O Índice Mundial da Paz foi uma iniciativa de um milionário australiano que defende causas da paz e de justiça social, Steve Killelea, que é o fundador de uma ONG de caridade chamada The Charitable Foundation (TCF), que êle fundou em 2000. Êle também fundou uma instituição que tem inovado na área de pesquisas, lançado idéias e muito mais, a Integrated Research Ltd.
Leia comentários sobre a melhoria em 2010 em http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100610/not_imp564258,0.php
A seção de Inteligência do The Economist, conhecidíssima revista, tão respeitada quanto conservadora, elaborou a lista dos países, não sem antes consultar muitos especialistas. O trabalho é sério, ambicioso e apresenta muitos flancos para críticas. Foram usados 24 indicadores individuais que foram juntados num índice só.
O Índice "pune" os países que participam de guerras e os países nos quais há guerras civís. Essas condições significam insegurança e vida cheia de perigos e ansiedades por parte das suas populações e das populações afetadas - em outros países - pelas ações desses países.
O mundo se tornou menos pacífico pelo segundo ano consecutivo, de acordo com o quarto Índice Global da Paz (GPI - Global Peace Index) anual, publicado hoje. Na medida em que a economia global continua a vacilar, os dados deste ano mostram
uma intensificação dos conflitos e uma crescente instabilidade em
conexão com a retração econômica iniciada em 2008, com diversos
países enfrentando acentuado aumento nos homicídios, manifestações
violentas e medo de serem vítimas de crimes.
Para visualizar o comunicado à imprensa em multimídia, clique em:
http://multivu.prnewswire.com/mnr/prne/iep/42434
O aumento na violência está privando a economia global de ativos numa
época em que estes são mais necessários. Uma redução de 25 por cento
na violência global liberaria US$ 1,8 trilhão por ano [1] - o
suficiente para liquidar totalmente o débito da Grécia, financiar a
obtenção dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (MDGs -
Millennium Development Goals) e atingir as metas 20-20-20 da União
Européia para o clima e a energia.
O único estudo a quantificar a paz global, o GPI é produzido pelo
Instituto de Economia e Paz (IEP - Institute for Economics and
Peace). Este ano o estudo expandiu-se para classificar 149 estados
independentes. Composto de 23 indicadores qualitativos e
quantitativos, o estudo combina fatores internos e externos, variando
de gastos militares a relações com países vizinhos e níveis de crimes
violentos.
"A pesquisa realizada pelo IEP com base em 4 anos de dados do GPI,
fornece uma demonstração quantificável de que uma melhoria na paz
pode transformar a economia global e desencadear a riqueza necessária
para enfrentar o débito, financiar a expansão econômica e criar um
meio ambiente mais sustentável", disse Steve Killelea, fundador do
GPI.
Quais são os países com Paz? São países com altos níveis educacionais, com renda alta ou média alta e alto nível de integração regional.
- Nova Zelândia lidera a classificação pelo segundo ano consecutivo
- Queda na paz é devida amplamente aos 5% de aumento no número de homicídios, manifestações mais violentas e medo de ser vítima de crimes
- As tendências para 4 anos mostram o Oriente Médio e a África com os maiores aumentos da paz
- Sul da Ásia apresenta a queda mais acentuada na paz
- Gastos militares como % do PIB atingem seu ponto mais baixo em 4 anos
Na comparação entre Brasil e Itália, há alguns detalhes em http://oriundi.net/site/oriundi.php?menu=noticiasdet&id=14184
leia mais sobre o IGP de 2007 em http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dndice_Global_da_Paz
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domingo, 21 de novembro de 2010
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Isaac Asimov - O Despertar dos Deuses
Que
peripécias viverá a humanidade no futuro? Num mundo que sobreviveu a tremenda
crise ecológica e que tem fome de energia? Quais os problemas que enfrentará?
Do contato da Terra com um desconhecido Universo paralelo surgem terríveis
enigmas imprevistos. Como evitar a catástrofe, que virá com a subversão das
leis da natureza, se, contra a estupidez humana, os próprios deuses disputam em
vão?
Da Terra, à beira da tragédia, somos levados por Isaac Asimov ao estranho e misterioso Universo paralelo, onde seres dotados de inteligência se conduzem de acordo com padrão de vida completamente estranho ao nosso. E dali somos transferidos ao mundo Selenita, com a sua colônia humana já estabelecida e já desenvolvendo novas formas de convivência social. A essas situações fascinantes se acrescenta a emoção das paixões conflitantes de personagens inesquecíveis desenhados com invulgar maestria literária. Protagonistas de episódios cuja sucessão alucinante não esconde uma meditação profunda, em verdade projetada no futuro a partir da experiência crucial de nossa era.
Da Terra, à beira da tragédia, somos levados por Isaac Asimov ao estranho e misterioso Universo paralelo, onde seres dotados de inteligência se conduzem de acordo com padrão de vida completamente estranho ao nosso. E dali somos transferidos ao mundo Selenita, com a sua colônia humana já estabelecida e já desenvolvendo novas formas de convivência social. A essas situações fascinantes se acrescenta a emoção das paixões conflitantes de personagens inesquecíveis desenhados com invulgar maestria literária. Protagonistas de episódios cuja sucessão alucinante não esconde uma meditação profunda, em verdade projetada no futuro a partir da experiência crucial de nossa era.
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terça-feira, 16 de novembro de 2010
Dia da Tolerância
"É uma virtude e uma qualidade, mas acima de tudo, a tolerância é um ato - o ato de ajudar aos outros e ver as diferenças não como barreiras, mas como convites para o diálogo e o entendimento. " Ban Ki-Moon
«Em 1996, a Assembleia Geral convidou os Estados Membros a celebrar o Dia Internacional da Tolerância a 16 de Novembro, com actividades dirigidas às escolas e ao público em geral (resolução 51/95, de 12 de Dezembro). Esta decisão surgiu na sequência do Ano Internacional da Tolerância, 1995, proclamado pela Assembleia Geral a 20 de Dezembro de 1993 (resolução 48/126). O Ano foi proclamado por sugestão da Conferência Geral da UNESCO, cujos Estados Membros tinham aprovado, a 16 de Novembro de 1995, a Declaração de Princípios sobre a Tolerância e o Plano de Acção destinado a dar seguimento ao Ano» -Centro de Informação das Nações Unidas em Portugal.
Billy Elliot – “Billy Elliot” (2000 – 106 m)
Quando Billy, um rapazinho de 11 anos, descobre uma classe de ballet que partilha o ginásio com o seu clube de boxe, há algo na magia dos movimentos que capta a sua atenção. E depressa troca as lições de boxe pelas de ballet, sem que a família o saiba. O pai e o irmão de Billy, ambos envolvidos numa greve de mineiros, lutam para pôr comida na mesa. As suas frustrações vão ao rubro quando descobrem que Billy anda a gastar o dinheiro das aulas de boxe numa ocupação pouco masculina. A professora de ballet convence Billy a prosseguir as aulas sem pagar, mas não consegue fazer o pai de Billy compreender o talento do filho. Enraivecido pela incompreensão da família, Billy executa uma dança só para o seu amigo Michael, mas é visto a meio da interpretação pelo pai. Descobrindo ali mesmo o talento do filho, o pai garante-lhe que terá a sua oportunidade de ir a uma audição a Londres. Com a ajuda dos outros mineiros, Billy e o pai chegam finalmente a Londres para o grande dia…
«Em 1996, a Assembleia Geral convidou os Estados Membros a celebrar o Dia Internacional da Tolerância a 16 de Novembro, com actividades dirigidas às escolas e ao público em geral (resolução 51/95, de 12 de Dezembro). Esta decisão surgiu na sequência do Ano Internacional da Tolerância, 1995, proclamado pela Assembleia Geral a 20 de Dezembro de 1993 (resolução 48/126). O Ano foi proclamado por sugestão da Conferência Geral da UNESCO, cujos Estados Membros tinham aprovado, a 16 de Novembro de 1995, a Declaração de Princípios sobre a Tolerância e o Plano de Acção destinado a dar seguimento ao Ano» -Centro de Informação das Nações Unidas em Portugal.
Billy Elliot – “Billy Elliot” (2000 – 106 m)
Quando Billy, um rapazinho de 11 anos, descobre uma classe de ballet que partilha o ginásio com o seu clube de boxe, há algo na magia dos movimentos que capta a sua atenção. E depressa troca as lições de boxe pelas de ballet, sem que a família o saiba. O pai e o irmão de Billy, ambos envolvidos numa greve de mineiros, lutam para pôr comida na mesa. As suas frustrações vão ao rubro quando descobrem que Billy anda a gastar o dinheiro das aulas de boxe numa ocupação pouco masculina. A professora de ballet convence Billy a prosseguir as aulas sem pagar, mas não consegue fazer o pai de Billy compreender o talento do filho. Enraivecido pela incompreensão da família, Billy executa uma dança só para o seu amigo Michael, mas é visto a meio da interpretação pelo pai. Descobrindo ali mesmo o talento do filho, o pai garante-lhe que terá a sua oportunidade de ir a uma audição a Londres. Com a ajuda dos outros mineiros, Billy e o pai chegam finalmente a Londres para o grande dia…
domingo, 14 de novembro de 2010
Proporcionalidade
Proporcionalidade é algo subjectivo, porém indiscutível. To o conhecimento que adquirimos pode ser representado por uma gota, e tudo o que AINDA ignoramos pode ser representado por um oceano. Boa semana a todos!
Sabedoria ou esperteza
O que é melhor? Ser sábio ou ser esperto? Eu diria que o melhor é ser sábio porque elimina a necessidade de ser esperto. A diferença entre o sábio e o esperto é que o esperto consegue se desvencilhar de uma situação na qual o sábio jamais teria entrado.
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
terça-feira, 9 de novembro de 2010
domingo, 7 de novembro de 2010
O cérebro pode colaborar com a espera da recompensa
Algumas áreas do cérebro estão envolvidas na decisão de aceitar o momento da recompensa baseada no esforço de esperar para comer algo apetitoso por exemplo, como é o caso das pessoas que estão a fazer dieta. Vejamos quais são elas:
Amígdala cerebral: é uma estrutura associada às emoções e responsável por informar ao nosso córtex cingulado anterior o quanto uma recompensa nos agrada, o quanto ela vale a pena.
Córtex cingulado anterior: avalia os custos e benefícios do problema em questão.
Núcleo accumbens: região relacionada com as sensações de prazer e recompensa.
O vídeo a seguir mostra esse sistema de recompensa baseada no esforço. O vídeo mostra crianças, porém o cérebro do adulto tem as mesmas estruturas e, portanto pode perfeitamente assumir a mesma atitude de travão temporário a espera da recompensa posterior.
Amígdala cerebral: é uma estrutura associada às emoções e responsável por informar ao nosso córtex cingulado anterior o quanto uma recompensa nos agrada, o quanto ela vale a pena.
Córtex cingulado anterior: avalia os custos e benefícios do problema em questão.
Núcleo accumbens: região relacionada com as sensações de prazer e recompensa.
O vídeo a seguir mostra esse sistema de recompensa baseada no esforço. O vídeo mostra crianças, porém o cérebro do adulto tem as mesmas estruturas e, portanto pode perfeitamente assumir a mesma atitude de travão temporário a espera da recompensa posterior.
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