“Somos queijo gorgonzola”
Estamos envelhecendo, estamos envelhecendo, estamos envelhecendo, só ouço isto. No táxi, no trânsito, no banco, só me
chamam de senhora. E as amigas falam “estamos envelhecendo”, como quem
diz “estamos apodrecendo”. Não estou achando envelhecer esse horror
todo. Até agora. Mas a pressão é grande. Então, outro dia,
divertidamente, fiz uma analogia.
O queijo Gorgonzola é um
queijo que a maioria das pessoas que eu conheço gosta. Gosta na salada,
no pão, com vinho tinto, vinho branco, é um queijo delicioso, de sabor e
aroma peculiares, uma invenção italiana, tem status de iguaria com seu
sabor sofisticadíssimo, incomparável, vende aos quilos nos supermercados
do Leblon, é caro e é podre. É um queijo contaminado por fungos, só
fica bom depois que mofa. É um queijo podre de chique. Para ficar
gostoso tem que estar no ponto certo da deterioração da matéria. O que
me possibilita afirmar que não é pelo fato de estar envelhecendo ou
apodrecendo ou mofando que devo ser desvalorizada.
Saibam: vou
envelhecer até o ponto certo, como o Gorgonzola. Se Deus quiser,
morrerei no ponto G da deterioração da matéria. Estou me tornando uma
iguaria. Com vinho tinto sou deliciosa. Aos 50 sou uma mulher para
paladares sofisticados. Não sou mais um queijo Minas Frescal, não sou
mais uma Ricota, não sou um queijo amarelo qualquer para um lanche sem
compromisso. Não sou para qualquer um, nem para qualquer um dou bola,
agora tenho status, sou um queijo Gorgonzola.
Maitê Proença
Links Patrocinados
sábado, 21 de setembro de 2013
sexta-feira, 20 de setembro de 2013
quinta-feira, 19 de setembro de 2013
quarta-feira, 18 de setembro de 2013
terça-feira, 17 de setembro de 2013
segunda-feira, 16 de setembro de 2013
Curso: Saúde Emocional do Educador
Curso: Saúde Emocional do Educador
IXUS & Angela Escada & Arthur Neto
Data de Inicio: 31 de Outubro (Porto)
Duração: 14 horas
Porto - Portugal
Leia mais em http://www.ixus.pt/index.php?page=cursos&m=4&id=381&ids=283
IXUS & Angela Escada & Arthur Neto
Data de Inicio: 31 de Outubro (Porto)
Duração: 14 horas
Porto - Portugal
DESTINATÁRIOS
Profissionais de Educação, com interesse pessoal e/ou profissional na identificação de áreas de melhoria da saúde emocional.
OBJECTIVOS
Adquirir competências para identificação/intervenção ao nível da saúde emocional do educador.
Estratégias de ação para melhorar a qualidade de vida do Educador.
Aplicar correctamente as técnicas de tratamento e, encontrar soluções para prevenir, amenizar e tratar causas e doenças decorrentes desta profissão.
Estratégias de ação para melhorar a qualidade de vida do Educador.
Aplicar correctamente as técnicas de tratamento e, encontrar soluções para prevenir, amenizar e tratar causas e doenças decorrentes desta profissão.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
• A Educação, o Educador e o Trabalho
• Os Profissionais da Educação
• Condições de Trabalho dos Professores
• Os Trabalhadores da Educação e o Stresse
• O Trabalho Docente
• Vida Pessoal e Profissional do Professor
• Qualidade de Vida do Professor
• A Afetividade do Educador
• Problemas familiares e influência no desempenho profissional
• Relação entre Professores e Alunos
• Reflexo da Profissão na Educação dos Filhos
• O Papel do Educador na Prevenção da Violência
• Causas e Consequências da Violência na Escola
• Doenças Relacionadas ao Trabalho Docente
• Depressão, voz, perda da Memória e Síndrome do Pânico
• Causas e consequências da Síndrome de Burnout
• Exaustão Emocional
• Baixa Realização Pessoal no Trabalho
• Promoção do Bem-estar Construção de um PAC (Plano de ação corretiva) com as mudanças necessárias para a promoção do bem-estar.
