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terça-feira, 11 de outubro de 2011

Como proteger as crianças de adultos perigosos



ALGUMAS QUESTÕES:
1. Como proteger as crianças de pedófilos que são pessoas próximas da família?

Embora seja difícil proteger as crianças do abuso sexual de membros da família ou amigos íntimos, a vigilância das muitas situações potencialmente perigosas é uma atitude fundamental.

Não lhes “esconda” a realidade. falar dos potenciais perigos, responder às questões e tirar dúvidas. Orientar os filhos para que saibam quando um adulto se aproxima de forma inconveniente.

Fale do cuidado que deverão ter no contacto com pessoas. Ensine os seus filhos a dizer NÃO. Qualquer insistência diferente (explicar) por parte de alguém deve ser expressamente recusada. Ninguém deve fazer nada contra sua vontade. Há comportamentos que só se fazem entre adulto e adulto.

Explicar a importância de abandonar locais onde não se sintam “confortáveis” e que pode ser necessário recorrer à ajuda de um outro adulto para evitar que um outro lhes possa fazer mal. O pedido de ajuda torna-se necessário quando a criança se percepciona como incapaz de afastar algo ou alguém que vê como perigo ou ameaça;

Dizer às crianças que "se alguém tentar tocar-lhes o corpo e fazer coisas que a façam sentir desconfortável, afaste-se da pessoa e conte em seguida o que aconteceu."

Ensinar às crianças que o respeito aos maiores não quer dizer que têm que obedecer cegamente aos adultos e às figuras de autoridade. Por exemplo, dizer que não têm que fazer tudo o que os professores, médicos ou outros cuidadores mandarem fazer, enfatizando a rejeição daquilo que não as façam sentir-se bem.

A atenta supervisão da criança é a melhor proteção contra o abuso sexual pois, muito possivelmente, ela não separa as situações de perigo à sua segurança sexual.

Estar sempre ciente de onde está a criança e o que está fazendo.

Pedir a outros adultos responsáveis que ajudem a vigiar as crianças quando os pais não puderem cuidar disso intensivamente.

Se não for possível uma supervisão intensiva de adultos, pedir às crianças que fiquem o maior tempo possível junto de outras crianças, explicando as vantagens do companheirismo.

Conhecer os amigos das crianças, especialmente aqueles que são mais velhos que a criança.

Ensinar a criança a zelar de sua própria segurança.

Orientar sempre as crianças sobre opções do que fazer caso percebam más intenções de pessoas pouco conhecidas ou mesmo íntimas.

Orientar as crianças que elas não devem estar sempre de acordo com iniciativas para manter contacto físico estreito e desconfortável, mesmo que sejam por parte de parentes próximos e amigos.

Valorizar positivamente as partes íntimas do corpo da criança, de forma que o contacto nessas partes chame sua atenção para o fato de algo incomum e estranho estar acontecendo.

Quanto mais aberto for o relacionamento dos pais com os filhos, qualquer reação diferente vai ser percebida e, ficarão atentos mais rapidamente. Tbm é fundamental deixar a cr livre para no caso de poder acontecer algum mal, não precisam de ter vergonha ou de se sentirem mal pelo que aconteceu. Devem relatar “quem foi”, o que aconteceu, como, onde, quando, para que se possa tomar medidas para punir o agressor/prevenir que possa acontecer de novo.

Obs.: temos que pensar na Internet com parentes distantes: Lugar de PC é na sala, não no quarto + Estabeleça horários e regras de uso + Aprenda sobre a Internet com o seu filho + Não fale com estranhos + Fique atento aos telemóveis dos filhos + Cuidado com a webcam + Observar se a criança diminui a tela quando os pais se aproximam + Evitar que as crianças coloquem suas imagens e informações pessoais na rede.

Eu destaco que há situações em que a pp criança/adolescente tem uma mudança de comportamento e uma sexualidade aflorada demais e, às vezes são algumas formas que usam para dizer que alguma coisa errada está acontecendo com ela, na família, na relação com o mundo.

