Links Patrocinados

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Orgulho e Preconceito

Livro x Filme: Orgulho e Preconceito

Sinopse do filme: "Londres, século XIX. Em um baile, Elizabeth Bennet (Keira Knightley, de "Piratas dos Caribe"), jovem sensível e determinada, conhece Fitzwilliam Darcy (Matthew MacFadyen, de "Enigma"), cavalheiro rico, arrogante e rude. Enquanto seus amigos trocam flertes, os dois entram numa relação de amor e ódio, e Elizabeth aos poucos descobre que Darcy não é tão desagradável quanto parece".

Jane Austen tinha um talento incrível para escrever romances que cativam o público, não é a toa que até hoje os livros dela são sucesso. Com Orgulho e Preconceito não foi diferente, a estória é bem escrita e os personagens principais tem muita personalidade. Por isso, vou logo deixar claro: Não confundam o jeito taciturno do Mr. Darcy com falta de atitude ou superficialidade, a introspecção faz parte do charme dele.

Para quem não conhece, o livro conta a estória de como Elizabeth e Mr. Darcy passaram da inimizade ao romance. Através de uma trama bem desenvolvida, vemos o desenrolar do relacionamento deles que, apesar de improvável, rendeu um dos romances mais lindos da literatura.

Orgulho e Preconceito foi publicado pela primeira vez em 1813, mas terminou de ser escrito em 1797. O livro é sucesso desde então. Através da estória de Elizabeth Bennet, o público conheceu os costumes e demais características sociais e culturais vigentes na Inglaterra do século XIX. Estima-se que existam cerca de 20 milhões de cópias do livro ao redor do mundo.

O livro foi adaptado diversas vezes para o cinema, teatro e TV. A obra foi vivenciada na tela pela primeira vez em 1940, em 2005 foi feita uma adaptação, pelo diretor Joe Wright.

O filme é muito bem feito. Claro que existem falhas, mas de maneira geral ficou bastante fiel à essência do livro. Algumas cenas ocorrem de forma diferente da narrada originalmente, mas isso é normal em uma adaptação. As paisagens que servem de cenário são realmente muito lindas e o figurino ficou muito bom.

A escolha do ator que interpretou o Mr. Darcy foi muito bem feita, Matthew MacFadyen não deixou a desejar e conseguiu retratar o jeito taciturno do seu personagem.



Sem comentários:

Enviar um comentário