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quarta-feira, 4 de julho de 2007

Ouça a música

http://www.laboratoriodedesenhos.com.br/aquarela.htm

Metáfora "O Lobo e a Cegonha"

O lobo e a cegonha

Um lobo devorou sua caça tão depressa, com tanto apetite, que acabou ficando com um osso entalado na garganta. Cheio de dor, o lobo começou a correr de um lado para outro soltando uivos, e ofereceu uma bela recompensa para quem tirasse o osso de sua garganta. Com pena do lobo e com vontade de ganhar o dinheiro, uma cegonha resolveu enfrentar o perigo. Depois de tirar o osso, quis saber onde estava a recompensa que o lobo tinha prometido.

- Recompensa? – berrou o lobo. – Mas que cegonha pechinchona! Que recompensa, que nada! Você enfiou a cabeça na minha boca e em vez de arrancar sua cabeça com uma dentada deixei que você a tirasse lá de dentro sem um arranhãozinho. Você não acha que tem muita sorte, seu bicho insolente! Dê o fora e se cuide para nunca mais chegar perto de minhas garras!

Moral: Não espere gratidão ao mostrar caridade para um inimigo.

Do livro: Fábulas de Esopo - Companhia das Letrinhas

terça-feira, 3 de julho de 2007

Formação Pedagógica de Formadores a Distância/bLearning

Descrição: Acesso ao CAP de Formador; Homologada pelo IEFP; Plataforma de eLearning; Filmes Pedagógicos feitos com Actores Profissionais para os Participantes.
Locais e Datas: Porto (30/06 a 10/08/07) e Lisboa (30/06 a 10/08/07). Todo o País!
Duração: 108 horas (40 horas presenciais, 64 horas auto-formação e 4 horas síncronas).

segunda-feira, 2 de julho de 2007

"O Segredo"

Nos 4 últimos cursos que ministrei, assistimos ao filme “O segredo” e debatemos a lei da atracção. O filme faz tanto sucesso no Brasil que eu achei interessante trabalhar os conteúdos dele com os meus formandos. Como nem todo mundo pode os cursos comigo, por motivos vários, indico para download do filme, videos e documentos e, claro, sugiro colocar em prática o segredo http://osegredo.erikafocke.com.br/download.php

para ler http://osegredorevelado.blogspot.com

Como Psicóloga tenho um comentário que julgo importante: Somente o pensamento positivo sozinho não faz milagres, precisamos de ACÇÃO…isto é, tomar as atitudes correctas, agir em nosso próprio benefício.

Diferença...Sucesso...e críticas

O sucesso é ser você mesmo. Para ser você mesmo, com certeza fará a diferença. Ao fazer a diferença vai receber elogios, críticas, apoios ou obstáculos. Tudo isto faz parte da diferença e do sucesso alcançado com a diferença.
Se você não quer ser criticado, é simples: não faça nada, não fale nada, não seja diferente. No momento em que você fala algo diferente, faz algo diferente ou torna-se alguém diferente, sempre haverá alguém para julgar, criticar e algumas vezes até prejudicar. Se não for capaz de enfrentar as críticas é porque ainda não está preparado para ser bem-sucedido. Continue a aprendizagem!
Angela Escada

A história do martelo!

Um homem queria pendurar um quadro. O prego ele já tinha, só faltava o martelo. O vizinho possuía um, e o nosso homem resolveu ir até lá pedi-lo emprestado.
Mas ficou em dúvida:
"E se o vizinho não quiser me emprestar o martelo? Ontem ele me cumprimentou meio secamente. Talvez estivesse com pressa. Mas isso devia ser só uma desculpa. Ele deve ter alguma coisa contra mim. Mas por quê? eu não fiz nada! Ele deve estar imaginando coisas. Se alguém pedisse emprestada alguma ferramenta minha eu emprestaria imediatamente. Por que ele não quer me emprestar o martelo? Como é que alguém pode recusar um simples favor desses a um semelhante? Gente dessa laia só complica a nossa vida. Na certa, ele imagina que eu dependo dele só porque ele tem um martelo. Mas, agora chega!"
E correu até o apartamento do vizinho, tocou a campainha, o vizinho abriu a porta. Mas antes que pudesse dizer "Bom Dia", o nosso homem berrou:
"Pode ficar com o seu martelo, seu imbecil!"

Do livro: Sempre Pode Piorar ou A Arte de Ser (In) Feliz - Uma abordagem psicológica
Paul Watzlawick - Editora Pedagógica e Universitária Ltda

Psicoterapia "on-line"

Preocupado com o crescimento do número de psicólogos que oferecem serviços terapêuticos pela Internet, e embasado nos poucos estudos já feitos sobre o tema, o Conselho Federal de Psicologia elaborou uma resolução que servirá como um filtro para pacientes e profissionais. A partir deste mês, fica proibido o atendimento psicoterapêutico pelo computador. Todos os outros serviços tornam-se permitidos, como orientação psicológica e afectivo sexual, orientação profissional, de aprendizagem, reabilitação, consultorias e processos de selecção empresariais.

domingo, 1 de julho de 2007

Ansiedade

Pessoas que sofrem de ansiedade tendem a interpretar situações ambíguas – circunstâncias com potencial para serem perigosas, mas que não necessariamente o são – como ameaçadoras. O processo que desencadeia tal comportamento é pouco conhecido, mas um estudo acaba de oferecer novos caminhos para investigação.

Cientistas do Laboratório Europeu de Biologia Molecular, com sede na Itália, descobriram a base neural para tal comportamento, em estudo feito em camundongos. Em artigo publicado na revista Nature Neuroscience, os pesquisadores descrevem que um receptor para o neurotransmissor serotonina e um circuito neural envolvendo o hipocampo têm papéis fundamentais na mediação das respostas de medo em situações ambíguas.

Um camundongo submetido a um estímulo determinado e frequente, como um som agudo precedido por um choque eléctrico, sentirá medo toda vez que ouvir o som, ainda que não leve um choque em seguida. Mas fora dos laboratórios a situação nem sempre segue esse padrão. Um estímulo pode ou não ser seguido por ameaça, sem uma sequência lógica de causa e efeito.

No novo estudo, o grupo liderado por Cornelius Gross verificou que a resposta a situações ambíguas exige o receptor 1A para a setoronina. Segundo os cientistas, camundongos sem esse receptor específico têm problemas para processar estímulos ambíguos e apresentam menos respostas de medo. O motivo seriam conexões erróneas nos circuitos neurais – a sinalização nervosa da serotonina é muito importante para o desenvolvimento cerebral.

“Em humanos, a sinalização da serotonina tem sido implicada em distúrbios como depressão e ansiedades e pacientes que sofrem dessas condições também reagem de forma exagerada a situações ambíguas”, disse Gross.

Por meio de uma nova técnica capaz de desligar a actividade de neurónios específicos em camundongos, os pesquisadores identificaram que uma parte do hipocampo é necessária para o processamento correcto de estímulos ambíguos.

O hipocampo é conhecido principalmente como uma região cerebral importante no aprendizado e na memória, mas os resultados da nova pesquisa, segundo os autores, revelam um papel mais geral na avaliação de informação e na avaliação de contingências.

Segundo Gross, a próxima etapa do trabalho de pesquisa será identificar as regiões cerebrais que são responsáveis por esse “complexo comportamento de medo e pelo processamento de sinais ambíguos”.

Fonte: Mente & Cérebro