A escola precisa estabelecer uma discussão ampla sobre isso. Porém, essa orientação não pode ficar apenas a cargo da escola. É preciso que os pais se informem e, junto com a escola, estabeleçam uma parceria no sentido de ampliar o conhecimento

2. Que consequência tem um ato de pedofilia para uma criança (neste caso de ser fotografado nu em posses de cariz sexual)

CONSEQUENCIAS: As reações das crianças ao abuso sexual seja de forma for diferem com a idade e com a personalidade de cada uma, mas especialmente é facilitada ou dificultada em função da ênfase que os pais dão ao caso. O ideal é transmitir segurança. HÁ PAIS QUE EXAGERAM!!!!!! O período de readaptação depois do abuso pode ser difícil para os pais e para a criança. Muitos jovens abusados continuam atemorizados e perturbados por várias semanas, podendo ter dificuldades para comer e dormir, sentindo ansiedade e evitando voltar à escola.

Consequências imediatas a observar:
Pode surgir uma série de comportamentos/atitudes marcadas pela regressão, que inclui a adopção de comportamentos muito infantis e ansiosos (choro constante, tiques nervosos, voltar a chuchar no dedo, enurese, entre outros.
Interesse excessivo ou evitação de natureza sexual;
Problemas com o sono ou pesadelos;
Depressão ou isolamento de seus amigos e da família;
Achar que têm o corpo sujo ou contaminado;
Ter medo de que haja algo de mal com seus genitais;
Negar-se a ir à escola, mesmo que a situação não tenha sido na escola;
Rebeldia e Delinquência;
Agressividade excessiva;
Medo de algumas pessoas ou alguns lugares;
Retirar-se ou não querer participar de desporto;
Medo irracional diante do exame físico;
reacção fóbica à água ou ao momento do banho, comportamento este que não tem qualquer relação com uma experiência anterior traumática, como o perigo de afogamento.

Consequências a longo prazo
Em nível de traços no desenvolvimento da personalidade, o abuso sexual infantil pode estar relacionado a futuros sentimentos de traição, desconfiança, hostilidade e dificuldades nos relacionamentos, sensação de vergonha, culpa e auto-desvalorização, à baixa autoestima à distorção da imagem corporal, Transtorno Borderline de Personalidade e Transtorno de Conduta.

Repito que depende da forma como os pais vão lidar com a situação e, se lidarem mal podem desenvolver comportamento sexual inapropriado para a idade e nível de desenvolvimento ou o oposto, ie, aversão a sexo, dificuldade de aprendizagem, transtornos do sono (insônia, medo de dormir), da alimentação, como por exemplo, obesidade, anorexia e bulimia, ansiedade e fobias.

A criança volta a confiar em pessoas amigas da família, por exemplo, num contexto em que a tentem ajudar a vestir-se? Repito que depende da forma como os pais vão lidar com a situação.

Há famílias que são disfuncionais e nesse caso há outras situações que geram insegurança para a criança. Porém, se deixar passar um tempo, com oferta de afecto, segurança e desvalorizando a situação, a criança volta a confiar (raramente vai voltar a confiar na mesma pessoa).

Na maioria dos casos percebo grande dificuldade em voltar a confiar, pq as famílias promovem a PERDA da confiança entre os adultos e a cr tem a tendência de imitar os pais. (obs.: se a cr já tiver alguns comportamentos desviantes, pode ser que ao contrario ela acabe confiando mais, se envolvendo mais, +/- como no caso da síndrome de estocolmo)

3. Em que contexto surgem os pedófilos?
POSSIBILIDADES:
Contexto familiar propício, ie, família que cultiva o culto ao corpo, ao estético, ao belo e a cr absorve essa “cultura” e isto facilita o surgimento das oportundiades para um familiar pedófilo.

Tbm o uso de palavras sensuais e o estímulo.

A idealização de um familiar (seja de que sexo for)

A permissão de assistir filmes, séries, novelas, de qq tema da escolha de outros adultos que não os pais. Deve-se limitar isto para com os demais adultos. É um travão importante.

