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domingo, 29 de outubro de 2006

Auto-estima de Portugal

Nicolau santos, Director - adjunto do Jornal Expresso In Revista Exportar

Eu conheço um país que tem uma das mais baixas taxas de mortalidade de recém-nascidos do mundo, melhor que a média da União Europeia.


Eu conheço um país onde tem sede uma empresa que é líder mundial de tecnologia de transformadores.


Outra líder mundial na produção de feltros para chapéus. Eu conheço um país que tem uma empresa que inventa jogos para telemóveis e os vende para mais de meia centena de mercados.


Uma empresa que concebeu um sistema através do qual você pode escolher, pelo seu telemóvel, a sala de cinema onde quer ir, o filme que quer ver e a cadeira onde se quer sentar.


Eu conheço um país que inventou um sistema biométrico de pagamentos nas bombas de gasolina e uma bilha de gás muito leve que já ganhou vários prémios internacionais.


Tem um dos melhores sistemas de Multibanco a nível mundial, que fazem operações que não é possível fazer na Alemanha ou Inglaterra. Que fez mesmo uma revolução no sistema financeiro e tem as melhores agências bancárias da Europa (três bancos nos cinco primeiros).


Eu conheço um país que está avançadíssimo na investigação da produção de energia através das ondas do mar. E que tem uma empresa que analisa o ADN de plantas e animais e envia os resultados para os clientes de toda a Europa por via informática.


Eu conheço um país que tem um conjunto de empresas que desenvolveram sistemas de gestão inovadores de clientes e de stocks, dirigidos a pequenas e médias empresas.


Eu conheço um país que conta com várias empresas a trabalhar para a NASA ou para outros clientes internacionais com o mesmo grau de exigência. Ou que desenvolveu um sistema muito cómodo de passar nas portagens das auto-estradas. Ou que vai lançar um medicamento anti-epiléptico no mercado mundial. Ou que é líder mundial na produção de rolhas de cortiça. Ou que produz um vinho que "bateu" em duas provas vários dos melhores vinhos espanhóis.


E que conta já com um núcleo de várias empresas a trabalhar para a Agência Espacial Europeia. Ou que inventou e desenvolveu o melhor sistema mundial de pagamentos de cartões pré-pagos para telemóveis. E que está a construir ou já construiu um conjunto de projectos hoteleiros de excelente qualidade um pouco por todo o mundo.


Mas é verdade. Tudo o que leu acima foi feito por empresas fundadas por portugueses, desenvolvidas por portugueses, dirigidas por portugueses, com sede em Portugal, que funcionam com técnicos e trabalhadores portugueses.

Chamam-se, por ordem, Efacec, Fepsa, Ydreams, Mobycomp, GALP, SIBS, BPI, BCP, Totta, BES, CGD, Stab Vida, Altitude Software, Primavera Software, Critical Software, Out Systems, WeDo, Brisa, Bial, Grupo Amorim, Quinta do Monte d'Oiro, Activespace Technologies, Deimos Engenharia, Lusospace, Skysoft, Space Services. E, obviamente, Portugal Telecom Inovação. Mas também dos grupos Pestana, Vila Galé, Porto Bay, BES Turismo e Amorim Turismo.


E depois há ainda grandes empresas multinacionais instaladas no País, mas dirigidas por portugueses, trabalhando com técnicos portugueses, que há anos e anos obtêm grande sucesso junto das casas mãe, como a Siemens Portugal, Bosch, Vulcano, Alcatel, BP Portugal, McDonalds (que desenvolveu em Portugal um sistema em tempo real que permite saber quantas refeições e de que tipo são vendidas em cada estabelecimento da cadeia norte-americana).
É este o País em que também vivemos.


É este o País de sucesso que convive com o País estatisticamente sempre na cauda da Europa, sempre com péssimos índices na educação, e com problemas na saúde, no ambiente, etc.

Mas nós só falamos do País que está mal. Daquele que não acompanhou o progresso. Do que se atrasou em relação à média europeia.

Está na altura de olharmos para o que de muito bom temos feito. De nos orgulharmos disso. De mostrarmos ao mundo os nossos sucessos - e não invariavelmente o que não corre bem, acompanhado por uma fotografia de uma velhinha vestida de preto, puxando pela arreata um burro que, por sua vez, puxa uma carroça cheia de palha.

E ao mostrarmos ao mundo os nossos sucessos, não só futebolísticos, colocamo-nos também na situação de levar muitos outros portugueses a tentarem replicar o que de bom se tem feito.
Porque, na verdade, se os maus exemplos são imitados, porque não hão-de os bons serem também seguidos?

sábado, 28 de outubro de 2006

Vida - Madre Teresa de Calcutá

A vida é uma oportunidade, aproveita-a.
A vida é beleza, admira-a.
A vida é beatificação, saboreia-a.
A vida é sonho, torna-o realidade.
A vida é um desafio, enfrenta-o.
A vida é um dever, cumpre-o.
A vida é um jogo, joga-o.
A vida é preciosa, cuida-a.
A vida é riqueza, conserva-a.
A vida é amor, goza-a.
A vida é um mistério, desvela-o.
A vida é promessa, cumpre-a.
A vida é tristeza, supera-a.
A vida é um hino, canta-o.
A vida é um combate, aceita-o.
A vida é tragédia, domina-a.
A vida é aventura, afronta-a.
A vida é felicidade, merece-a.
A vida é a VIDA, defende-a.

( Madre Teresa de Calcutá)

sexta-feira, 27 de outubro de 2006

Vida!

A vida é uma oportunidade, aproveita-a.
A vida é beleza, admira-a.
A vida é beatificação, saboreia-a.
A vida é sonho, torna-o realidade.
A vida é um desafio, enfrenta-o.
A vida é um dever, cumpre-o.
A vida é um jogo, joga-o.
A vida é preciosa, cuida-a.
A vida é riqueza, conserva-a.
A vida é amor, goza-a.
A vida é um mistério, desvela-o.
A vida é promessa, cumpre-a.
A vida é tristeza, supera-a.
A vida é um hino, canta-o.
A vida é um combate, aceita-o.
A vida é tragédia, domina-a.
A vida é aventura, afronta-a.
A vida é felicidade, merece-a.
A vida é a VIDA, defende-a.

( Madre Teresa de Calcutá)

Horário Inverno

Portugal continental

Em conformidade com a legislação, a hora legal em Portugal continental:

· ano 2006: será adiantada de 60 minutos à 1 hora de tempo legal (1 hora UTC) do dia 26 de Março e atrasada de 60 minutos às 2 horas de tempo legal (1 hora UTC) do dia 29 de Outubro.

Redacção de um filho

QUERO SER UM TELEVISOR

A professora Ana Maria pediu aos alunos que fizessem uma redacção e que nela escrevessem o que eles gostariam que Deus fizesse por eles. À noite, corrigindo as redacções, ela se depara com uma que a deixa muito emocionada.
O marido acaba de entrar, a vê chorando e diz:
- O que aconteceu?
Ela responde:

- Leia.

Era a redacção de um menino:

"Senhor, esta noite eu lhe peço algo especial: me transforme em um televisor.

Quero ocupar o seu lugar. Viver como vive a TV de minha casa.
Ter um lugar especial para mim, e reunir minha família ao redor...
Ser levado a sério quando falo...
Quero ser o centro das atenções e ser escutado sem interrupções nem questionamentos.
Quero receber o mesmo cuidado especial que a TV recebe quando não funciona.
E ter a companhia do meu pai quando ele chega em casa, mesmo que esteja cansado. E que minha mãe me procure quando estiver sozinha e aborrecida, em vez de me ignorar. E ainda que meus irmãos "briguem" para estar comigo.
Quero sentir que a minha família deixa tudo de lado, de vez em quando, para passar alguns momentos comigo. E, por fim, que eu possa divertir a todos.
Senhor, não lhe peço muito... Só quero viver o que vive qualquer televisor!"

O marido de Ana Maria, chocado, comenta:
- Meu Deus, coitado desse menino! Nossa, que coisa, esses pais...
E ela imediatamente responde:
Essa redacção... é do nosso filho.

quinta-feira, 26 de outubro de 2006

FÁBULA DA VERDADE

Um dia, a Verdade andava visitando os homens sem roupas e sem adornos,
tão nua como o seu nome. E todos que a viam viravam-lhe as costas de
vergonha ou de medo e ninguém lhe dava as boas-vindas. Assim, a Verdade
percorria os confins da Terra, rejeitada e desprezada.

