

Gestão e Controlo do Stresse no Ensino Superior, Métodos de Estudo e Desenvolvimento de Competências Pessoais, Sociais e Académicas são os três manuais incluídos e que visam facilitar a transição e adaptação dos estudantes no meio universitário.

De acordo com o gestor daquele projecto da Reitoria da UC, o pró-reitor José Manuel Canavarro, foram produzidos mil CDs para distribuir aos alunos e está a ser equacionada a criação de um link com os respectivos conteúdos.

Aprender a lidar com os pensamentos automáticos negativos que fazem, por exemplo, com que os jovens «bloqueiem» nos exames, ultrapassar a ansiedade causada pelas provas orais e conseguir que o estudo académico tenha mais rendimento são alguns dos ensinamentos transmitidos pelo CD, segundo explicou na sessão Anabela Pereira, coordenadora científica do GAP/SASUC.

Os alunos são também ajudados a serem bem sucedidos na vida académica, através do treino das suas competências transversais, explorando dimensões como auto-estima, a assertividade, empatia, resiliência ou liderança, entre outras.

«É para os alunos serem bem sucedidos na sua vida pessoal, académica e interpessoal», disse ainda Anabela Pereira, adiantando que os programas foram desenvolvidos ao longo do último ano lectivo com alunos que recorreram aos serviços.

Os vice-reitores da Universidade de Coimbra Avelãs Nunes e Cristina Robalo Cordeiro, o administrador dos SASUC, Luzio Vaz, a responsável do GAP e o presidente (cessante) da direcção-geral da Associação Académica de Coimbra, André Oliveira, foram outros dos participantes na sessão de lançamento do CD, intitulado «Plano de Apoio à Transição: Programas de Intervenção».

Diário Digital / Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário