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sábado, 7 de setembro de 2013
Os sentimentos que o olhar transmite
Na metáfora da salada de sentimentos que vocês colocaram na saladeira, temos Compreensão, tranquilidade, paz interior, sabedoria, disponibilidade, amizade, simpatia, paz, alegria, serenidade, satisfação e porto de abrigo. Lindisssssimo! Sim, acertaram todos.
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Meditação Reflexões
Alojamento no Rio
Bom diiiia!
uma amiga que vive em Portugal procura alojamento para a temporada do Natal e Ano Novo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Não precisa ser em frente ao mar, pode ser em ruas paralelas.
se souber de alguma coisa, envie email para ela cmfcunha1@gmail.com
agradecida, abraceijos, angela
uma amiga que vive em Portugal procura alojamento para a temporada do Natal e Ano Novo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Não precisa ser em frente ao mar, pode ser em ruas paralelas.
se souber de alguma coisa, envie email para ela cmfcunha1@gmail.com
agradecida, abraceijos, angela
sexta-feira, 6 de setembro de 2013
Obras dos principais pensadores da educação
http://www.revistabula.com/831-62-obras-sobre-os-principais-pensadores-da-educacao-para-download/
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/ResultadoPesquisaObraForm.do?first=50&skip=0&ds_titulo=&co_autor=&no_autor=&co_categoria=133&pagina=1&select_action=Submit&co_midia=2&co_obra=&co_idioma=&colunaOrdenar=DS_TITULO&ordem=null
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/ResultadoPesquisaObraForm.do?first=50&skip=0&ds_titulo=&co_autor=&no_autor=&co_categoria=133&pagina=1&select_action=Submit&co_midia=2&co_obra=&co_idioma=&colunaOrdenar=DS_TITULO&ordem=null
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quinta-feira, 5 de setembro de 2013
livro O Panorama Social
“O Panorama Social é um excelente instru-
mento de exploração do relacionamento
entre o interior e o exterior. O método de Lu-
cas Derks é surpreendentemente fácil de ser co-
municado, além de ter uma grande profundida-
de. De um modo geral é altamente aplicável e
muito bem pesquisado.”
Martin Shervington
Autor e consultor, John Seymour Associates
“Lucas Derks criou o modelo poderoso e
delicioso do Panorama Social, baseando-se
na essência da magia da PNL (Programação
Neurolinguística), que trata das representa-
ções. Neste trabalho criativo ele mostra como
nós representamos as ideias de relacionamen-
tos, sociedade, forças sociais, emoções sociais
(amor, ódio, perdão, perda, etc.), interações
sociais (poder, educação, autoridade, etc.) e,
ainda mais, mostra a relação de tudo isso com
o posicionamento das suas imagens em nossa
mente. Venho utilizando o Panorama Social em
treinamentos sobre Modelagem Cultural e sobre
o Modelo Matrix e tenho visto o seu poder; eu o
recomendo fortemente.”
L. Michael Hall, PhD
Psicólogo, modelador, treinador e autor
“Derks fez uma contribuição importan-
te ao fornecer uma cartilha bem pesquisa-
da sobre o assunto. A abordagem do Pano-
rama Social é um avanço importante em
relação à compreensão dos ‘bloqueios’ dos clien-
tes e aos respectivos métodos de intervenção. “
Rubin Battino
Autor
“O Panorama Social encantará as pessoas que
gostam de explorar o modelo de mundo de ou-
tras pessoas. Ele também ampliará o seu próprio
panorama de mundo, e você poderá se surpre-
ender com o que vai encontrar.”
Peter Young
Autor de Understanding NLP
mento de exploração do relacionamento
entre o interior e o exterior. O método de Lu-
cas Derks é surpreendentemente fácil de ser co-
municado, além de ter uma grande profundida-
de. De um modo geral é altamente aplicável e
muito bem pesquisado.”
Martin Shervington
Autor e consultor, John Seymour Associates
“Lucas Derks criou o modelo poderoso e
delicioso do Panorama Social, baseando-se
na essência da magia da PNL (Programação
Neurolinguística), que trata das representa-
ções. Neste trabalho criativo ele mostra como
nós representamos as ideias de relacionamen-
tos, sociedade, forças sociais, emoções sociais
(amor, ódio, perdão, perda, etc.), interações
sociais (poder, educação, autoridade, etc.) e,
ainda mais, mostra a relação de tudo isso com
o posicionamento das suas imagens em nossa
mente. Venho utilizando o Panorama Social em
treinamentos sobre Modelagem Cultural e sobre
o Modelo Matrix e tenho visto o seu poder; eu o
recomendo fortemente.”