Uma tarde, muito desconsolada e triste, encontrou a Parábola, que
passeava alegremente, num traje belo e muito colorido.
- Verdade, por que estás tão abatida? perguntou a Parábola.

- Porque devo ser muito feia já que os homens me evitam tanto!

- Que disparate! riu a Parábola... não é por isso que os homens te
evitam. Toma, veste algumas das minhas roupas e vê o que acontece.

Então a Verdade pôs algumas das lindas vestes da Parábola e, de repente,
por toda a parte onde passava era bem-vinda.

Pois os homens não gostam de encarar a Verdade nua; eles a preferem
disfarçada.

(Conto judáico)

terça-feira, 24 de outubro de 2006

Criatividade e Gestão das Emoções - 40 Horas

Regime e Horário : Pós-Laboral/Residencial* www.anje.pt

6,9, 13 e 14 das 19 as 23hs Porto

11 e 12, 18 e 19 – Residencial, fim-de-semana, Arcos de Valdevez

Objectivos : Desenvolver o perfil criativo e identificar técnicas de desenvolvimento a personalidade; - Compreender a importância da gestão das emoções no relacionamento e comunicação com os outros na organização.

Destinatários: Activos Empregados: Quadros técnicos, profissionais especializados, empresários e gestores (com bacharelato e/ou licenciatura ou finalistas de cursos superiores)

Conteúdos Programáticos:

A Criatividade e a sua Aplicabilidade Prática;

Factores estimulantes e bloqueadores da Criatividade;

O Pensamento Divergente e o Pensamento Convergente;

Técnicas Criativas;

A Importância das Emoções na Criatividade;

A Natureza da Inteligência Emocional e Gestão das Emoções;

Quadro das Competências Emocionais (Pessoal e Social);

A Inteligência Emocional Aplicada às Pessoas e às Organizações.

Documentação Necessária

Certificado de Habilitações;

Curriculum Vitae;

Fotocópia do B.I. e Cartão de Contribuinte;

Fotografia;

Comprovativo da situação profissional (declaração de empresa ou cópia do último recibo de vencimento, no caso dos trabalhadores por conta de outrem / cópia do último recibo verde e declaração de inicio de actividade, no caso dos profissionais liberais)
Comprovativo de NIB (Número de Identificação Bancária)

Máximo de 18 formandos por curso;

Os formandos são sujeitos a avaliação qualitativa;

Certificado de frequência (assiduidade mínima de 90%);

Inscrição gratuita;

Atribuição de subsídio de alimentação.

ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários

Área de Gestão da Formação e Ensino

Casa do Farol - Rua Paulo da Gama - 4169-006 Porto

Tel. 22. 0108061 Fax: 22. 0108067

E-mail: manuelaalmeida@anje.pt

http: www.anje.pt

Negócios como Agentes por um mundo melhor

A 1º de Setembro de 2006, ocorreu a 4ª Conferência Internacional BAWB (Business as Agent for World Benefit) - Negócios como Agentes por Um Mundo Melhor. O tema deste ano foi "Cooperação regional para o Desenvolvimento Sustentável".
Nas outras edições, foram abordadas as seguintes temáticas: Liderança para a Vida e Prosperidade Sustentável (2003), Alianças de Prosperidade em Benefício do Mundo (2004) e Empresas que desenvolvem regiões, nações e o globo (2005).
O BAWB é um movimento criado em Baltimore (EUA) após os atentados 11 de setembro de 2001. Um grupo de pessoas começou a avaliar o papel das empresas no cenário de mudança e desenvolvimento social global. Realizando conferências internacionais para incentivar outros empresários, eles incentivam o pensamento e ação empresarial responsáveis.
Cibele Borges de Souza, técnica responsável pelo evento do Instituto FIEC, explicou que o movimento BAWB opera baseado num comportamento organizacional por meio da metodologia de investigação apreciativa conhecida por catalisar novas formas de pensar sobre metas, estratégicas e resultados. É uma visão compartilhada com poder de mobilização social através da comunicação dos indivíduos, do diálogo e do relacionamento entre as pessoas.