Uma confiança excessiva dos pais para com os adultos e pouca percepção de comportamentos desviantes do outro adulto.

Falta de informação sobre estas possibilidades

SITUAÇÕES:
1- A cr ficar a cargo do adulto sozinha, mesmo que por pouco tempo
2- A cr dormir no quarto desse adulto por dificuldde de quarto específico para a cr
3- A cr aceitar fazer massagem corporal por qq adulto e daí avança para a região genital

CONTEXTUALIZAÇÃO:
Castrar é uma punição extremamente severa para aqueles que abusam de crianças e adolescentes.
Há quem defenda que o criminoso castrado poderia viver na sociedade respeitando as crianças e os adolescentes, sem reincidir no abuso.
Há países europeus, como a Polonia, que a põe em pratica.

QUESTÕES:

1. Que vantagens e desvantagens há na castração de pedófilos?
Vantagens: eliminar a função inerente à testosterona (hormônio sexual masculino), responsável, entre outras coisas, pelo desejo sexual (libido) e sua manifestação psíquica (planejamento, aproximação, sedução e convencimento) e física (ereção, penetração e ejaculação). Obs.: igual ao tratamento câncer da próstata

Desvantagens: tem efeitos colaterais, incluindo aumento de peso, fadiga, trombose, hipertensão, leve depressão, hipoglicemia.
Obs.: direitos humanos

2. A pedofilia é um problema físico ou mental? Pode ser os dois casos. Pode ser uma desordem mental e de personalidade do adulto, e também como um desvio sexual. Actualmente estudam a predisposição genética e cerebral.
Obs.: A Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID 10 (Organização Mundial de Saúde – 1993) descreve Pedofilia como uma parafilia ou transtorno de preferência sexual (atrações desviadas) fetichismo, transvestismo, pedofilia, exibicionismo, voyeurismo, masoquismo ou sadismo, entre outras. A maioria dos indivíduos com parafilias é do sexo masculino e muitos deles apresentam mais de um tipo de parafilia.

Mesmo sendo 1 patologia, tem consciência do que faz, sendo a pratica do abuso sexual fonte de prazer e não de sofrimento. São pessoas que vivem uma vida normal, têm uma profissão normal, são cidadãos acima de qualquer suspeita, famoso “gente boa”, é mais provável um pedófilo ter um ar "normal" do que um ar "anormal" ”. Só buscam seu próprio prazer, custe isso o que custar.

O início pode ser com a pornografia infantil, como no caso que vcs apresentam.
Existe a grande maioria de pedófilos criminosos que sabem muito bem o que estão fazendo, pq não consideram um crime, eu diria que é uma questão de mentalidade.

Há quem não pratique a pedofilia pq sabe que é errado sexo ou pornografia infantil. Este adulto é dotado de discernimento e capacidade de autodeterminação, o desejo fica apenas na “cogitação”, ie, apenas na sua mente.

Há os que apresentam graves problemas psicopatológicos e características psicóticas alienantes, os quais, em sua grande maioria, seriam juridicamente inimputáveis (se assim determinado pelo exame médico competente, realizado no decorrer de um processo judicial), porque não tem discernimento ou capacidade de autodeterminação. Eu acho melhor nem falarmos nisso na TV.

Há aproveitadores, não pedófilos mas comercializam (pq que visam lucro ilícito) a pornografia infantil para deleite dos pedófilos, mas que nunca sentiram atração sexual por crianças.

Há os que percebem que tem o incontrolável desejo e, muitas vezes, sofrem com isso desde o início da idade adulta e por falta de informação não procuram ajuda.

E há os que com o abuso de substâncias diversas cometem um acto isolado.

Reflexão: Não nego que a pedofilia também tem que ser vista num contexto sociocultural amplo. É crescente a erotização dos meninos e meninas – televisão, filmes, músicas, literatura, propaganda e, ao lado disso, as transformações, mutações psicobiológicas – menstruação e seios precoces, etc., no caso das jovens.


Se é mental que terapia?

1º opção psicoterapia cognitivo-comportamental, associada a técnicas de hipnose (com ou sem regressão depende do caso).