L. Michael Hall, PhD
Psicólogo, modelador, treinador e autor
“Derks fez uma contribuição importan-
te ao fornecer uma cartilha bem pesquisa-
da sobre o assunto. A abordagem do Pano-
rama Social é um avanço importante em
relação à compreensão dos ‘bloqueios’ dos clien-
tes e aos respectivos métodos de intervenção. “
Rubin Battino
Autor
“O Panorama Social encantará as pessoas que
gostam de explorar o modelo de mundo de ou-
tras pessoas. Ele também ampliará o seu próprio
panorama de mundo, e você poderá se surpre-
ender com o que vai encontrar.”
Peter Young
Autor de Understanding NLP
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Livros Indicados
segunda-feira, 2 de setembro de 2013
Recife - lindo!!!
A Beleza da zona norte do Recife mostrada com arte!
Clique no site abaixo e veja imagens belissimas dos bairros de Casa Forte, Jaqueira,
Poço da Panela, Derby, Graças, Jaqueira, Apipucos e outros.
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=823926
Clique no site abaixo e veja imagens belissimas dos bairros de Casa Forte, Jaqueira,
Poço da Panela, Derby, Graças, Jaqueira, Apipucos e outros.
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=823926
Diz-me onde moras, dir-te-ei quem és...
Texto de Miguel Esteves Cardoso
"Um dos grandes problemas da nossa sociedade é o trauma da morada. Por exemplo, há uns anos, um grande amigo meu, que morava em Sete Rios, comprou um andar em Carnaxide.
Fica pertíssimo de Lisboa, é agradável, tem árvores e cafés. Só tinha
um problema. Era em Carnaxide. Nunca mais ninguém o viu.
Para quem vive em Lisboa, tinha emigrado para a Mauritânia!
Acontece o mesmo com todos os sítios acabados em -ide, como Carnide e Moscavide. Rimam com Tide e com Pide e as pessoas não lhes ligam pevide.
Um palácio com sessenta quartos em Carnide é sempre mais traumático do
que umas águas-furtadas em Cascais. É a injustiça do endereço.
Está-se numa festa e as pessoas perguntam, por boa educação ou por
curiosidade, onde é que vivemos. O tamanho e a arquitectura da casa
não interessam. Mas morre imediatamente quem disser que mora em
Massamá, Brandoa, Cumeada, Agualva-Cacém, Abuxarda, Alformelos,
Murtosa, Angeja, ou em qualquer outro sítio que soe à toponímia de
Angola.
Para não falar na Cova da Piedade, na Coina, no Fogueteiro e na Cruz de Pau.
(...)
Ao ler os nomes de alguns sítios - Penedo, Magoito, Porrais, Venda das
Raparigas, compreende-se porque é que Portugal não está preparado para
entrar na Europa.
De facto, com sítios chamados Finca Joelhos (concelho de Avis) e Deixa
o Resto (Santiago do Cacém), como é que a Europa nos vai querer
integrar?
Compreende-se logo que o trauma de viver na Damaia ou na Reboleira não
é nada comparado com certos nomes portugueses.
Imagine-se o impacto de dizer "Eu sou da Margalha" (Gavião) no meio de
um jantar.
Veja-se a cena num chá dançante em que um rapaz pergunta delicadamente
"E a menina de onde é?", e a menina diz: "Eu sou da Fonte da Rata"
(Espinho).
E suponhamos que, para aliviar, o senhor prossiga, perguntando "E onde
mora, presentemente?", Só para ouvir dizer que a senhora habita na
Herdade da Chouriça (Estremoz).
É terrível. O que não será o choque psicológico da criança que acorda,
logo depois do parto, para verificar que acaba de nascer na localidade
de Vergão Fundeiro?
Vergão Fundeiro, que fica no concelho de Proença-a-Nova, parece o nome
de uma versão transmontana do Garganta Funda.
Aliás, que se pode dizer de um país que conta não com uma Vergadela
(em Braga), mas com duas, contando com a Vergadela de Santo Tirso?
Será ou não exagerado relatar a existência, no concelho de Arouca, de
uma Vergadelas?
É evidente, na nossa cultura, que existe o trauma da "terra".
Ninguém é do Porto ou de Lisboa.
Toda a gente é de outra terra qualquer. Geralmente, como veremos, a
nossa terra tem um nome profundamente embaraçante, daqueles que fazem
apetecer mentir.
Qualquer bilhete de identidade fica comprometido pela indicação de
naturalidade que reze Fonte do Bebe e Vai-te (Oliveira do Bairro).
É absolutamente impossível explicar este acidente da natureza a amigos
estrangeiros ("I am from the Fountain of Drink and Go Away...").
Apresente-se no aeroporto com o cartão de desembarque a denunciá-lo
como sendo originário de Filha Boa.
Verá que não é bem atendido. (...) Não há limites. Há até um lugar
chamado Cabrão, no concelho de Ponte de Lima !!!
Urge proceder à renomeação de todos estes apeadeiros.
Há que dar-lhes nomes civilizados e europeus, ou então parecidos com
os nomes dos restaurantes giraços, tipo : Não Sei, A Mousse é Caseira,
Vai Mais um Rissol. (...)
Também deve ser difícil arranjar outro país onde se possa fazer um
percurso que vá da Fome Aguda à Carne Assada (Sintra) passando pelo
Corte Pão e Água (Mértola), sem passar por Poriço (Vila Verde), e
acabando a comprar rebuçados em Bombom do Bogadouro (Amarante), depois
de ter parado para fazer um chichi em Alçaperna (Lousã).
Miguel Esteves Cardoso
"Um dos grandes problemas da nossa sociedade é o trauma da morada. Por exemplo, há uns anos, um grande amigo meu, que morava em Sete Rios, comprou um andar em Carnaxide.
Fica pertíssimo de Lisboa, é agradável, tem árvores e cafés. Só tinha
um problema. Era em Carnaxide. Nunca mais ninguém o viu.
Para quem vive em Lisboa, tinha emigrado para a Mauritânia!
Acontece o mesmo com todos os sítios acabados em -ide, como Carnide e Moscavide. Rimam com Tide e com Pide e as pessoas não lhes ligam pevide.
Um palácio com sessenta quartos em Carnide é sempre mais traumático do
que umas águas-furtadas em Cascais. É a injustiça do endereço.
Está-se numa festa e as pessoas perguntam, por boa educação ou por
curiosidade, onde é que vivemos. O tamanho e a arquitectura da casa
não interessam. Mas morre imediatamente quem disser que mora em
Massamá, Brandoa, Cumeada, Agualva-Cacém, Abuxarda, Alformelos,
Murtosa, Angeja, ou em qualquer outro sítio que soe à toponímia de
Angola.
Para não falar na Cova da Piedade, na Coina, no Fogueteiro e na Cruz de Pau.
(...)
Ao ler os nomes de alguns sítios - Penedo, Magoito, Porrais, Venda das
Raparigas, compreende-se porque é que Portugal não está preparado para
entrar na Europa.
De facto, com sítios chamados Finca Joelhos (concelho de Avis) e Deixa
o Resto (Santiago do Cacém), como é que a Europa nos vai querer
integrar?
Compreende-se logo que o trauma de viver na Damaia ou na Reboleira não
é nada comparado com certos nomes portugueses.
Imagine-se o impacto de dizer "Eu sou da Margalha" (Gavião) no meio de
um jantar.
Veja-se a cena num chá dançante em que um rapaz pergunta delicadamente
"E a menina de onde é?", e a menina diz: "Eu sou da Fonte da Rata"
(Espinho).
E suponhamos que, para aliviar, o senhor prossiga, perguntando "E onde
mora, presentemente?", Só para ouvir dizer que a senhora habita na
Herdade da Chouriça (Estremoz).
É terrível. O que não será o choque psicológico da criança que acorda,
logo depois do parto, para verificar que acaba de nascer na localidade
de Vergão Fundeiro?
Vergão Fundeiro, que fica no concelho de Proença-a-Nova, parece o nome
de uma versão transmontana do Garganta Funda.
Aliás, que se pode dizer de um país que conta não com uma Vergadela
(em Braga), mas com duas, contando com a Vergadela de Santo Tirso?
Será ou não exagerado relatar a existência, no concelho de Arouca, de
uma Vergadelas?
É evidente, na nossa cultura, que existe o trauma da "terra".
