Links Patrocinados

terça-feira, 29 de agosto de 2017

COHOUSING - ENVELHECER JUNTO COM PESSOAS DE VALOR INTERIOR

estou a reunir informações sobre o tema do COHOUSING.

estou a pensar em fazer o curso de Gestão de ECOVILAS http://irradiandoluz.com.br/curso/gestao-de-ecovilas 

Todos os artigos que eu encontrar vou colocar o link aqui.  Podem dar sugestões a vontade!

http://meucantonomundo.com/eu-escolhi-envelhecer-junto-dos-meus-melhores-amigos/

http://longevidadeadunicamp.org.br/?p=2080

http://www.agitapirenopolis.com.br/cohousing-pirenopolis-21678


Vila ConViver consolida conceitos sobre o modelo de sênior cohousing


Com base em mais de dois anos de estudos e pesquisas sobre as alternativas de moradia para a terceira idade e, também, após as apresentações e debates ocorridos durante as quatro primeiras apresentações do projeto da Vila ConViver, o GTMoradia/ADunicamp consolidou alguns dos principais conceitos sobre o modelo de sênior cohousing, que orienta todo o projeto.
Refletir e transformar – A proposta da Vila ConViver tem por objetivo levar os professores aposentados e aqueles que estão próximos da aposentadoria a refletir sobre as opções de moradia e inclusão social disponíveis atualmente, estimulando-os a criar um novo mundo para si. Isso significa transformar a vida e o dia a dia dos moradores em algo que não está disponível nos condomínios e nas vizinhanças em que moramos hoje.
Nova arquitetura social – A arquitetura da futura Vila ConViver é o resultado de um projeto intencional de vizinhança que quebra todos os paradigmas de moradia aos quais estamos acostumados. O objetivo é estimular um estilo de vida que previne o isolamento social e a depressão. Essa proposta de arquitetura social, que incorpora os mais recentes avanços nas áreas da psicologia, geriatria, gerontologia, antropologia e sociologia, contribui de maneira inequívoca para uma vida mais longa, com muito melhor qualidade e muito mais segurança.
Um modelo para o século XXI – A Vila ConViver tem como proposta a viabilização de um modelo de moradia desenhado às realidades do século XXI, onde as pessoas possam continuar aprendendo, evoluindo, curtindo e colaborando para que, nesse processo, toda a sociedade ao redor também seja beneficiada. Enfim, criar um futuro muito melhor para seus moradores e, ao mesmo tempo, contribuir para legar um mundo melhor às novas gerações.
A nova realidade do envelhecimento – O fenômeno da longevidade, representado pelo ganho de quase 30 anos de vida após aposentadoria, é algo novo na história da humanidade. É uma oportunidade para viver uma nova etapa de vida de maneira extremamente rica em termos de experiências e relacionamentos em comunidade – evitando, assim, os perigos do isolamento que, inevitavelmente em algum momento, leva à depressão e ao agravamento das patologias típicas da envelhescência. Viver esses anos com independência e autonomia é o sonho de todos, mas isso demanda a criação de uma cultura do cuidado e de um ambiente solidário.
A importância da comunidade – A importância da comunidade na qualidade de vida das pessoas esteve em pauta ao longo de toda a história da humanidade (1), mas a sua contribuição determinante para a saúde das pessoas, em termos científicos, ganhou visibilidade a partir da década de 60, com a publicação do “Roseto Effect” por Stewart Wolf e colaboradores (2). Hoje, inúmeros estudos confirmam o papel decisivo que o ambiente comunitário exerce sobre a qualidade de vida das pessoas, na longevidade com qualidade de vida, na prevenção e na recuperação de doenças.
O mundo em mudança – A proposta de reconfiguração do ambiente em que, até hoje, vivemos é uma preocupação recente. Antes, essa preocupação não existia, pois as famílias eram muito maiores, a mobilidade das pessoas extremamente reduzida. A grande maioria das pessoas morria relativamente cedo e, consequentemente, muito poucas eram afetadas pelas doenças próprias do envelhecimento, como o Alzheimer e as demências senis.
A construção intencional de um novo tipo de comunidade residencial visando propiciar uma vida saudável nos anos pós-aposentadoria é o melhor investimento para viver os anos tardios de forma plena e o melhor seguro contra a depressão e suas consequências devastadoras.
Viabilização de um sonho – Senior cohousing viabiliza o sonho de continuarmos morando em nossa própria casa por toda a vida,com toda a privacidade que se desejar, num ambiente que permite contínuo desenvolvimento intelectual e social aos moradores. Senior cohousing viabiliza, ainda, em casos de necessidade, o acesso a prestadores de serviço da melhor qualidade num sistema compartilhado, a menor custo, com supervisão dos demais moradores.
RESPONDA O FORMULÁRIO. PARTICIPE!
Caso você tenha participado de um dos Encontros com o GTMoradia e tenha interesse em fazer parte da Vila ConViver mande um email para cohousing@adunicamp.org.br solicitando o formulário de pesquisa e adesão ao grupo de futuros moradores.