Há estudos que ligam o fato das pessoas que sofreram de maus tratos ou até mesmo abusos sexuais na infância terem maior propensão de se tornar pedófilos, mas isso não vale para todos os casos.

A terapia cognitivo-compormental possui mais suporte em geral, onde o pedófilo aprende a associar o "comportamento pedofílico" com diversos atos considerados não-desejáveis. Geralmente, isto é feito dizendo para o pedófilo "fantasiar atividade sexual desviante", e então, uma vez excitado, os pedófilos são ditos para imaginarem as consequências legais e sociais de tais fantasias.

Há tbm a técnica dos 12 passos, muito próxima da utilizada para tratar drogas.
1º) Admitir que ser impotentes perante o desejo (mental ou sexual) – que perde o domínio
2º) decidir acreditar que um Poder interior pode devolver a sanidade.
3º) Decidir alterar a vontade livre para a disciplina contida.
4º) inventário moral de si mesmo
5º) Admitir a falha (mudança de mentalidade)
6º) decidir a remoção das falhas de carácter, impulsos, etc
7º) ter a humildade para livrar-se de imperfeições.
8º) empatia: colocar-se no lugar de pessoas que prejudicaram
9º) encontrar soluções para reparar o dano causado
10º) inventario do que deseja para si na sua vida
11º) Relaxamento, meditação e auto-hipnose
12º) transmitir a aprendizagem e praticar esses princípios em todas as actividades.


O que se observa a nível psi: baixa capacidade de vinculação emocional íntima + baixa auto-estima e baixa habilidade social + sentimentos de inferioridade + são isolados e solitários + há imaturidade emocional + dificuldade para se relacionar com pessoas de sua idade ou maduras e tbm sinais de raiva e hostilidade. As vezes apresentam outros transtornos mentais associados (transtornos do humor, ansiedade ou de personalidade).

3. Que tipo de castração? Química (injetar hormônios femininos no pedófilo para diminuir seu desejo sexual)? Temporária,
É utilizada em países como Califórnia, Flórida, Geórgia, Texas, e Montana para outros tipos de crimes sexuais.
Física? castração genital é "irreversível e mutiladora"
Bélgica: tornozeleiras e braceletes electrónicos que permitem a localização apenas de ex-presos
Noruega e Dinamarca: os pedófilos maiores de 25 anos podem realizar voluntariamente a castração química

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Curso: Introdução ao Coaching

http://www.idtconsulting.pt/docs/Curso_IntroducaoAoCoaching_Referencial.pdf

Objectivos
Identificar a necessidade de um trabalho de Coaching e aplicar as ferramentas como um processo
indispensável à superação pessoal e profissional, levando-o a obter o máximo de rendimento no
seu trabalho e maior capacidade de Liderança junto de equipas de trabalho.

Objectivos Específicos
No final da formação, os formandos deverão ser capazes de:
1. Compreender claramente o que é o coaching;
2. Desenvolver habilidades intrapessoais e interpessoais para melhoria na liderança e trabalho
em equipa e no processo de coaching de carreira dos seus liderados.
3. Conhecer como funciona o processo de coaching e definindo um plano de acção para a aplicação dos conhecimentos adquiridos nesta formação.
4. Utilizar ferramentas de coaching bem como a sua estrutura;

Destinatários
Quadros médios e superiores que pretendam desenvolver competências na área da gestão de competências pessoais.

Modalidade de formação - Contínua

Forma de organização - Presencial

Metodologias de formação e avaliação - Utilização do método activo, expositivo e demonstrativo. O curso não prevê nenhum sistema de avaliação. No final o formando receberá um certificado de frequência à formação.

19 e 26 de Novembro das 9 as 18.30hs em Braga

domingo, 9 de outubro de 2011

Caminhada Leça da Palmeira






ENCONTRAR+SE
A caminhada UPA – Unidos Para Ajudar, é mais uma iniciativa da ENCONTRAR+SE no combate ao estigma e discriminação da doença mental.