Ninguém é do Porto ou de Lisboa.
Toda a gente é de outra terra qualquer. Geralmente, como veremos, a
nossa terra tem um nome profundamente embaraçante, daqueles que fazem
apetecer mentir.
Qualquer bilhete de identidade fica comprometido pela indicação de
naturalidade que reze Fonte do Bebe e Vai-te (Oliveira do Bairro).
É absolutamente impossível explicar este acidente da natureza a amigos
estrangeiros ("I am from the Fountain of Drink and Go Away...").
Apresente-se no aeroporto com o cartão de desembarque a denunciá-lo
como sendo originário de Filha Boa.
Verá que não é bem atendido. (...) Não há limites. Há até um lugar
chamado Cabrão, no concelho de Ponte de Lima !!!
Urge proceder à renomeação de todos estes apeadeiros.
Há que dar-lhes nomes civilizados e europeus, ou então parecidos com
os nomes dos restaurantes giraços, tipo : Não Sei, A Mousse é Caseira,
Vai Mais um Rissol. (...)
Também deve ser difícil arranjar outro país onde se possa fazer um
percurso que vá da Fome Aguda à Carne Assada (Sintra) passando pelo
Corte Pão e Água (Mértola), sem passar por Poriço (Vila Verde), e
acabando a comprar rebuçados em Bombom do Bogadouro (Amarante), depois
de ter parado para fazer um chichi em Alçaperna (Lousã).
Miguel Esteves Cardoso
domingo, 1 de setembro de 2013
AVM - Curso de GERONTOLOGIA
Para fazer inscrição vá em http://www.avm.edu.br/novo_site2/curso.asp?id_curso=220
Igualdade
Direitos
Orientação
Solução
Orgulho pela vida que já viveu!!!
Curso de GERONTOLOGIA
Com o curso de Gerontologia pretende-se qualificar especialistas para o exercício das seguintes funções: planejamento; coordenação; intervenção e cuidados; educativas; gestão de instituições e serviços destinados ao atendimento da população idosa; formação de pessoal para trabalhar no âmbito gerontológico, dentre outras.
Igualdade
Direitos
Orientação
Solução
Orgulho pela vida que já viveu!!!
Curso de GERONTOLOGIA
Com o curso de Gerontologia pretende-se qualificar especialistas para o exercício das seguintes funções: planejamento; coordenação; intervenção e cuidados; educativas; gestão de instituições e serviços destinados ao atendimento da população idosa; formação de pessoal para trabalhar no âmbito gerontológico, dentre outras.
Disciplinas
1 - ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DE IDOSOS
Noções
básicas dos constituíntes dos alimentos: macronutrientes (carboidratos,
lipídios, proteínas) e micronutrientes (vitaminas e sais minerais).
Digestão: órgãos envolvidos, suas funções e processamento. Hidratação e
sua importância na saúde bem como o ph dos líquidos ingeridos. Alimentos
inflamatórios e anti-inflamatórios. Alimentos ácidos e alcalinos e a
importância de manter este equilíbrio a fim de evitar problemas como a
osteoporose e doenças músculo-esqueléticos. Como manter o peso
equilibrado e evitar o sobre-peso. Imunonutrição (como manter um sistema
imunológico saudável). Alergias e intolerâncias alimentares (quais os
alimentos mais comuns de causar estes problemas, como diagnosticar estes
problemas e solucioná-los). Flora intestinal (como manter o equilibrio e
a saúde da flora intestinal e evitar a disbiose). Disbiose como causa
de diversos problemas de saúde (pulmonares, pele, articulares…). Uso de
suplementos alimentares: quando se faz necessário? Quais os tipos?
Quando suspeitar de estados de carência? Como fazer a suplementação?
Vitamina D e o risco de hipovitaminose D na população idosa.
Suplementação oral e parenteral.
Fatores de risco cardiovascular e seu controle através da alimentação e
se necessário suplementação.
Alimentação para prevenção do câncer. O que pode ser feito?
Alimentação para prevenção do diabetes. O que pode ser feito? O mundo
tóxico em que vivemos. Como diminuir o impacto das toxinas ambientais e
mentais a que estamos espostos diariamente? Fitoterápicos que podem nos
auxiliar na prevenção de doenças.
Modulação dos neurotransmissores cerebrais através da alimentação.
