Links Patrocinados

terça-feira, 5 de dezembro de 2006

Aromas doces podem aliviar a dor em mulheres


Um estudo realizado no Canadá revelou que aromas doces, como o cheiro de rosas ou amêndoas, podem funcionar como anestésicos, segundo divulgou a revista “New Scientist”. De acordo com os pesquisadores da Universidade de Quebec, porém, a propriedade funciona apenas entre mulheres.

Os cientistas Serge Marchand e Pierre Arsenault pediram a 20 homens e 20 mulheres que mantivessem suas mãos imersas em água muito quente pelo máximo de tempo que conseguissem suportar a dor, enquanto cheiravam alguns perfumes. Diante de odores agradáveis, como extracto de óleo de amêndoas, as mulheres experimentaram uma redução significativa na sensação de dor. Odores desagradáveis como vinagre, por outro lado, aparentemente intensificaram ligeiramente a dor.

Já entre os homens, a dor não foi afectada por nenhum dos odores testados, embora ambos os sexos tenham dito que se sentiam melhor quando cheiravam fragrâncias agradáveis e mal-humorados na presença de odores desagradáveis. Mas esse efeito, dizem os pesquisadores, não é o que afecta a percepção de dor das mulheres, pois nesse caso os homens teriam dado respostas semelhantes no teste.

Segundo reportagem publicada na revista “New Scientist”, as mulheres normalmente são mais sensíveis aos odores do que os homens. Entretanto, os pesquisadores afirmam que isso não explica por que os aromas doces são um alívio da dor somente para o sexo feminino, já que todos classificaram a intensidade da dor da mesma forma.

O revista explica que as sensações agradáveis do toque são conhecidas por activar uma área do córtex frontal do cérebro usada para o paladar e o olfacto. Por isso, é possível que os odores possam alterar o processamento sensorial do toque, da dor e da temperatura, ao afectar essa parte do cérebro nas mulheres.

Na Internet:

Universidade de Quebec (em francês)

Revista “New Scientist” (em inglês)

Sem comentários:

Enviar um comentário