Links Patrocinados

domingo, 3 de maio de 2009

A mãe é uma atriz na psicologia familiar

Mãe
Mãe menina, mãe madura, mãe que é profissional, que reaprendeu para poder educar um filho com firmeza de educadora, mãe que as vezes também é pai, que apesar das correrias, trabalhos extras, noites pouco dormidas, sorriem e riem, felizes, com os filhos amados trazendo-os no colo físico e emocional.

Conheço muitas mães que choram a perda física do seu filho ainda na gravidez, no momento do parto por falha médica, num acidente de carro e também mães que sofrem por assistirem o seu filho “perder-se” no meio das tentações e dos perigos da sociedade violenta e desumana em que vivemos. A mãe do presidiário, do filho dependente de substâncias químicas, do filho que rouba, do filho que a ignora, é mãe, é mãe igual a mim, igual a você que lê esta mensagem.

Alguns autores dizem que essas mães sofrem duplamente porque sentem-se responsáveis pelo actual estado do seu filho, porque falharam em alguma fase da educação e formação desse filho, porém eu amenizo dizendo que cada mãe (e pai) quando erram pensam que estão a agir correctamente. Que cada mãe (e pai) tem a sua própria história de vida que influencia os seus padrões e crenças na educação do filho.

Lindo é o diálogo que se estabelece entre mãe e filho é íntimo, profundo e misterioso. O embrião não se dedica somente a "parasitar" e aproveitar os alimentos do útero que acolhe a nova vida. Este é o início de muita cumplicidade entre ambos. Algumas células do filho circulam pelo corpo da mãe, e algumas células da mãe passam para o filho. Entre os dois se combinam certas hormonas que ajudam para que tudo siga o caminho que levará, ao final, a esse momento misterioso, partilhado como sendo o primeiro trabalho em equipa que é o parto.

Também conheço muitas mães que não tendo dado à luz fisicamente, são Mães pelo coração e pelo espírito, pela generosidade e entrega em doação de si, do seu tempo e do seu amor, para tantos que por várias razões não tiveram outra Mãe. Para elas não faz diferença não terem vivido a magia uterina. Elas se doam!!!

Conheço mães de filhos & humanos, filhos & animais, filhos & projetos, filhos & filhos, filhos & noras, Filhos & genros...filhos...

Mãe, independente de estar ou não estar ao lado do filho fisicamente, estará sempre do lado com o seu coração. Mãe tem sempre uma intenção de proteger. Um filho pode não compreender de imediato essa intenção da sua mãe, mas a vida lhe ensina. Há uma metáfora que explica a percepção da intenção duma mãe: - "quando a minha mãe me levou ao circo pela primeira vez, escolheu para eu usar meias vermelhas. Eu reclamei, comecei a chorar, disse que todo mundo ia rir de mim por causa das meias vermelhas. Mas ela disse que se me perdesse, bastaria olhar para o chão e quando visse um menino de meias vermelhas saberia que o filho era dela".

Filho, a melhor prenda que você pode dar à sua mãe é RESIGNIFICAR a “meia vermelha”, compreender e agradecer a intenção dessa mãe.

Um abraceijo com um abralaço e que cada laço desse abraço envolva de paz e harmonia as famílias, hoje e sempre.

1 comentário:

  1. Olá Angela, lindo e ajuda muita gente :-)

    Como estou precocupada com os dois!
    Não deixa ajudar...
    Beijos Margarida

    ResponderEliminar