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quarta-feira, 20 de abril de 2011
Avançar
Devemos viver a nossa vida como as ondas do mar, a cada nova onda, a força do mar aumenta e avança, seja em frente ou para os lados, mas avança e não recua nunca. Depois desse avanço há o regresso que é sempre mais lento e suave. Angela Escada
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Frases Angela Escada
domingo, 17 de abril de 2011
Brain Rules - Usando a nossa mente
Brain Rules - John Medina (2009)
o autor conduz-nos com o seu elevado sendido de humor através de 12 regras relacionadas com o funcionamento do cérebro.
REGRA 1: O EXERCÍCIO AUMENTA PODER CEREBRAL
Durante MILHÕES de anos o ser humano andava em média 15km(!) por dia. O nosso cérebro foi evoluindo nesse sentido. Agora, basicamente, temos empregos e formas de vida sedentárias, o que afecta directamente a nossa performance.
Um estudo levado a cabo com indivíduos de 27 anos mostrou que ao fim de 12 semanas com exercício regular, a performance em tarefas executivas aumentou em 30%!
Alguns benefícios do exercício:
- melhora os músculos e os ossos;
- melhora o raciocínio;
- regula o apetite;
- melhora o sistema imunitário
- baixa o risco de diabetes
- aumenta a inteligência fluída (está a ver aquela piada inteligente "criada" na hora? Esse é um exemplo de inteligência fluída)
- trata a depressão
- reduz o risco de Cancro
- baixa em 10% o risco de Demência, em 50% o de Alzheimer e em 50% o de sofrer um AVC.
As boas notícias é que bastam 30 minutos 2x por semana para muitos dos benefícios acima se manifestarem.
REGRA 2: O CÉREBRO TAMBÉM EVOLUI
Se pudéssemos observar o nosso "cérebro" veríamos não uma coisa estática mas algo que constantemente muda, cresce e cria novas ligações.
Temos 3 cérebros, produto da evolução: reptiliano, mamífero e cortex. Enquanto partilhamos os 2 primeiros com muitos dos animais, o último encontra-se muito desenvolvido nos humanos, permitindo-nos fazer coisas fantásticas como "adivinhar" as motivações e pensamentos dos outros (o que nos permite trabalhar em equipa). Para além disso, permite-nos um pensamento simbólico. Por exemplo, o símbolo I pode representar várias coisas:
- um
- pau
- letra i
- nota musical
- etc...
REGRA 3: CADA CÉREBRO É DIFERENTE
Apesar todos termos as mesmas estruturas cerebrais, cada cérebro está ligado de forma diferente. Sabia por exemplo que temos um neurónio específico para o Marco Paulo? E outro para o José Cid? É verdade! Se quer saber o porquê, terá que ler o livro...
REGRA 4: NÃO PRESTAMOS ATENÇÃO A COISAS CHATAS (atenção CEO's!)
É verdade, o nosso cérebro "desliga" perante coisas chatas. Para além disso, só consegue prestar atenção a uma coisa de cada vez: aquela história do "multitasking" é basicamente pura treta que leva as pessoas a cometer até 3x mais erros (por exemplo, é mais perigoso conduzir a falar ao telefone do que com uma taxa de alcoolémia de 0,8 g/l).
DICA PARA APRESENTAÇÕES: o nosso cérebro precisa de estímulos a cada 10 minutos, pelo que se estiver a fazer uma apresentação, estimule emocionalmente a sua audiência a cada 10 minutos (caso contrário, querido CEO, acabou por adormecer quem por lá se encontra).
REGRA 5: REPETIR PARA LEMBRAR
Esquecemos 90% do que aprendemos numa aula após 30 minutos.
Para além disso a nossa memória de curto-prazo, só regista 7 elementos a cada 30 segundos e se a informação não for repetida nesse período, o cérebro esquece!
DICA PARA APRESENTAÇÕES: repita o que é realmente importante e não sobrecarregue a audiência com informação.
REGRA 6: LEMBRAR PARA REPETIR
Descobriu-se há pouco tempo que muitas memórias levam literalmente anos a serem consolidadas!
A melhor forma de criar uma memória a longo prazo é incorporar novas informações gradualmente e repeti-las em intervalos espaçados.
