Links Patrocinados

sábado, 5 de janeiro de 2008

Alunos jovens e a motivação

“A realidade é constituída de círculos, mas nós vemos linhas retas. Aí estão nossas primeiras limitações...”
Peter M. Senge, A Quinta Disciplina

No cumprimento da missão de professor e formador, enfrentamos muitas ameaças, mas também encontramos excelentes oportunidades. Entre as ameaças estão a indisciplina, os conflitos, o desinteresse, a falta de motivação e em especial a falta de limites dos nossos jovens adolescentes, iniciando a vida adulta e desejosos de ingressarem no mundo do trabalho, porém sem o menor preparo para este ingresso.

Alguns nunca tinham pensado com profundidade neste assunto “profissional”, outros já realizaram algum tipo de trabalho e por este motivo acham que já não têm mais nada a aprender e há uma minoria que resiste desesperadamente aos temas que eu ministro em sala. É quase inacreditável que isto ainda aconteça!!!

Ainda bem que encontramos tudo isto porque é nessa diversidade que encontramos as oportunidades. A minha primeira oportunidade é de imediato trabalhar a maioria dos alunos que tenho encontrado em sala de aula, com idades variáveis entre 18 e 28 anos, e que depois do susto inicial da primeira aula da minha disciplina de DPP, em que tomam consciência de que na vida temos duas opções: Mudamos ou mudamos... parados é que não podemos ficar...recuperam-se e começam a realizar um belíssimo trabalho de conhecimento pessoal e profissional e crescem muito diante dos meus olhos. Tenho lindo portfólios maravilhosos!!!

Para os alunos que pensam que tem pouco a aprender na minha disciplina, ofereço esta frase: "A melhor maneira de melhorar o padrão de vida está em melhorar o padrão de pensamento." ( U. S. Andersen )

Aos alunos resistentes eu ofereço esta frase: "A única coisa que se coloca entre um homem e o que ele quer na vida é normalmente meramente a vontade de tentar e a fé para acreditar que aquilo é possível." ( Richard M. Devos )

Para os alunos que começaram agora a pensar no assunto profissional e por isto precisam de repetir este pensamento, ofereço esta frase: "As pessoas dizem frequentemente que a motivação não dura. Bem, nem o banho - e é por isso que ele é recomendado diariamente." ( Zig Ziglar )

Para todos os alunos ofereço esta frase: "Consulte não a seus medos mas a suas esperanças e sonhos. Pense não sobre suas frustrações, mas sobre seu potencial não usado. Preocupe-se não com o que você tentou e falhou, mas com aquilo que ainda é possível a você fazer." ( Papa João XXIII )

Sem comentários:

Publicar um comentário