domingo, 27 de agosto de 2017

27 Agosto 2017 - Dia do Psicólogo - 55 anos de Psicologia no Brasil

A cada dia com mais certeza de que escolhi o caminho profissional que me realiza.  
Desejo a mesma realização para todos os profissionais que atuam como psicólogos seja clínico, educacional, social, do trabalho, do desporto, neuropsicólogo entre outros, sendo todos eles muiiiiiito importantes para quem necessita de nós! Façamos a nossa parte com respeito pelo ser humano!



quinta-feira, 24 de agosto de 2017

RELAÇÕES FAMILIARES SAUDÁVEIS

Todos nós só fazemos o que sabemos. Tomar consciência de que podemos fazer um pouquinho diferente, já nos ajuda a aprender mais, fazer mais e ter melhores resultados.
Hoje, 5ªf, a meditação será para as famílias, para a união e harmonia delas, para que cada um de nós procure melhorar um pouquinho o relacionamento com a nossa família de origem e com a família constituída. Merecemos ser melhores para a nossa família e também merecemos ter uma melhor família...e a família, como um "todo" ganha muito com isto.

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

WORKSHOP DE CONSTELAÇÕES FAMILIARES

Sou grata a quem me ensinou no curso de Formação, iniciado com a DrªSilvana Ferreira, ao Bert Hellinger (incrível assistir as aulas dele. Fala pouco, faz muito), Sophie Hellinger, Simone Arrojo (ela ensina tudo de coração aberto), Beth Faria, Stephen Linstead, Marco Almeida, Celma Villa Verde e todas as outras pessoas em que eu participei nas constelações, e simmmmm, agradeço a mim por estudar e não me conformar com o pouco conhecimento, por acreditar que há muiiiiito mais, muito mais mesmo, e que eu mereço encontrar alguém, como a Simone que deseja, sem receio, ensinar, transmitir, expandir, divulgar, abrir caminhos para a constelação. Há tannnnnto para eu aprender!!!




a Abençoada

A própria A-B-E-N-Ç-O-A-D-A....
2 meses e 11 dias...valeu a pena a minha disciplina!!! O ingrediente que esteve presente todo o tempo foi ACREDITAR....acreditar que eu mereço uma excelente recuperação. Asseguro que se eu consegui, VOCÊ TAMBÉM CONSEGUE. Combinado?
Penso que nem cheguei a sair da vida normal... com tantos apoios dos amigos e da família.
Agradeço imenso ao meu filho mais velho, o Ricardo, (o Fernando é o mais velho de todos...risos) que teve sempre o cuidado de treinar comigo, experimentar movimentos menos doloridos, incentivando-me a ser independente e a superar as dificuldades, que foram muitas.


Sento-me mesmo e mesmo uma abençoada!!! Sem cirurgia e tudo a correr muito bem!!!