Links Patrocinados

quarta-feira, 28 de junho de 2006

Computadores que interpretam EMOÇÕES

26/06/2006 - 13h10m
Em breve, chegarão os computadores que interpretam sentimentos

Reuters

LONDRES - Uma sobrancelha levantada, um olhar intrigante ou um sinal com a cabeça são apenas algumas das expressões faciais que os computadores podem em breve usar para ler a mente das pessoas.

Cientistas britânicos e americanos estão desenvolvendo um computador "emocionalmente consciente", que será capaz de interpretar os pensamentos de um indivíduo. Para tanto, analisará uma combinação de movimentos faciais que representam sentimentos implícitos.

- O sistema que nós desenvolvemos permite a identificação de uma ampla variação de estados mentais ao apenas se apontar uma câmera de vídeo para alguém - afirmou o cientista da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, Peter Robinson.

Ele e seus colaboradores acreditam que as aplicações deste computador vão de melhorar a habilidade de dirigir de um motorista a ajudar empresas a lidar com o temperamento de seus funcionários.

- Imagine um computador que escolhesse o momento emocional certo para tentar vender alguma coisa, um futuro em que telefones celulares, carros e sites da internet pudéssem ler nossa mente e reagir ao nosso humor - acrescentou ele.

A tecnologia já está programada para reconhecer 24 expressões faciais feitas por atores. Robinson espera recolher mais dados da população para determinar se alguém está chateado, interessado ou confuso quando seu programa for exibido em uma exposição científica em Londres, no dia 3 de julho.

Os visitantes do evento de quatro dias, organizado pela Royal Society, principal academia britânica de cientistas, serão convidados a participar de um estudo para aprimorar o programa.

Os cientistas, que estão desenvolvendo a tecnologia com pesquisadores do MIT, dos Estados Unidos, também esperam que o programa aceite outras informações, como postura e gestos.

- Nossa pesquisa pode permitir que sites ajustem anúncios ou produtos ao nosso humor - disse Robinson. - Por exemplo, uma webcam conectada com nosso software poderia processar a imagem da pessoa, interpretar seu estado emocional e transmitir a informação para o site.

O programa também pode ser útil no ensino à distância para mostrar se o aluno compreende o que está sendo explicado e na melhoria da segurança nas estradas, ao determinar se o motorista está confuso ou cansado.

- Estamos trabalhando com uma grande montadora de carros e eles prevêem que isto possa ser empregado em carros dentro de cinco anos - afirmou Robinson, acrescentando que uma câmera poderia ser colocada dentro do painel do automóvel.

Alguém que não quissesse passar tantas informações sobre seus sentimentos, disse ele, poderia apenas cobri-la.

Sem comentários:

Enviar um comentário