REGRA 7: DORMIR BEM, PENSAR BEM
Passamos 1/3 da nossa vida a dormir mas neste período o nosso cérebro está tudo menos parado.
É uma função fundamental e a falta de sono reduz:
- a atenção
- as funções executivas do cérebro
- o humor
- o raciocínio lógico
- a destreza manual.
DICA PARA CEO's - nunca marcar reuniões entre as 13h e as 15h. Para além do "peso" do almoço, nessa altura existe um encontro entre 2 "exércitos" hormonais relacionados com o ciclo de sono que leva a uma enorme quebra de produtividade.
O que pode ser feito nesta altura, descobriu a NASA, é dormir uma sesta de até 26 minutos - AUMENTA A PRODUTIVIDADE EM 34%!
REGRA 8: CÉREBROS STRESSADOS NÃO APRENDEM TÃO BEM
O stress crónico é extremamente prejudicial, desregulando o sono, baixando as defesas imunitárias e conduzindo a estados como a depressão
Uma curiosidade:
A estabilidade emocional de um casal é o ÚNICO grande preditor do sucesso escolar dos filhos (se quer que o seu filho vá para Harvard, vá para casa e ame a sua mulher). A estabilidade pode inclusivamente ser medida através de uma análise de urina dos FILHOS!
DICA PARA CEO'S: só temos um cérebro, pelo que aquela conversa dos "problemas ficam à porta", não funciona. Problemas em casa aumentam os do trabalho e vice-versa. Ajude antes os colaboradores a superar os problemas.
REGRA 9: ESTIMULAR MAIS OS SENTIDOS AO MESMO TEMPO
Os nossos sentidos trabalham em conjunto, pelo que é importante estimular o maior número possível (ex. numa apresentação utilizar imagens, música de fundo, etc.).
O cheiro, por exemplo, tem um papel fundamental na evocação de memórias (aumenta entre 10-50% a capacidade de nos lembrarmos). No Starbucks, por exemplo, os colaboradores estão proibidos de usar perfume, para não interferirem com o aroma do café.
REGRA 10: A VISÃO SOBREPÕE-SE A TODOS OS SENTIDOS
Somos especialmente bons a recordar imagens. Se ouvirmos uma informação, passados 3 dias só recordamos 10%. Se adicionarmos uma imagem, recordamos 65%!
Ler é pouco eficiente para nós, pois o nosso cérebro reconhece cada letra como uma imagem. Assim, uma frase
DICA PARA FORMADORES:
ESQUEÇAM os Powerpoints cheios de texto, caso ainda os usem! NÃO FUNCIONA!!! (O que fazer? Sugiro a leitura do Presentation Zen ou do Slide:ology – urgentemente!).
REGRA 11: O CÉREBRO MASCULINO É DIFERENTE DO FEMININO
Homens e mulheres têm cérebro diferentes, o que faz com que tenham tendências também diferentes. O livro está cheio de exemplos ricos mas deixamos apenas este: em situações de stress o homem dispara a amígdala direita (foco no todo) enquanto a mulher dispara a esquerda (foco nos detalhes), razão pela qual é comum em discussões o homem virar-se para a mulher e dizer “mas o que é que isso interessa agora???”.
REGRA 12: SOMOS EXPLORADORES POR NATUREZA
Todos nascemos com essa tendência. É a nossa capacidade de hipotetisar que nos leva a explorar. É talvez por essa razão também que tantas pessoas passam o tempo a explorar o email, internet, facebook, etc.
O Google ultrapassou inteligentemente (e potenciou) a questão:
20% do tempo os colaboradores podem fazer o que lhes apetecer (50% dos seus produtos vêm daí).
RESUMINDO AS 12 REGRAS:
1 – O exercício físico aumenta o poder cerebral
2 – O cérebro também evolui
3 – Cada cérebro está ligado de forma diferente
4 – Não prestamos atenção a coisas chatas
5 – Repetir para lembrar
6 – Lembrar para repetir
7 – Dormir bem, pensar bem
8 – Cérebros stressados não aprendem bem
9 – Estimular mais os sentidos ao mesmo tempo
10 – A visao sobrepõe-se a todos os sentidos
11 – O cérebro masculino é diferente do feminine
12 – Somos exploradores por natureza
o autor conduz-nos com o seu elevado sendido de humor através de 12 regras relacionadas com o funcionamento do cérebro.
