Links Patrocinados

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Saúde: Dois quadrados de chocolate negro fazem baixar a tensão arterial e não engordam

O consumo de dois quadrados de chocolate negro por dia, que equivalem a 30 calorias, é suficiente para reduzir a Tensão Arterial sem ganhar peso, segundo um estudo alemão publicado no “Journal of The American Medical Association”.

Já era sabido que o consumo de cem gramas de alimento achocolatado por dia podia fazer baixar a tensão, mas a Medicina ignorava os efeitos de fracas quantidades de chocolate negro, rico em cacau e com pouco açúcar e matérias gordas, explicou Dirk Taubert, do Hospital Universitário de Colónia, na Alemanha, e principal autor do estudo.

O ensaio clínico, efectuado entre Janeiro de 2005 e Dezembro de 2006, abrangeu 44 adultos, 24 mulheres e 20 homens, com idades compreendidas entre 56 e 73 anos, os quais sofriam de Pré-Hipertensão ou Hipertensão. Os participantes foram divididos em dois grupos, um que comia todos os dias, durante 18 semanas, 6,3 gramas de chocolate negro com 30 miligramas de polifinol, e o segundo ingeria a quantidade equivalente de chocolate branco sem polifenol.

O polifenol é um potente anti-oxidante que parece ter um efeito dilatador das artérias.

Os investigadores constataram que as pessoas que consumiram chocolate negro registavam uma diminuição média da sua tensão, sem mudanças de peso, de teor de lípidos no sangue e de glucose. Em contrapartida, os sujeitos que consumiram chocolate branco não apresentaram qualquer mudança na tensão arterial.

Sem comentários:

Enviar um comentário