Links Patrocinados

sábado, 26 de março de 2011

A hora do Planeta

Adoro estas ideias. É um momento em que paramos e pensamos um pouco na vida, de uma forma existencial. Muito bom!
Até eu que ando a correr imenso (mais do que queria)consegui parar um pouquinho agora por 30 minutinhos, mas parei.

Cristo Redentor e Pão de Açúcar ficarão às escuras pela Hora do Planeta

Os principais monumentos de 17 capitais e 81 cidades do Brasil ficarão às escuras hoje à noite, numa ação, simbólica, que também decorre em outros 134 países, incluindo Portugal, e promovida pela organização não governamental WWF.

Conhecida como Hora do Planeta o ato simbólico, ocorreu pela primeira vez em 2007, na Austrália. Com esta ação, governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global. Este ano, o movimento incentiva ainda o compromisso duradouro das cidades com o meio ambiente.

No Brasil, a edição 2011 da Hora do Planeta pretende reunir milhares de pessoas em torno de ícones importantes das cidades, que ficarão às escuras. Após um minuto de silêncio em homenagem às vítimas de tragédias ambientais no Japão e das enchentes no Brasil, muitas cidades irão promover atos públicos e espetáculos.

Principal cartão postal do Brasil, o Rio de Janeiro terá, pela primeira vez, um evento aberto ao público. A partir das 19:00, nos Arcos da Lapa (antigo Aqueduto Carioca, construído em 1750 nos moldes do Aqueduto das Águas Livres, em Lisboa), e na presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e do prefeito (presidente da Câmara) do Rio, Eduardo Paes, serão desligadas, simbolicamente, as luzes da cidade por uma hora a partir das 20:30, dando início à participação do Brasil no movimento global.

Ainda no Rio de Janeiro serão apagados outros monumentos como o Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Igreja da Penha, Castelinho da Fundação Oswaldo Cruz e o Monumento aos Pracinhas (soldados mortos na II Grande Guerra). Em Brasília serão apagadas as luzes do Palácio do Buriti, Memorial JK, Teatro Nacional, Catedral, Museu do Índio, Complexo Cultural da República e Ponte JK.

"A participação de pessoas, organizações e governos na Hora do Planeta é um gesto em direção à busca da sustentabilidade. Significa dizer que estamos preocupados e atentos ao processo de aquecimento global, e que queremos fazer a nossa parte pelo direito de nossos filhos e netos herdarem um planeta habitável"

Sem comentários:

Enviar um comentário