2 - APOIO PSICOEDUCATIVO A FAMILIARES E CUIDADORES DE IDOSOS
Desenvolver a vertente psicológica de suporte e gerência do estresse de quem cuida do idoso.
3 - ASPECTOS LEGAIS E JURÍDICOS EM GERONTOLOGIA
Estatuto
do Idoso; Direitos do idoso à: vida, liberdade, respeito, dignidade,
alimento (direito prestacional de receber alimentos), saúde (plano de
saúde), educação, cultura (desconto em eventos culturais), esporte e
lazer, profissionalização, trabalho (isenção de Imposto de Renda),
previdência social, assistência social (benefício de um salário por
mês), habitação (programa habitacional, isenção de IPTU, isenção de taxa
de incêndio) e transporte (transporte urbano gratuito). Direito a
crédito (crédito consignado). Política de atendimento ao idoso
(entidades, fiscalização das entidades, infrações administrativas,
apuração administrativa e judicial), acesso à justiça (prioridade em
processos), Ministério Público na proteção judicial dos interesses
difusos, coletivos e individuais indisponíveis ou homogêneos e dos
crimes. Interdição/Curatela.
4 - BEM-ESTAR E GERONTOTERAPIAS
Trabalhar o conceito de bem estar aplicado à saúde a Gerontologia
5 - CUIDADOS EM SAÚDE DO IDOSO
Fundamentos
Conceituais da Gerontologia. Qualidade de Vida e Envelhecimento Humano.
Cuidado Social e Envelhecimento Humano. Higiene, Vestuário e Cuidados
com a Pele. O Uso de Medicamentos na Velhice. Cuidados Paliativos na
Velhice. O Cuidado como Estratégia de Atenção à Saúde do Idoso. Modelos
de Espaços Associativos e seu Impacto na Vida dos mais Idosos.
Instrumentos de avaliação - equilíbrio e risco de queda, medo de cair,
capacidade funcional, atividade física, qualidade de vida, estado
mental, ambiente e nutricional - utilizados na Saúde do Idoso. O
Autocuidado e seus Desafios Multidimensionais na Pessoa Idosa
6 - ENVELHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO
A
Contextualização do Envelhecimento no âmbito do Desenvolvimento Humano:
da Concepção à Morte. O Processo de Envelhecimento. O Sujeito
Envelhecente. A Velhice ou a Terceira e Quarta Idades. O Sujeito Idoso
ou Velho. A Gerontologia e as Diferentes Facetas do Estudo do
Envelhecimento Humano. A Gerontofobia, a Discriminação, os Estereótipos e
os Mitos Relacionados ao Envelhecimento, à Velhice e às Pessoas Idosas
ou Velhas.
7 - ENVELHECIMENTO: SAÚDE E DOENÇAS
Saúde
e Doença. Vida e Longevidade. Prevenção de Doenças. O envelhecimento
bem-sucedido. Envelhecimento sensorial: diagnóstico e terapêuticas.
Aterosclerose: diagnóstico e tratamento. Vitaminas e reposição hormonal
em geriatria. Exercício físico no idoso. Rastreamento de câncer no
idoso. Imunização no idoso. Osteoporose: diagnóstico e tratamento. A
sexualidade na velhice. Grandes Síndromes Geriátricas: Abordagem do
idoso com incapacidade cognitiva. Exame Neuropsicológico. Demências
reversíveis. Demências irreversíveis. Depressão: diagnóstico e
tratamento. Delirium: diagnóstico e tratamento. Tratamento dos sintomas
comportamentais e reabilitação cognitiva. Instabilidade postural:
abordagem diagnóstica. A fisioterapia na instabilidade Abordagem
diagnóstica e terapêutica do idoso com tontura. Imobilidade.
Incontinência urinária. Incontinência Fecal. Iatrogenia. Revisão dos
principais sistemas fisiológicos do corpo humano, enfatizando as
características e Alterações fundamentais que ocorrem nos idosos.
Avaliação funcional global que está diretamente ligada à qualidade de
vida do idoso. Sono e envelhecimento. Uso de benzodiazepínicos no idoso.
