Links Patrocinados

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O DISCURSO DO REI - uma aprendizagem



O filme “O Discurso do Rei”, premiado com o Oscar 2011, e estrelado pelo excelente Colin Firth como o rei da Inglaterra George VI, com a caracteristica de que era gago. Para conseguir a superação da terrível missão de discursar em público ele tentou muitas coisas e no final desenvolveu uma amizade bonita com o controvertido e bem disposto terapeuta (Geoffrey Rush).

Os monstros que o Príncipe tinha medo e que superou e consegui ser REI, as questões para refletir são:
1- O sofrimento desde a infância daquele que nasceu como príncipe e foi assistido por uma cruel babá que tinha predileções apenas pelo seu irmão mais velho, primeiro na sucessão do trono britânico. Ela deixava o príncipe mais novo sem comida por horas, e o beliscava frequentemente na hora de falar. Com certeza, era uma estratégia para que o garoto não denunciasse os maus-tratos que sofria. Os beliscões ajudaram-no a desenvolver a gaguez e a falta de alimentação nos devidos horários acarretou problemas estomacais que ele levou consigo para o resto da vida. Ainda por cima, nasceu canhoto e a família o forçou a ser destro. Também na realeza há violência psicológica

2- O seu temperamento instável, com frequentes ataques de raiva, trouxe problemas de relacionamentos até a idade adulta. Ele conquistou uma esposa dedicada, persistente e paciente na procura de ajuda para fazer "renascer" o seu marido. Ela participava dos tratamentos quase como um ego auxiliar e mesmo quando ele desistia, ela persistia.

3- A "terapia" feita com métodos nada ortodoxos traria uma nova perspectiva de vida. O terapeuta era um imigrante australiano que não fazia a menor reverência ao príncipe e o tratava como um ser humano comum. inicialmente foi um choque, porém depois foi fantástico....uma amizade bonita.

O terapeuta tinha o objectivo de curar o príncipe, futuro rei, e tbm de levá-lo a ter autoconfiança e acreditar que era capaz para assumir o trono inglês.

Nessa relação do filme fica claro que todos nós podemos precisar de alguém que nos apoie, incentive, motive, descubra valores adormecidos e confie e nos leve a confiar no nosso potencial. Pode ser o terapeuta, os pais,a esposa, um amigo, um familiar...

4- O irmão mais velho, Edward, renunciou ao trono, e "obrigou" o Duque de York a confrontar-se com o seu maior temor: o discurso para todos os cidadãos britânicos na posição de rei. Foi uma tortura para ele...conseguiu!!!!!

5- A confiança do terapeuta e da esposa foi decisiva. O rei conseguiu superar a gaguez nos discursos, tendo a esposa e terapeuta sempre presentes a apoiá-lo.

Sem comentários:

Enviar um comentário