REGRA 1: O EXERCÍCIO AUMENTA PODER CEREBRAL
Durante MILHÕES de anos o ser humano andava em média 15km(!) por dia. O nosso cérebro foi evoluindo nesse sentido. Agora, basicamente, temos empregos e formas de vida sedentárias, o que afecta directamente a nossa performance.
Um estudo levado a cabo com indivíduos de 27 anos mostrou que ao fim de 12 semanas com exercício regular, a performance em tarefas executivas aumentou em 30%!
Alguns benefícios do exercício:
- melhora os músculos e os ossos;
- melhora o raciocínio;
- regula o apetite;
- melhora o sistema imunitário
- baixa o risco de diabetes
- aumenta a inteligência fluída (está a ver aquela piada inteligente "criada" na hora? Esse é um exemplo de inteligência fluída)
- trata a depressão
- reduz o risco de Cancro
- baixa em 10% o risco de Demência, em 50% o de Alzheimer e em 50% o de sofrer um AVC.
As boas notícias é que bastam 30 minutos 2x por semana para muitos dos benefícios acima se manifestarem.
REGRA 2: O CÉREBRO TAMBÉM EVOLUI
Se pudéssemos observar o nosso "cérebro" veríamos não uma coisa estática mas algo que constantemente muda, cresce e cria novas ligações.
Temos 3 cérebros, produto da evolução: reptiliano, mamífero e cortex. Enquanto partilhamos os 2 primeiros com muitos dos animais, o último encontra-se muito desenvolvido nos humanos, permitindo-nos fazer coisas fantásticas como "adivinhar" as motivações e pensamentos dos outros (o que nos permite trabalhar em equipa). Para além disso, permite-nos um pensamento simbólico. Por exemplo, o símbolo I pode representar várias coisas:
- um
- pau
- letra i
- nota musical
- etc...
REGRA 3: CADA CÉREBRO É DIFERENTE
Apesar todos termos as mesmas estruturas cerebrais, cada cérebro está ligado de forma diferente. Sabia por exemplo que temos um neurónio específico para o Marco Paulo? E outro para o José Cid? É verdade! Se quer saber o porquê, terá que ler o livro...
REGRA 4: NÃO PRESTAMOS ATENÇÃO A COISAS CHATAS (atenção CEO's!)
É verdade, o nosso cérebro "desliga" perante coisas chatas. Para além disso, só consegue prestar atenção a uma coisa de cada vez: aquela história do "multitasking" é basicamente pura treta que leva as pessoas a cometer até 3x mais erros (por exemplo, é mais perigoso conduzir a falar ao telefone do que com uma taxa de alcoolémia de 0,8 g/l).
DICA PARA APRESENTAÇÕES: o nosso cérebro precisa de estímulos a cada 10 minutos, pelo que se estiver a fazer uma apresentação, estimule emocionalmente a sua audiência a cada 10 minutos (caso contrário, querido CEO, acabou por adormecer quem por lá se encontra).
REGRA 5: REPETIR PARA LEMBRAR
Esquecemos 90% do que aprendemos numa aula após 30 minutos.
Para além disso a nossa memória de curto-prazo, só regista 7 elementos a cada 30 segundos e se a informação não for repetida nesse período, o cérebro esquece!
DICA PARA APRESENTAÇÕES: repita o que é realmente importante e não sobrecarregue a audiência com informação.
REGRA 6: LEMBRAR PARA REPETIR
Descobriu-se há pouco tempo que muitas memórias levam literalmente anos a serem consolidadas!
A melhor forma de criar uma memória a longo prazo é incorporar novas informações gradualmente e repeti-las em intervalos espaçados.
REGRA 7: DORMIR BEM, PENSAR BEM
Passamos 1/3 da nossa vida a dormir mas neste período o nosso cérebro está tudo menos parado.
É uma função fundamental e a falta de sono reduz:
- a atenção
- as funções executivas do cérebro
- o humor
- o raciocínio lógico
- a destreza manual.
DICA PARA CEO's - nunca marcar reuniões entre as 13h e as 15h. Para além do "peso" do almoço, nessa altura existe um encontro entre 2 "exércitos" hormonais relacionados com o ciclo de sono que leva a uma enorme quebra de produtividade.
