Links Patrocinados
quinta-feira, 25 de julho de 2013
Peito Grande, Ancas Largas - MO YAN
Peito Grande, Ancas Largas - MO YAN
Prémio Nobel da Literatura em 2012.
Publicado na China em 1995, causou grande controvérsia. Algum conteúdo de teor sexual e o facto de não retratar uma versão da luta de classes consentânea com os cânones do Partido Comunista Chinês, obrigaram Mo Yan a escrever uma autocrítica ao seu próprio livro, e, mais tarde, a retirá-lo de circulação. Sugerido no próprio título, o corpo feminino serve como imagem e metáfora ao livro.
Este é um romance épico sobre as mulheres. Cada um dos 6 capítulos representa um período, desde o fim da dinastia Qing, passando pela invasão japonesa, à guerra civil, à revolução cultural e aos anos pós Mao.Um romance que percorre e retrata a China do último século através da vida de uma família.
É um romance sobre a história, a guerra, a fome, a política, a religião, o amor e o sexo!» diz Mo Yan.
Mo Yan nasceu na província de Shandong, leste da China, no seio de uma família pobre e foi forçado a abandonar a escola primária durante a Revolução Cultural (1966-76). Tornou-se então camponês. Aos 20 anos, ingressou no Exército, onde serviu como funcionário de segurança e instrutor político e de propaganda. Começou a escrever enquanto ainda era soldado. O seu 1.º grande sucesso foi com o romance "Milho Vermelho", que seria adaptado ao cinema.
Mo Yan foi galardoado com o Prémio Nobel da Literatura em 2012.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário