Links Patrocinados

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Khan Academy

Uma outra maneira de estudar.
é gratuito e voce pode assistir às aulas junto com o seu filho.
pesquise mais em http://www.khanacademy.org/

Salman Khan não é um professor nem sequer um multimilionário que dirija uma cadeia internacional de escolas privadas. É um ex-corretor de Sillicon Valley, na Califórnia (Estados Unidos), que há um ano desistiu da sua carreira para socorrer os alunos com dificuldades em aprender o que os professores ensinam nas escolas. Hoje, fechado no seu quarto durante sete horas por dia, Salman ensina uma turma com mais de 200 mil alunos espalhados por várias partes do mundo.

O ex-corretor nunca foi professor, mas não é isso que o impede de ensinar no YouTube disciplinas como Matemática, Biologia, Química, Física e Economia sem sequer cobrar um dólar pelas suas aulas. Salman tem 34 anos e dirige a Khan Academy, uma espécie de sala de aula virtual com cerca de 1800 lições de vídeo que também já chegaram a Portugal.

David Azevedo é o professor de português que, nas últimas duas semanas, traduziu 10 aulas de Matemática, mas até Dezembro conta disponibilizar uma centena de vídeos no seu blogue, ensinobasico.com. "A longo prazo não há limites para as lições que quero traduzir", explica o professor de 30 anos que pretende colocar online o currículo completo do 1.o ao 9.o ano de escolaridade. Todo esse trabalho será mais tarde incluído na videoteca da Khan Academy, cujo próximo objectivo é expandir o projecto para outras línguas, além do inglês.

Com a Khan Academy, Salman tornou--se em menos de um ano num dos professores mais internacionais do planeta e tem alunos tão famosos como Jennifer e Rory, os filhos adolescentes de Bill Gates, o fundador da Microsoft que está entre os milionários dispostos a financiar as aulas do antigo corretor da Califórnia. Há menos de duas semanas, foi a vez do gigante da internet Google atribuir um prémio de dois milhões de dólares para a Khan Academy criar outros cursos e traduzir os seus vídeos para mais línguas.

São os donativos que permitiram ao americano desistir da sua profissão e dedicar-se a tempo inteiro às aulas de vídeo: "Durante quatro anos a Khan Academy foi um hobby que mantive enquanto era corretor de bolsa", conta ao i Salman Khan. Em 2009 dedicou-se ao projecto a tempo inteiro, mas a opção "mal dava para pagar as contas", desabafa o americano.

"Durante oito meses, a minha família teve de sobreviver com as nossas poupanças, mas a nossa aflição chegou agora ao fim." Os donativos chegaram na hora certa para Salman Khan que pretende expandir em breve a sua academia: "Espero ter dentro de alguns meses uma equipa de cinco ou seis pessoas a trabalhar comigo", explica o antigo corretor, garantindo que não vai abandonar a sua missão: "Continuarei a gravar as aulas e a ser o professor de todos os alunos que recorrerem à minha academia", remata.

Saiba mais em www.khanacademy.org/ (inglês) ou em www.ensinobasico.com/tvensino (em português) 

Sem comentários:

Enviar um comentário