O que pode ser feito nesta altura, descobriu a NASA, é dormir uma sesta de até 26 minutos - AUMENTA A PRODUTIVIDADE EM 34%!
REGRA 8: CÉREBROS STRESSADOS NÃO APRENDEM TÃO BEM
O stress crónico é extremamente prejudicial, desregulando o sono, baixando as defesas imunitárias e conduzindo a estados como a depressão
Uma curiosidade:
A estabilidade emocional de um casal é o ÚNICO grande preditor do sucesso escolar dos filhos (se quer que o seu filho vá para Harvard, vá para casa e ame a sua mulher). A estabilidade pode inclusivamente ser medida através de uma análise de urina dos FILHOS!
DICA PARA CEO'S: só temos um cérebro, pelo que aquela conversa dos "problemas ficam à porta", não funciona. Problemas em casa aumentam os do trabalho e vice-versa. Ajude antes os colaboradores a superar os problemas.
REGRA 9: ESTIMULAR MAIS OS SENTIDOS AO MESMO TEMPO
Os nossos sentidos trabalham em conjunto, pelo que é importante estimular o maior número possível (ex. numa apresentação utilizar imagens, música de fundo, etc.).
O cheiro, por exemplo, tem um papel fundamental na evocação de memórias (aumenta entre 10-50% a capacidade de nos lembrarmos). No Starbucks, por exemplo, os colaboradores estão proibidos de usar perfume, para não interferirem com o aroma do café.
REGRA 10: A VISÃO SOBREPÕE-SE A TODOS OS SENTIDOS
Somos especialmente bons a recordar imagens. Se ouvirmos uma informação, passados 3 dias só recordamos 10%. Se adicionarmos uma imagem, recordamos 65%!
Ler é pouco eficiente para nós, pois o nosso cérebro reconhece cada letra como uma imagem. Assim, uma frase
DICA PARA FORMADORES:
ESQUEÇAM os Powerpoints cheios de texto, caso ainda os usem! NÃO FUNCIONA!!! (O que fazer? Sugiro a leitura do Presentation Zen ou do Slide:ology – urgentemente!).
REGRA 11: O CÉREBRO MASCULINO É DIFERENTE DO FEMININO
Homens e mulheres têm cérebro diferentes, o que faz com que tenham tendências também diferentes. O livro está cheio de exemplos ricos mas deixamos apenas este: em situações de stress o homem dispara a amígdala direita (foco no todo) enquanto a mulher dispara a esquerda (foco nos detalhes), razão pela qual é comum em discussões o homem virar-se para a mulher e dizer “mas o que é que isso interessa agora???”.
REGRA 12: SOMOS EXPLORADORES POR NATUREZA
Todos nascemos com essa tendência. É a nossa capacidade de hipotetisar que nos leva a explorar. É talvez por essa razão também que tantas pessoas passam o tempo a explorar o email, internet, facebook, etc.
O Google ultrapassou inteligentemente (e potenciou) a questão:
20% do tempo os colaboradores podem fazer o que lhes apetecer (50% dos seus produtos vêm daí).
RESUMINDO AS 12 REGRAS:
1 – O exercício físico aumenta o poder cerebral
2 – O cérebro também evolui
3 – Cada cérebro está ligado de forma diferente
4 – Não prestamos atenção a coisas chatas
5 – Repetir para lembrar
6 – Lembrar para repetir
7 – Dormir bem, pensar bem
8 – Cérebros stressados não aprendem bem
9 – Estimular mais os sentidos ao mesmo tempo
10 – A visao sobrepõe-se a todos os sentidos
11 – O cérebro masculino é diferente do feminine
12 – Somos exploradores por natureza
sábado, 16 de abril de 2011
Saúde: enfermeiros são os mais elogiados
Olá pessoALL, que notícia maravilhosa!
No meio de tantas palavras negativas que temos ouvido por causa da política, enfim recebemos elogios.
Queixas deixadas no Livro de Reclamações pelos utentes diminuíram. Médicos são os que recebem mais queixas
Os enfermeiros são o grupo profissional de saúde que é menos visado nas reclamações dos utentes e um dos que mais elogios recebem, de acordo com as queixas deixadas no Livro de Reclamações das instituições de saúde, avança a agência Lusa.