Acidente vascular cerebral: prevenção, diagnóstico, tratamento clínico e
reabilitação fisioterápica. Tremores nos idosos, tremor essencial e de
repouso, parkinsonismo e doença de Parkinson. Gerenciamento de
Polipatologias. Abordagem da hipertensão arterial e hipotensão
ortostática. Insuficiência cardíaca congestiva no Idoso. Insuficiência
coronariana no idoso. Doença pulmonar obstrutiva crônica. Pneumonia
adquirida na comunidade. Diabetes Mellitus no idoso. Osteoartrite no
idoso. Constipação intestinal. Principais alterações dermatológicas no
idoso. Iatrogenia, Polimedicação e Interações Medicamentosas.
8 - FONOAUDIOLOGIA GERONTOLÓGICA
Fonoaudiologia
e Envelhecimento; Motricidade Orofacial; Disfagia no Idoso; Atrofia de
Múltiplos Sistemas (AMS); Afasias; Avaliação Fonoaudiológica Global;
Reabilitação Fonoaudiológica processos de comunicação (voz, audição,
fala e linguagem); Respiração, mastigação e deglutição.
9 - GERONTOLOGIA EDUCATIVA
Educação
ao Longo da Vida. As contribuições da Educação para o público Idoso.
Intervenções gerontológicas: Educação para a Saúde e Prevenção de
Doenças. Educação e Formação de Cuidadores Formais e Informais. Ócio
Criativo. Expectativas Ocupacionais para a Vivência da Aposentadoria.
Preparação para a Aposentadoria. Convivência Intergeracional.
10 - GERONTOPSICOLOGIA - Será ministrada por Angela Escada
Fundamentos
da Gerontopsicologia. Aceitação e qualidade de vida na terceira idade.
Quadro da psicologia evolutiva. Atitudes, mitos e estereótipos. Mudança
no campo dos interesses e no sistema de valores.
Afetividade e Sexualidade. Direitos do idoso. Auto-estima. Dificuldades
no cuidado familiar. Participação social do idoso na comunidade.
Autonomia. Isolamento, conforto e satisfação do viver. Patologia,
efeitos psicossociais hospitalização. Sono e repouso.
Neuropsicologia. Aspectos cognitivos do envelhecimento - inteligência,
memória e aprendizagem.
11 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA
Métodos
de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico.
Referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de
pesquisa. Monografia. Elementos metodológicos da monografia.
Uniformização redacional.
12 - PSICOGERONTOMOTRICIDADE
Educação
psicomotora e terapia psicomotora: conceitos, características e
propósitos. As contribuições da psicomotricidade para o público da 3º
idade. Intervenções psicomotoras: possibilidade de reeducação.
Envelhecimento e Desenvolvimento Humano. Gerontologia, Geriatria e
Gerontomotricidade. Peculiaridades do Sujeito Idoso. Envelhecimento:
Atividade X Inatividade. Benefícios das Atividades Físicas na Pessoa
Idosa. Avaliação da Condição Física. Atividades de Baixa, Média e Alta
Intensidade. Plano de Trabalho Psicomotor: Aquecimento; Tonificação e
Relaxamento. Atividades Físicas, Psíquicas e Sociais.
13 - PSICOPATOLOGIA DO ENVELHECIMENTO - Será ministrada por Angela Escada
Psicologia
do desenvolvimento e do envelhecimento psicossocial. Mitos da velhice.
Psicologia das emoções e sentimentos. Motivação & Depressão. Solidão
na velhice. O pensamento negativo na velhice. Psicopatologia acentuada
no idoso. Psicologia da família. Estilos de comunicação. Resolução de
problemas. Liberdade de expressão. Relaxamento e Meditação. Terapia do
perdão. Luto. As 5 dimensões do morrer.
Setembro...
Quando entrar setembro e a boa nova andar nos campos
Quero ver brotar o perdão onde a gente plantou juntos outra vez
Já sonhamos juntos semeando as canções no vento
Quero ver crescer nossa voz no que falta sonhar
Já choramos muito, muitos se perderam no caminho
Mesmo assim não custa inventar uma nova canção que venha nos trazer
Sol de primavera abre as janelas do meu peito
a lição sabemos de cor
só nos resta aprender...
Quero ver brotar o perdão onde a gente plantou juntos outra vez
Já sonhamos juntos semeando as canções no vento
Quero ver crescer nossa voz no que falta sonhar
Já choramos muito, muitos se perderam no caminho
Mesmo assim não custa inventar uma nova canção que venha nos trazer
Sol de primavera abre as janelas do meu peito
a lição sabemos de cor
só nos resta aprender...
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