Links Patrocinados

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Azulejos anti-bacterianos desenvolvidos no Brasil

Azulejos anti-bacterianos desenvolvidos no Brasil & Sequinel

O potencial deste produto já é notório, pelo que “o apelo comercial do produto para a área da saúde é muito forte”, referiu Sequinel, que destaca que pisos e azulejos com estas características podem ser empregues em hospitais, restaurantes, indústrias alimentares e outros lugares que precisam de ser isentos de bactérias.

Sequinel começou por desenvolver um método para a obtenção de nano-partículas de óxido de titânio, que têm reconhecidas propriedades anti-bacterianas. Depois de ter conseguido agrupar essas nano-partículas numa película extremamente fina, o investigador desenvolveu um processo que permite a interacção permanente entre essa película e a cerâmica.

"Por meio de alta pressão e uma temperatura de 480º C, o filme interagiu com o material", explicou o investigador, ressaltando que técnicas anteriores necessitavam de mais de 700º C para promover a aderência dos óxidos.

A “invenção” de Sequinel valeu-lhe a vitória do concurso mundial Idea to Product Competition 2009, cujo principal objectivo é promover as criações com potencial de comercialização no mercado.

Sem comentários:

Enviar um comentário