Este evento terá lugar no dia 9 de Outubro, pelas 10 horas, na marginal de Leça da Palmeira e contará com a presença de inúmeras figuras, entre as quais o Sr. Vice Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Nuno Oliveira, o Sr. Presidente do Conselho de Administração da ULSM, Dr. Vitor Herdeiro, o Sr. Presidente do Futebol Clube de Leixões, Sr. Carlos Oliveira.
Estará também presente o Padrinho do Movimento UPA, o músico Zé Pedro dos Xutos e Pontapés, entre outros convidados.

... Faça já a sua inscrição e participe nesta iniciativa, contribuindo para dar voz a todos os afectados directa, ou indirectamente, pela doença mental.

Como proceder para inscrever-se na Caminhada UPA?
1º Passo:
Preencha o formulário de inscrição em https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dGlzZ0VOVUJkRGotYklXbFZqOGlyS3c6MQ

2º Passo:
Dirija-se a um agente Payshop indicando que pretende efectuar um donativo a favor da ENCONTRAR+SE no valor de, pelo menos 1€. Caso pretenda adquirir uma t-shirt da Caminhada UPA, o donativo a realizar deverá ser, no mínimo, de 5€.

3º Passo:
No dia da caminhada, deverá dirigir-se ao secretariado e apresentar o recibo de donativo, o qual servirá de comprovativo de inscrição. Caso tenha realizado um donativo de, pelo menos, 5€ ser-lhe-à entregue a t-shirt da Caminhada.

Nota:
Caso não lhe seja possível efectuar a inscrição antecipadamente, poderá fazê-la no secretariado, no dia da caminhada, apresentando-se 30 minutos antes do início do evento.
https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dGlzZ0VOVUJkRGotYklXbFZqOGlyS3c6MQ
http://www.facebook.com/pages/ENCONTRARSE/257749061814
Sunday, October 9 • 10:00am - 1:00pm
Location marginal de Leça da Palmeira

sábado, 8 de outubro de 2011

A lição de vida de Reynaldo Gianecchini



Reynaldo Gianecchini deu uma entrevista onde falou nos primeiros sintomas que teve antes de ser diagnosticado com um linfoma não-Hodking, um tipo de cancro "raro e complicado" como explicou o ator. Gianecchini falou ainda da forma como tem encarado a doença e do apoio que as pessoas lhe têm dado.

Esse vídeo não fala só do câncer, mas do aprender a encarar a vida como ela nos aparece.Quando sabemos todas as respostas, a vida muda as perguntas. Sabedoria é saber entender que tudo tem um motivo e que por mais duro que seja o problema vamos aprender algo novo.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

As maçãs decisivas

Três maçãs mudaram o mundo:

- a maçã de Adão e Eva;

- a maçã que caiu na cabeça do Isaac Newton;

- e a maçã de Steve Jobs...

Inteligência Emocional e Autoestima - Rio de Janeiro

Inteligência Emocional e Autoestima
22 e 23 de Outubro. um fim de semana muito bem vivido e aproveitado!!!

Onde existe a vontade, existem os caminhos - Carl Rogers
Um dos caminhos é este curso prático e vivencial. É uma excelente oportunidade para refletir sobre a sua qualidade de vida emocional. Centrado em Soluções Saudáveis, que conduzam as pessoas envolvidas à Satisfação e mantendo Sempre um Sorriso de Sucesso interior, com muita Simplicidade, percorrendo o caminho na procura da nossa Sabedoria.

Temas:
- Autoconsciência – O valor interior
- Autoregulação – a importância de “educar” as emoções
- Automotivação – utilizar as emoções em benefício das metas
- Empatia – Interagir com as emoções de outras pessoas
- Habilidades sociais – Como gerir personalidades delicadas

Objetivos:
- Melhorar o seu autoconhecimento
- Desenvolver estratégias para ser emocionalmente inteligente
- Identificar comportamentos pessoais que dificultem os relacionamentos
- Identificar os comportamentos difíceis de outras pessoas
- Conhecer as estratégias mais indicadas para lidar com cada situação
- Como usar positivamente as personalidades difíceis
- Manter uma visão positiva e rica do mundo e ajudar outras pessoas a fazer o mesmo
- Melhorar a qualidade de vida.

Conteúdo Programático:
- A medalha de ouro da Inteligência Emocional - autoconhecimento e roda emocional
- A tipologia das emoções: positivas e negativas
- Técnicas de auto-observação
- Características mais marcantes na personalidade de cada ser humano
- Classificar e compreender os diferentes tipos de personalidade
- A origem das personalidades difíceis – os traços de personalidade e a genética
- O cérebro emocional e como harmonizar emoção e pensamento
- Habilidades para empreender mudanças positivas em si e nos outros
- Estratégias indicadas para cada tipo de personalidade
- Como dominar emoções e torná-las positivas
- Modificar pensamento negativo para força impulsionadora
- Técnicas de respiração, relaxamento e meditação.
- Técnicas para eliminar registros mentais negativos
- Assumir o controle dos relacionamentos
- Empatia - Perceber o mundo através da perspectiva de outra pessoa.
- Reconhecer as emoções dos outros e agir assertivamente
- Como desenvolver a "escuta ativa" para captar e filtrar
- Atitudes perante as dificuldades: a chave do êxito
- Comunicação subjetiva para aproximação com pessoas e para soluções criativas
- Como transformar relações desfavoráveis em relações favoráveis.
- Exercício prático com identificação de estratégias facilitadoras do relacionamento
Na 2 últimas horas do curso, depois das reflexões realizadas, cada um terá construído um perfil individual e estará apto a preparar um plano de desenvolvimento pessoal e interpessoal.

Material incluso: Exercícios e um CD

Metodologia: Jogos Pedagógicos, vivências e reflexões positivas com elaboração de plano de ação
http://www.pnl.med.br/inteligencia_emocional_2011-2.htm

Gestão do Estresse no Rio de Janeiro

Olá Brasil!!!
No dia 29 de Outubro estarei ministrando mais um curso interessante. Desta vez será sobre Gestão do Estresse!!!
* Aprender a gerir o estresse com foco em melhorar a qualidade de vida, o bem estar físico, mental e emocional;
* Utilizar modernas técnicas para diminuir o nível de estresse e se tornar mais produtivo nas diferentes áreas da vida.

Estratégias do treinamento
* Utilizar técnicas de auto-observação e identificação de fontes de estresse e aplicar estratégias para se libertar;
* Identificar e atuar nas crenças limitantes em prol de desenvolver atitudes mais otimistas que ajudam a combater o estresse;
* Conhecer seu tipo de personalidade para aprender a lidar com as condições geradoras de estresse.

Conteúdo programático

* Teste de estresse
* Técnicas de auto-observação e identificação de fontes de estresse
* Alterar valores, princípios e crenças que geram estresse
* Saber como dizer NÃO de forma eficaz
* A resiliência como antídoto para o estresse
* Estresse no trabalho
* Estresse e o relacionamento afetivo e familiar
* Estresse diante da vida e do Universo
* Personalidade tipo A e tipo B e as suas variações
* Habilidades para empreender as suas mudanças positivas

Público-alvo:
Pessoas interessadas em aprender técnicas para diminuir e combater o estresse negativo.
Carga Horária:
08 Horas
Turma de apenas 20 participantes. Faça já sua inscrição!

http://www.provider-tc.com.br/curso/Gestao-do-Estresse

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Catálogo de filmes (65 anos)

http://www.65anosdecinema.pro.br/index.htm

TRABALHO CATALOGRÁFICO!!!!! Sensacional !!!!!!!!!!!!!!!!! Entrem no link, cliquem no filme que escolherem e depois no vídeo e verão os filmes.

Para pessoas especiais - todos os filmes! Uma preciosidade!
Um presente para você - Sabe aquele filme que gostou, mas cujo título não lembra ??? Nem dos nomes dos atores e das atrizes ??? Pois bem, tudo o que quiser saber (ou lembrar)sobre filmes estrangeiros em 65 anos está catalogado e ao seu alcance. Ficha
completa . Um trabalho de alta qualidade!