Links Patrocinados

sábado, 6 de junho de 2009

Cidade tecnológica «Planit Valley» nasce em Paredes até 2013

Esta “cidade avançada” poderá gerar “dezenas de milhares” de postos de trabalho e pretende reunir 12 mil parceiros, muitos dos quais pequenas e médias empresas da área da tecnologia, garantiu Steve Lewis,presidente da empresa Living Planit que irá gerir a Planit Valley, em entrevista exclusiva ao Ciência Hoje.

Contamos com a capacidade de iniciativa, visão, empreendedorismo da Câmara de Paredes... Em tempos de crise, esta é uma notícia que dá um grande alento!!!
Um projecto desta dimensão é de celebrar, pois com certeza vai movimentar a região norte!
Fiquem atentos e aproveitem a oportunidade!!! Confiram:
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=32105&op=all

http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Cidade-inteligente-Planit-Valley-vai-ser-construida-em-Paredes-ate-2013.rtp&article=223635&visual=3&layout=10&tm=6

http://www.ionline.pt/conteudo/6891-cidade-inteligente-planit-valley-vai-ser-construida-em-paredes-ate-2013

http://www.netmadeira.com/noticias/economia/2009/6/5/planit-valley-comeca-a-ser-erguido-este-ano-em-paredes

http://jpn.icicom.up.pt/2009/05/25/silicon_valley_portuguesa_vai_ser_lancada_perto_do_porto.html

http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/518134


http://www.millenniumbcp.pt/site/transaccoes/article.jhtml?articleID=560079


http://www.portugalglobal.pt/PT/PortugalNews/Paginas/NewDetail.aspx?newId={71D6CF74-009F-420B-9AC8-D116AB77E63B}


PlanIT Valley, a "primeira cidade inteligente e auto-sustentável do mundo" vai ser construída em Paredes. O projecto, que visa atrair centros de investigação internacionais é da Living PlanIT, e da Cisco System, vai ser anunciado formalmente no próximo dia 5, no decorrer da World Investment Con- ference, em França. Prevê-se que possam ser criados entre três a quatro mil postos de trabalho.

Na semana passada, Steve Lewis, Chairman da Living PlanIT, de passagem por Portugal, havia já levantado a ponta do véu, dando conta que o projecto PlanIT Valley ocupará uma área de 17 quilómetros quadrados que irá acolher vários centros de pesquisa e desenvolvimento. "Trata-se de uma comunidade urbana, sustentável, para todos os apaixonados da inovação, sustentabilidade, educação, diversidade e emprego com significado", disse. O objectivo é juntar "as empresas líderes na área da investigação". A Mclaren poderá ser uma delas, falando-se na hipótese de construir uma pista de testes.

Na rede twitter, colaboradores da Cisco referiram-se ao projecto como "a primeira cidade inteligente e auto-sustentável do mundo". Vai ocupar três freguesias - Baltar, Recarei e Sobreira - mas o autarca de Paredes não dá mais pormenores, invocando o dever de confidencialidade, normal "quando se negoceiam mega-projectos", diz. Até à hora de fecho, não foi possível contactar com o AICEP, o organismo responsável pelos investimentos em Portugal.

Porto, 01 Jun (Lusa) - O concelho de Paredes vai acolher uma cidade tecnológica, denominada Planit Valley, que até 2013 pretende recrutar 12 mil parceiros entre empresas líderes de mercado e gerar "dezenas de milhar" de postos de trabalho.

A garantia foi hoje dada por Steve Lewis, presidente da empresa Living Planit, que vai gerir a Planit Valley, em declarações ao site Ciência Hoje e à Lusa.

Para já apenas se sabe que a Cisco Systems vai ser parceira no projecto mas mais nomes serão conhecidos, quinta-feira, durante a World Investment Conference em La Boule, França.

A nova cidade inteligente, que vai ocupar uma área de 17 quilómetros quadrados, pretende ser um "laboratório vivo à escala urbana", no qual serão implementadas, de forma sustentável, "tecnologias que melhoram a qualidade de vida", referiu Lewis.

A Planit Valley terá "edifícios inteligentes, soluções avançadas de mobilidade, transportes e comunicações", salientou.

Além de espaços dedicados à investigação e desenvolvimento, na Planit Valley vão nascer também espaços de retalho, hotéis, centros de conferência, uma pista de testes, um centro de entretenimento e habitação.

Ao governo português os responsáveis da Living Planit não pediram qualquer tipo de investimento que, segundo Steve Lewis, rondará "muitos biliões de euros".

A quantia está, segundo o responsável, a ser angariada em mercados de capitais e instituições bancárias.

As razões que levaram à escolha de Portugal para a instalação desta cidade sustentável prendem-se não só com as políticas nacionais sobre o ambiente, mas também com o apoio que a Living Planit encontrou junto do autarca de Paredes Celso Ferreira, da CCDR-N e da agência de investimento AICEP.

A construção da nova cidade deverá começar este ano, apesar da crise económica mundial.

Porém, o presidente da Living Planit está convencido que "a crise cria oportunidades" e que, em termos de mercado, a altura é "perfeita".

Na construção serão aplicadas "novas e avançadas técnicas para reduzir o impacto da infraestrutura no ambiente".


5 comentários:

  1. eu dou do concellho e fiquei espantado quando me disseram, até pensei que fosse brincadeira, por causa da localização do projecto que é um lugar pacato, par tal projecto mas ainda bem

    ResponderEliminar
  2. ainda bem que não vai ser construida em lisboa

    ResponderEliminar
  3. Aínda bem que escolheram esse local porque é maravilhoso e de pacato não tem nada.
    Se calhar queriam que a construissem em cima da vossa casa!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Venha o progresso!
    Sou residente na zona e estou ansiosa por ver isto crescer...
    E também é bem preciso mais postos de trabalho nesta zona.

    ResponderEliminar
  5. Acho que isto deve ser encarado como um bom investimento visto que foi nomeado um sitio com um paisagem esplendida e um sitio calmo...
    ASS:lopez

    ResponderEliminar