Links Patrocinados

terça-feira, 12 de outubro de 2010

As percepções

Qual o primeiro pensamento que lhe vem à mente quando vê a imagem abaixo?



Pode ser tanta coisa, inclusive parece muito com a imagem de um "bumbum", certo?

Porém saiba que está longe de ser um "bumbum".

veja a imagem novamente.


e agora? já consegue identificar o que é?

O coco-do-mar é a maior semente do mundo, chegando a medir cerca de 50cm de comprimento e pesar mais de 20kg. Esta gigantesca semente somente é encontrada em duas das ilhas que compõem o arquipélago de Seychelles, país africano próximo à ilha de Madagascar. Seu nome deriva dos navegadores que, antes da descoberta do país, em 1743, sempre que passavam por lá, viam várias sementes flutuando nas águas.

A árvore da qual provém a semente é uma palmeira, a Lodoicea maldivica, e seu formato, conforme pode-se observar na foto acima, é bastante sugestivo (não vamos adentrar muito neste assunto...). A polpa do coco é branca e costuma ser reverenciada pelos nativos como um antídoto contra qualquer doença, além de a fruta ter ganho reputação como um afrodisíaco. Na Ilha de Praslin há uma floresta natural que foi inscrita pela UNESCO em 1984 na lista lista dos sítios que constituem patrimônios mundiais.

Existem dois tipos de árvore: o macho e a fêmea. A árvore-macho chega a atingir 30m de altura, enquanto as fêmeas chegam a medir 24m. A árvore-fêmea produz os frutos, que externamente se parecem com os cocos que conhecemos. Eles levam de seis a sete anos para amadurecer, sua germinação leva de sete a dez anos até que apareça a primeira folha e atingem a maturidade somente depois dos vinte anos. Por estes motivos acredita-se que uma árvore saudável possa atingir uma idade de 200 a 400 anos.

agora veja a árvore.

1 comentário: