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sábado, 21 de setembro de 2013

O envelhecer

“Somos queijo gorgonzola”

Estamos envelhecendo, estamos envelhecendo, estamos envelhecendo, só ouço isto. No táxi, no trânsito, no banco, só me chamam de senhora. E as amigas falam “estamos envelhecendo”, como quem diz “estamos apodrecendo”. Não estou achando envelhecer esse horror todo. Até agora. Mas a pressão é grande. Então, outro dia, divertidamente, fiz uma analogia.

O queijo Gorgonzola é um queijo que a maioria das pessoas que eu conheço gosta. Gosta na salada, no pão, com vinho tinto, vinho branco, é um queijo delicioso, de sabor e aroma peculiares, uma invenção italiana, tem status de iguaria com seu sabor sofisticadíssimo, incomparável, vende aos quilos nos supermercados do Leblon, é caro e é podre. É um queijo contaminado por fungos, só fica bom depois que mofa. É um queijo podre de chique. Para ficar gostoso tem que estar no ponto certo da deterioração da matéria. O que me possibilita afirmar que não é pelo fato de estar envelhecendo ou apodrecendo ou mofando que devo ser desvalorizada.

Saibam: vou envelhecer até o ponto certo, como o Gorgonzola. Se Deus quiser, morrerei no ponto G da deterioração da matéria. Estou me tornando uma iguaria. Com vinho tinto sou deliciosa. Aos 50 sou uma mulher para paladares sofisticados. Não sou mais um queijo Minas Frescal, não sou mais uma Ricota, não sou um queijo amarelo qualquer para um lanche sem compromisso. Não sou para qualquer um, nem para qualquer um dou bola, agora tenho status, sou um queijo Gorgonzola.

Maitê Proença

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Curso: Saúde Emocional do Educador

Curso: Saúde Emocional do Educador
IXUS & Angela Escada & Arthur Neto


Data de Inicio: 31 de Outubro (Porto)
Duração: 14 horas
Porto - Portugal

DESTINATÁRIOS  
Profissionais de Educação, com interesse pessoal e/ou profissional na identificação de áreas de melhoria da saúde emocional.
OBJECTIVOS  
Adquirir competências para identificação/intervenção ao nível da saúde emocional do educador.
Estratégias de ação para melhorar a qualidade de vida do Educador.
Aplicar correctamente as técnicas de tratamento e, encontrar soluções para prevenir, amenizar e tratar causas e doenças decorrentes desta profissão.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS  
• A Educação, o Educador e o Trabalho
• Os Profissionais da Educação
• Condições de Trabalho dos Professores
• Os Trabalhadores da Educação e o Stresse
• O Trabalho Docente
• Vida Pessoal e Profissional do Professor
• Qualidade de Vida do Professor
• A Afetividade do Educador
• Problemas familiares e influência no desempenho profissional
• Relação entre Professores e Alunos
• Reflexo da Profissão na Educação dos Filhos
• O Papel do Educador na Prevenção da Violência
• Causas e Consequências da Violência na Escola
• Doenças Relacionadas ao Trabalho Docente
• Depressão, voz, perda da Memória e Síndrome do Pânico
• Causas e consequências da Síndrome de Burnout
• Exaustão Emocional
• Baixa Realização Pessoal no Trabalho
• Promoção do Bem-estar Construção de um PAC (Plano de ação corretiva) com as mudanças necessárias para a promoção do bem-estar.

Leia mais em http://www.ixus.pt/index.php?page=cursos&m=4&id=381&ids=283

domingo, 15 de setembro de 2013

Diálogo - uma excelente utilidade da BOCA


FERRAMENTAS PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL


Consulting, Lda. irá promover entre nos dias 11 e 12 de Outubro a ação “Ferramentas para o Desenvolvimento Pessoal e Profissional”, com a duração de 12 horas, nas nossas instalações - Praça Paulo Vidal, nº 12 – 4715-245 Lamaçães – Braga e no Convento de Montariol em Braga

mais informações e inscrições:
Detalhes da Ação de Formação - Clique
Vídeo com a Formadora Ângela Escada à Vídeo
Para se inscrever na ação de formação, escreva para geral@idtconsulting.pt 

1.  OBJECTIVOS GERAIS
No final da ação de formação, os/as formandos/as deverão ser capazes de:
·       Conhecer-se melhor a si próprio nos comportamentos de comunicação que utiliza habitualmente e identificar os impactos que provoca nos outros.
·       Reconhecer os principais bloqueadores do comportamento assertivo, em si próprio e nos outros.
·       Saber utilizar as técnicas da comunicação assertiva, na escuta e na argumentação das suas ideias.
·       Estimular o uso da assertividade nos outros e obter diálogos mais compreensivos e construtivos.
·       Reforçar a capacidade de trabalhar em equipa


2.  DESTINATÁRIOS
Quadros médios e superiores que pretendam desenvolver competências e competência com vista ao desenvolvimento  profissional e pessoal e o alcance de objetivos..


3.  MODALIDADE DE FORMAÇÃO
Formação Contínua


4.  FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
Formação Presencial

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1.  CRITÉRIOS E METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO
Tendo em conta o momento, o modelo preconiza dois tipos de Avaliação a aplicar na ação de formação:
·       Avaliação contínua – formativa (determinar a posição do/a formando/a ao longo do decorrer da formação, no sentido de identificar dificuldades e de lhes dar solução)
·       Avaliação Sumativa – Final (No final da formação, determinar a evolução do/a formando/a comparando com o ponto de partida)

2.  RECURSOS PEDAGÓGICOS
·       Manual de Formação
·       Exercícios

3.      EQUIPA FORMATIVA
Ângela Escada (AE)
Filipe Soutinho (FS)


4.      CUSTO POR PARTICIPANTE
75 Euros (inclui almoço do segundo dia de formação)

5.      LOCAL DE REALIZAÇÃO
Formação em Sala:
IDT CONSULTING – BRAGA
Praça Paulo Vidal, 12 – 4715-245 Lamaçães-Braga

Formação Outdoor:
CONVENTO DE MONTARIOL
Braga – São Vítor - 4711-856 Braga

6.      INSCRIÇÕES
Envio de Nome, Morada, Profissão, Empresa e Telefone de contacto para  geral@idtconsulting.pt.