Links Patrocinados

segunda-feira, 18 de abril de 2005

Inteligência Emocional na Escola

http://proordem.no.sapo.pt/jornais.htm


RECORTES DE IMPRENSA - JORNAIS

Só a liberdade de ensinar promove a liberdade de aprender

Face ao mau estar Docente e às críticas que a Sociedade Civil faz aos produtos saídos da Escola, muitos Professores, com maior ou menor resistência, vão alterando práticas, relações e representações.


Respondendo às necessidades de formação sentidas pela generalidade dos Docentes, o Centro de Formação de Professores Pró-Ordem (acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua) elaborou um Plano de Formação destinado a Professores de todos os graus de Ensino e propondo-se abranger todos os grupos disciplinares.


Na elaboração do Plano de Formação foram considerados critérios de referência como: Diversidade, Inter-disciplinaridade, Transversalidade, Sucesso/Qualidade e relação com a Entidade Promotora.


Foram propostas Acções de Formação em todas as áreas previstas pelo programa FOCO: Especialidade, Ciências da Educação, Prática e Investigação Pedagógico-Didáctica e Formação Pessoal e Deontológica.


Os objectivos que o Centro se propõe atingir com opresente Plano de Formação só serão realizados na medida em que cada um de nós assumir que:

Como a Força Motriz de uma Carreira tem de vir do Indivíduo, o Futuro não é o prolongamento do Passado. Queremos escolher o nosso futuro por opção? Ou vamos deixar que ele se imponha por causalidade? O Futuro chegará por desígnio ou por descuido?

Foi recentemente publicado, por este Centro, o Plano de Formação de Professores para o ano de 2004, para o Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve, estando as inscrições abertas. Entre outras acções destacam-se as seguintes, na zona Norte, monitoradas pelo Engº Fernando Ferreira, Drª Anabela Maciel, Drª Ângela Escada e Drª Carla Alves:

· Engº Fernando Ferreira – Internet, Animações e Efeitos Especiais (Aprofundamento); Apresentação em Powerpoint e Tratamento de Imagem; Navegação e criação de páginas na Internet.

· Drª Ângela Escada - A Inteligência Emocional e a Aprendizagem; Stress Profissional e a Inteligência emocional; Como desenvolver a criatividade dos alunos.

· Drª Anabela Maciel - Processador de Texto Word (Elementar); Processador de Texto Word (Avançado); Tecnologias de informação.

· Drª Carla Alves – Photoshop como ferramenta de apoio à motivação.

Pode consultar o plano completo em www.anpes-norte.rcts.pt ou por e-mail, para info@anpes.rcts.pt (centro) ou engftf@mail.pt (formador). Se preferir o correio tradicional, entre em contacto com Centro de Formação de Professores Pró-Ordem, sita R. Prof. Vieira de Almeida, nº 5, 2º C - 1600-664 Lisboa.

IN: Defesa de Arouca

Sem comentários:

Enviar um comentário