• Os Profissionais da Educação
• Condições de Trabalho dos Professores
• Os Trabalhadores da Educação e o Stresse
• O Trabalho Docente
• Vida Pessoal e Profissional do Professor
• Qualidade de Vida do Professor
• A Afetividade do Educador
• Problemas familiares e influência no desempenho profissional
• Relação entre Professores e Alunos
• Reflexo da Profissão na Educação dos Filhos
• O Papel do Educador na Prevenção da Violência
• Causas e Consequências da Violência na Escola
• Doenças Relacionadas ao Trabalho Docente
• Depressão, voz, perda da Memória e Síndrome do Pânico
• Causas e consequências da Síndrome de Burnout
• Exaustão Emocional
• Baixa Realização Pessoal no Trabalho
• Promoção do Bem-estar Construção de um PAC (Plano de ação corretiva) com as mudanças necessárias para a promoção do bem-estar.
Leia mais em http://www.ixus.pt/index.php?page=cursos&m=4&id=381&ids=283
Marcadores:
Curso Portugal
domingo, 15 de setembro de 2013
FERRAMENTAS PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
Consulting, Lda. irá promover entre nos dias 11 e 12 de Outubro a ação “Ferramentas para o Desenvolvimento Pessoal e Profissional”, com a duração de 12 horas, nas nossas instalações - Praça Paulo Vidal, nº 12 – 4715-245 Lamaçães – Braga e no Convento de Montariol em Braga
mais informações e inscrições:
Detalhes da Ação de Formação - Clique
Vídeo com a Formadora Ângela Escada à Vídeo
Para se inscrever na ação de formação, escreva para geral@idtconsulting.pt
1. OBJECTIVOS GERAIS
No
final da ação de formação, os/as formandos/as deverão ser capazes de:
·
Conhecer-se
melhor a si próprio nos comportamentos de comunicação que utiliza habitualmente
e identificar os impactos que provoca nos outros.
·
Reconhecer
os principais bloqueadores do comportamento assertivo, em si próprio e nos
outros.
·
Saber
utilizar as técnicas da comunicação assertiva, na escuta e na argumentação das
suas ideias.
·
Estimular
o uso da assertividade nos outros e obter diálogos mais compreensivos e
construtivos.
·
Reforçar
a capacidade de trabalhar em equipa
2. DESTINATÁRIOS
Quadros
médios e superiores que pretendam desenvolver competências e competência com
vista ao desenvolvimento profissional e
pessoal e o alcance de objetivos..
3. MODALIDADE DE FORMAÇÃO
Formação Contínua
4. FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
Formação Presencial
1. CRITÉRIOS E METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO
Tendo
em conta o momento, o modelo preconiza dois tipos de Avaliação a aplicar na
ação de formação:
·
Avaliação
contínua – formativa (determinar a posição do/a formando/a ao longo do decorrer
da formação, no sentido de identificar dificuldades e de lhes dar solução)
·
Avaliação
Sumativa – Final (No final da formação, determinar a evolução do/a formando/a comparando
com o ponto de partida)
2. RECURSOS PEDAGÓGICOS
· Manual de Formação
· Exercícios
3.
EQUIPA FORMATIVA
Ângela Escada (AE)
Filipe Soutinho (FS)
4.
CUSTO POR PARTICIPANTE
75 Euros (inclui almoço do
segundo dia de formação)
5.
LOCAL DE REALIZAÇÃO
Formação em Sala:
IDT CONSULTING – BRAGA
Praça Paulo Vidal, 12 –
4715-245 Lamaçães-Braga
Formação Outdoor:
CONVENTO DE MONTARIOL
Braga – São Vítor - 4711-856
Braga
6.
INSCRIÇÕES
Subscrever:
Mensagens (Atom)