Os dados constam do relatório da Inspecção-Geral das Actividades em Saúde (IGAS) sobre o funcionamento do Gabinete do Utente/Cidadão nos estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em 2010.
De acordo com este documento, disponível no site da IGAS, foram registadas 49.197 reclamações dos utentes, o que representa uma diminuição de sete por cento em relação a 2009, com menos 3.582 queixas.
Os utentes queixaram-se mais dos médicos, o grupo profissional que motivou mais reclamações (50 por cento) e também mais elogios (33 por cento).
Por oposição, os enfermeiros foram os que menos queixas receberam (oito por cento) e o segundo a receber mais elogios (25 por cento).
As direcções e chefias foram alvo de 23 por cento das queixas dos utentes e os assistentes técnicos 12 por cento.
Depois dos médicos e enfermeiros, os auxiliares de acção médica receberam 17 por cento dos elogios, seguidos dos assistentes técnicos (11 por cento) e das direcções e chefias (oito por cento).
O relatório indica que 62 por cento das reclamações foram efectuadas nos hospitais, embora sublinhe que foram estes que também mereceram mais elogios (89 por cento).
Sobre o tipo de queixas, a prestação de cuidados de saúde foi a que motivou mais reclamações (29.455, ou seja 56,5 por cento).
Nesta área, o tempo de espera para a prestação de cuidados de saúde motivou 16.741 queixas, ou seja, 32,13 por cento.
A nível hospitalar, o serviço de urgência foi o mais visado pelas queixas dos utentes: 52,6 por cento, enquanto nos cuidados de saúde primários foram as consultas médicas (39 por cento).
O Centro Hospitalar de Cascais é o que tem a maior taxa de reclamações (peso das reclamações face à actividade) com 4,52 por mil, tendo motivado 270.110 queixas. No lado oposto, encontra-se o Hospital DR. Francisco Zagalo, em Ovar, com uma taxa de reclamações de 0,16 por mil, que motivaram 32.019 queixas dos utentes.
No meio de tantas palavras negativas que temos ouvido por causa da política, enfim recebemos elogios.
Queixas deixadas no Livro de Reclamações pelos utentes diminuíram. Médicos são os que recebem mais queixas
Os enfermeiros são o grupo profissional de saúde que é menos visado nas reclamações dos utentes e um dos que mais elogios recebem, de acordo com as queixas deixadas no Livro de Reclamações das instituições de saúde, avança a agência Lusa.
Os dados constam do relatório da Inspecção-Geral das Actividades em Saúde (IGAS) sobre o funcionamento do Gabinete do Utente/Cidadão nos estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em 2010.
De acordo com este documento, disponível no site da IGAS, foram registadas 49.197 reclamações dos utentes, o que representa uma diminuição de sete por cento em relação a 2009, com menos 3.582 queixas.
Os utentes queixaram-se mais dos médicos, o grupo profissional que motivou mais reclamações (50 por cento) e também mais elogios (33 por cento).
Por oposição, os enfermeiros foram os que menos queixas receberam (oito por cento) e o segundo a receber mais elogios (25 por cento).
As direcções e chefias foram alvo de 23 por cento das queixas dos utentes e os assistentes técnicos 12 por cento.
Depois dos médicos e enfermeiros, os auxiliares de acção médica receberam 17 por cento dos elogios, seguidos dos assistentes técnicos (11 por cento) e das direcções e chefias (oito por cento).
O relatório indica que 62 por cento das reclamações foram efectuadas nos hospitais, embora sublinhe que foram estes que também mereceram mais elogios (89 por cento).
Sobre o tipo de queixas, a prestação de cuidados de saúde foi a que motivou mais reclamações (29.455, ou seja 56,5 por cento).
Nesta área, o tempo de espera para a prestação de cuidados de saúde motivou 16.741 queixas, ou seja, 32,13 por cento.
A nível hospitalar, o serviço de urgência foi o mais visado pelas queixas dos utentes: 52,6 por cento, enquanto nos cuidados de saúde primários foram as consultas médicas (39 por cento).
O Centro Hospitalar de Cascais é o que tem a maior taxa de reclamações (peso das reclamações face à actividade) com 4,52 por mil, tendo motivado 270.110 queixas. No lado oposto, encontra-se o Hospital DR. Francisco Zagalo, em Ovar, com uma taxa de reclamações de 0,16 por mil, que motivaram 32.019 queixas dos utentes.
sexta-feira, 15 de abril de 2011
Inteligência Naturalista - Howard Gardner
A inteligência naturalista se refere à habilidade humana de reconhecer objetos na natureza. Em outras palavras, trata-se da capacidade de distinguir plantas, animais, rochas. É fácil perceber que isso é indispensável para a sobrevivência no ambiente natural. Já se sabe que áreas específicas do cérebro entram em ação quando precisamos nos valer dessa habilidade. Botânicos e pessoas que trabalham no campo, por exemplo, precisam explorar a inteligência naturalista para dar conta de suas atividades. Podemos ainda citar o criador da Teoria da Evolução, Charles Darwin, como alguém que possuía a inteligência naturalista em nível muito elevado. E não se pode esquecer de que ela é vital para as sociedades que ainda hoje dependem exclusivamente da natureza, como alguns índios da floresta amazônica e, por isto fica claro que, além do homem interagir com esses seres vivos da natureza, também deve cuidar deles, facilitar o estabelecimento de relações entre umas espécies e outras; os diferentes sistemas linguísticos, enfim uma vida com e neles.
Essa inteligência também é conhecida como inteligência biológica ou ecológica, e manifesta-se em diferentes níveis do jardineiro ao paisagista, do "amante" da natureza ao florista. É a inteligência dos envolvidos em causas ecológicas, como os ambientalistas, espiritualistas, geógrafos, zoólogos, veterinários etc. Presente de maneira extremamente marcante em personagens geniais como Charles Darwin, Laplace, Humboldt e outros.
Já vi muitas mensagens de interacção entre Seres, mais esta foi a melhor, me emocionou profundamente, espero que um dia a “humanidade’” compreenda o verdadeiro propósito de ser H-U-M-A-N-O.
"No começo pensei que estivesse lutando para salvar seringueiros, depois pensei que estava lutando para salvar a floresta amazônica. Agora, percebo que estou lutando pela humanidade". (Chico Mendes)
Leia a entrevista com o principal impulsionar e criador do conceito de múltiplas inteligências http://www.pucrs.br/mj/entrevista-04-2010.php
Essa inteligência também é conhecida como inteligência biológica ou ecológica, e manifesta-se em diferentes níveis do jardineiro ao paisagista, do "amante" da natureza ao florista. É a inteligência dos envolvidos em causas ecológicas, como os ambientalistas, espiritualistas, geógrafos, zoólogos, veterinários etc. Presente de maneira extremamente marcante em personagens geniais como Charles Darwin, Laplace, Humboldt e outros.
Já vi muitas mensagens de interacção entre Seres, mais esta foi a melhor, me emocionou profundamente, espero que um dia a “humanidade’” compreenda o verdadeiro propósito de ser H-U-M-A-N-O.
"No começo pensei que estivesse lutando para salvar seringueiros, depois pensei que estava lutando para salvar a floresta amazônica. Agora, percebo que estou lutando pela humanidade". (Chico Mendes)
Leia a entrevista com o principal impulsionar e criador do conceito de múltiplas inteligências http://www.pucrs.br/mj/entrevista-04-2010.php
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quinta-feira, 14 de abril de 2011
O melhor amigo da noiva
Dá para dar umas boas gargalhadas e reflectir sobre o adiar decisões, o adiar a expressão de um sentimento.
Para Tom (Patrick Dempsey), a vida é boa: ele é sexy, bem sucedido, tem muita sorte com as mulheres e sabe que sempre pode contar com Hannah (Michelle Monaghan), sua encantadora melhor amiga, e única presença constante em sua vida. É a combinação perfeita, até que Hannah parte numa viagem de seis semanas, a negócios, para a Escócia... e Tom fica perplexo ao perceber como sua vida ficou vazia sem ela. Ele decide pedir Hannah em casamento assim que ela chegar - mas se frustra ao descobrir que ela ficou noiva de um belo e rico escocês, e planeja viver seu amor no exterior. Quando Hannah convida Tom para ser "sua dama de honra", ele aceita o papel, relutante, mas apenas para tentar persuadir Hannah e impedir o casamento, antes que seja tarde demais
Elenco: Busy Philipps, Michelle Monaghan, Patrick Dempsey, Kevin McKidd, Kelly Carlson, Sydney Pollack, Kathleen Quinlan, Beau Garrett.
http://youtu.be/TbICp_6eR6U
Para Tom (Patrick Dempsey), a vida é boa: ele é sexy, bem sucedido, tem muita sorte com as mulheres e sabe que sempre pode contar com Hannah (Michelle Monaghan), sua encantadora melhor amiga, e única presença constante em sua vida. É a combinação perfeita, até que Hannah parte numa viagem de seis semanas, a negócios, para a Escócia... e Tom fica perplexo ao perceber como sua vida ficou vazia sem ela. Ele decide pedir Hannah em casamento assim que ela chegar - mas se frustra ao descobrir que ela ficou noiva de um belo e rico escocês, e planeja viver seu amor no exterior. Quando Hannah convida Tom para ser "sua dama de honra", ele aceita o papel, relutante, mas apenas para tentar persuadir Hannah e impedir o casamento, antes que seja tarde demais
Elenco: Busy Philipps, Michelle Monaghan, Patrick Dempsey, Kevin McKidd, Kelly Carlson, Sydney Pollack, Kathleen Quinlan, Beau Garrett.
http://youtu.be/TbICp_6eR6U
O dia do silêncio - domingo 8 de Maio
Olá! No dia 8 de maio, vamos SILENCIAR. Silêncio exterior para ouvir a voz interior!...
Estarei das 9hs da manhã até as 19hs recebendo as pessoas que desejem ter um momento especial para o seu silêncio.
...
Neste espaço você não encontrará luxo, materialismo e outras coisas que você pode estar muito acostumado.
No entanto, com certeza vai encontrar humildade, simplicidade, vontade de doar, respeito pelo ser humano que você é e pelo seu silêncio.
O convite é extensivo a todas as pessoas de qualquer idade, raça, nacionalidade e localidade geográfica. Eu também estarei lá a procura do meu silêncio!!!
Para quem está longe cá em Portugal, no Brasil, Espanha ou outro lugar e não pode vir fisicamente, pode vir com a sua mente e a sua energia. É simples: Esteja onde estiver, em casa, na praia, sozinho ou acompanhado, é suficiente fechar os olhos e ouvir apenas o seu interior. Defina o que você deseja silenciar na sua vida.
Como irá funcionar?
Não há um programa definido. Haverá um conjunto de técnicas que serão realizadas com as pessoas. Poderá desejar fazer a técnica de forma individual ou em grupo. Isto será falado comigo, na hora em que chegar.
Seleccionei algumas técnicas e vamos desfrutar delas ao longo do dia.
Você pode vir a hora que lhe for mais conveniente. Se já estivermos a fazer uma técnica, peço que aguarde um pouco para se integrar na próxima técnica.
Se desejar vir de manhã e voltar no final do dia, venha!!! Quanto mais silêncio... melhor!
Peço apenas que traga almofada ou manta para estar mais confortável.
O nosso encontro para o silêncio interior será no Patos no Lago - Rua do Montebelo, 116, Foz. Veja mais detalhes em www.patosnolago.com ou http://www.carlaafonso.com/?page_id=342 (mapa)
Farei uma breve pausa de 10min às 11h50m, outra pausa de 20min às 14h30m e outra pausa de 10min às 17h15m.
Usando o conceito do filme "favores em cadeia", informe e convide os seus familiares, os amigos, os colegas de trabalho, os vizinhos, as pessoas que precisam de uma "pausa".
Silencie a crítica e ouvirá a ACEITAÇÃO.
Silencie o materialismo e ouvirá a ESPIRITUALIDADE.
Silencie o luxo e ouvirá a SIMPLICIDADE.
Silencie a arrogância e ouvirá a HUMILDADE.
Qualquer dúvida, escreva para carvalhoevel@hotmail.com. - 967302010
Um abraceijo silencioso, Angela Escada
Estarei das 9hs da manhã até as 19hs recebendo as pessoas que desejem ter um momento especial para o seu silêncio.
...
Neste espaço você não encontrará luxo, materialismo e outras coisas que você pode estar muito acostumado.
No entanto, com certeza vai encontrar humildade, simplicidade, vontade de doar, respeito pelo ser humano que você é e pelo seu silêncio.
O convite é extensivo a todas as pessoas de qualquer idade, raça, nacionalidade e localidade geográfica. Eu também estarei lá a procura do meu silêncio!!!
Para quem está longe cá em Portugal, no Brasil, Espanha ou outro lugar e não pode vir fisicamente, pode vir com a sua mente e a sua energia. É simples: Esteja onde estiver, em casa, na praia, sozinho ou acompanhado, é suficiente fechar os olhos e ouvir apenas o seu interior. Defina o que você deseja silenciar na sua vida.
Como irá funcionar?
Não há um programa definido. Haverá um conjunto de técnicas que serão realizadas com as pessoas. Poderá desejar fazer a técnica de forma individual ou em grupo. Isto será falado comigo, na hora em que chegar.
Seleccionei algumas técnicas e vamos desfrutar delas ao longo do dia.
Você pode vir a hora que lhe for mais conveniente. Se já estivermos a fazer uma técnica, peço que aguarde um pouco para se integrar na próxima técnica.
Se desejar vir de manhã e voltar no final do dia, venha!!! Quanto mais silêncio... melhor!
Peço apenas que traga almofada ou manta para estar mais confortável.
O nosso encontro para o silêncio interior será no Patos no Lago - Rua do Montebelo, 116, Foz. Veja mais detalhes em www.patosnolago.com ou http://www.carlaafonso.com/?page_id=342 (mapa)
Farei uma breve pausa de 10min às 11h50m, outra pausa de 20min às 14h30m e outra pausa de 10min às 17h15m.
Usando o conceito do filme "favores em cadeia", informe e convide os seus familiares, os amigos, os colegas de trabalho, os vizinhos, as pessoas que precisam de uma "pausa".
Silencie a crítica e ouvirá a ACEITAÇÃO.
Silencie o materialismo e ouvirá a ESPIRITUALIDADE.
Silencie o luxo e ouvirá a SIMPLICIDADE.
Silencie a arrogância e ouvirá a HUMILDADE.
Qualquer dúvida, escreva para carvalhoevel@hotmail.com. - 967302010
Um abraceijo silencioso, Angela Escada
sábado, 9 de abril de 2011
Soluções para economia no Supermercado
Em Londres existe o "The People's Supermarket" (Supermercado do Povo), que visa combater o controle dos grandes hipermercados, colocando de volta o poder nas mãos dos consumidores locais e produtores. É um mercado que faz os clientes trabalharem como caixas, faxineiros e balconistas, assim pagam mais barato. O cliente paga uma taxa anual equivalente a R$70 ou 31€, e se compromete a trabalhar cerca de 4 horas mensais no supermercado e assim ganha descontos de até 46% no produto!
O supermercado já conta com mais de 500 clientes/ colaboradores, de estudantes a empresários. Além de não gastar dinheiro com funcionários e não ter fins lucrativos, o supermercado negocia alimentos com produtores locais, barateando ainda mais o preço dos produtos, fazendo além de tudo, que o supermercado tenha preços mais justos.
O idealizador e chef Arthur Potts, gostaria de ver o supermercado em todo o Reino Unido, mas ele não vai criar uma franquia, "se isso pode ser emulado, se as pessoas querem fazer, então vamos ajudá-los, mas não podemos franquiar, porque é um projeto para a comunidade."
Leia mais em http://www.thepeoplessupermarket.org/
O supermercado já conta com mais de 500 clientes/ colaboradores, de estudantes a empresários. Além de não gastar dinheiro com funcionários e não ter fins lucrativos, o supermercado negocia alimentos com produtores locais, barateando ainda mais o preço dos produtos, fazendo além de tudo, que o supermercado tenha preços mais justos.
O idealizador e chef Arthur Potts, gostaria de ver o supermercado em todo o Reino Unido, mas ele não vai criar uma franquia, "se isso pode ser emulado, se as pessoas querem fazer, então vamos ajudá-los, mas não podemos franquiar, porque é um projeto para a comunidade."
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sexta-feira, 8 de abril de 2011
Lutar e vencer
"Existem homens que lutam um dia e são bons; existem outros que lutam um ano e são melhores; existem aqueles que lutam muitos anos e são muito bons. Porém, existem os que lutam toda a vida. Estes são os imprescindíveis."
Bertolt Brecht
Bertolt Brecht
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