Brain Rules - John Medina (2009)
o autor conduz-nos com o seu elevado sendido de humor através de 12 regras relacionadas com o funcionamento do cérebro.
REGRA 1: O EXERCÍCIO AUMENTA PODER CEREBRAL
Durante MILHÕES de anos o ser humano andava em média 15km(!) por dia. O nosso cérebro foi evoluindo nesse sentido. Agora, basicamente, temos empregos e formas de vida sedentárias, o que afecta directamente a nossa performance.
Um estudo levado a cabo com indivíduos de 27 anos mostrou que ao fim de 12 semanas com exercício regular, a performance em tarefas executivas aumentou em 30%!
Alguns benefícios do exercício:
- melhora os músculos e os ossos;
- melhora o raciocínio;
- regula o apetite;
- melhora o sistema imunitário
- baixa o risco de diabetes
- aumenta a inteligência fluída (está a ver aquela piada inteligente "criada" na hora? Esse é um exemplo de inteligência fluída)
- trata a depressão
- reduz o risco de Cancro
- baixa em 10% o risco de Demência, em 50% o de Alzheimer e em 50% o de sofrer um AVC.
As boas notícias é que bastam 30 minutos 2x por semana para muitos dos benefícios acima se manifestarem.
REGRA 2: O CÉREBRO TAMBÉM EVOLUI
Se pudéssemos observar o nosso "cérebro" veríamos não uma coisa estática mas algo que constantemente muda, cresce e cria novas ligações.
Temos 3 cérebros, produto da evolução: reptiliano, mamífero e cortex. Enquanto partilhamos os 2 primeiros com muitos dos animais, o último encontra-se muito desenvolvido nos humanos, permitindo-nos fazer coisas fantásticas como "adivinhar" as motivações e pensamentos dos outros (o que nos permite trabalhar em equipa). Para além disso, permite-nos um pensamento simbólico. Por exemplo, o símbolo I pode representar várias coisas:
- um
- pau
- letra i
- nota musical
- etc...
REGRA 3: CADA CÉREBRO É DIFERENTE
Apesar todos termos as mesmas estruturas cerebrais, cada cérebro está ligado de forma diferente. Sabia por exemplo que temos um neurónio específico para o Marco Paulo? E outro para o José Cid? É verdade! Se quer saber o porquê, terá que ler o livro...
REGRA 4: NÃO PRESTAMOS ATENÇÃO A COISAS CHATAS (atenção CEO's!)
É verdade, o nosso cérebro "desliga" perante coisas chatas. Para além disso, só consegue prestar atenção a uma coisa de cada vez: aquela história do "multitasking" é basicamente pura treta que leva as pessoas a cometer até 3x mais erros (por exemplo, é mais perigoso conduzir a falar ao telefone do que com uma taxa de alcoolémia de 0,8 g/l).
DICA PARA APRESENTAÇÕES: o nosso cérebro precisa de estímulos a cada 10 minutos, pelo que se estiver a fazer uma apresentação, estimule emocionalmente a sua audiência a cada 10 minutos (caso contrário, querido CEO, acabou por adormecer quem por lá se encontra).
REGRA 5: REPETIR PARA LEMBRAR
Esquecemos 90% do que aprendemos numa aula após 30 minutos.
Para além disso a nossa memória de curto-prazo, só regista 7 elementos a cada 30 segundos e se a informação não for repetida nesse período, o cérebro esquece!
DICA PARA APRESENTAÇÕES: repita o que é realmente importante e não sobrecarregue a audiência com informação.
REGRA 6: LEMBRAR PARA REPETIR
Descobriu-se há pouco tempo que muitas memórias levam literalmente anos a serem consolidadas!
A melhor forma de criar uma memória a longo prazo é incorporar novas informações gradualmente e repeti-las em intervalos espaçados.
REGRA 7: DORMIR BEM, PENSAR BEM
Passamos 1/3 da nossa vida a dormir mas neste período o nosso cérebro está tudo menos parado.
É uma função fundamental e a falta de sono reduz:
- a atenção
- as funções executivas do cérebro
- o humor
- o raciocínio lógico
- a destreza manual.
DICA PARA CEO's - nunca marcar reuniões entre as 13h e as 15h. Para além do "peso" do almoço, nessa altura existe um encontro entre 2 "exércitos" hormonais relacionados com o ciclo de sono que leva a uma enorme quebra de produtividade.
O que pode ser feito nesta altura, descobriu a NASA, é dormir uma sesta de até 26 minutos - AUMENTA A PRODUTIVIDADE EM 34%!
REGRA 8: CÉREBROS STRESSADOS NÃO APRENDEM TÃO BEM
O stress crónico é extremamente prejudicial, desregulando o sono, baixando as defesas imunitárias e conduzindo a estados como a depressão
Uma curiosidade:
A estabilidade emocional de um casal é o ÚNICO grande preditor do sucesso escolar dos filhos (se quer que o seu filho vá para Harvard, vá para casa e ame a sua mulher). A estabilidade pode inclusivamente ser medida através de uma análise de urina dos FILHOS!
DICA PARA CEO'S: só temos um cérebro, pelo que aquela conversa dos "problemas ficam à porta", não funciona. Problemas em casa aumentam os do trabalho e vice-versa. Ajude antes os colaboradores a superar os problemas.
REGRA 9: ESTIMULAR MAIS OS SENTIDOS AO MESMO TEMPO
Os nossos sentidos trabalham em conjunto, pelo que é importante estimular o maior número possível (ex. numa apresentação utilizar imagens, música de fundo, etc.).
O cheiro, por exemplo, tem um papel fundamental na evocação de memórias (aumenta entre 10-50% a capacidade de nos lembrarmos). No Starbucks, por exemplo, os colaboradores estão proibidos de usar perfume, para não interferirem com o aroma do café.
REGRA 10: A VISÃO SOBREPÕE-SE A TODOS OS SENTIDOS
Somos especialmente bons a recordar imagens. Se ouvirmos uma informação, passados 3 dias só recordamos 10%. Se adicionarmos uma imagem, recordamos 65%!
Ler é pouco eficiente para nós, pois o nosso cérebro reconhece cada letra como uma imagem. Assim, uma frase
DICA PARA FORMADORES:
ESQUEÇAM os Powerpoints cheios de texto, caso ainda os usem! NÃO FUNCIONA!!! (O que fazer? Sugiro a leitura do Presentation Zen ou do Slide:ology – urgentemente!).
REGRA 11: O CÉREBRO MASCULINO É DIFERENTE DO FEMININO
Homens e mulheres têm cérebro diferentes, o que faz com que tenham tendências também diferentes. O livro está cheio de exemplos ricos mas deixamos apenas este: em situações de stress o homem dispara a amígdala direita (foco no todo) enquanto a mulher dispara a esquerda (foco nos detalhes), razão pela qual é comum em discussões o homem virar-se para a mulher e dizer “mas o que é que isso interessa agora???”.
REGRA 12: SOMOS EXPLORADORES POR NATUREZA
Todos nascemos com essa tendência. É a nossa capacidade de hipotetisar que nos leva a explorar. É talvez por essa razão também que tantas pessoas passam o tempo a explorar o email, internet, facebook, etc.
O Google ultrapassou inteligentemente (e potenciou) a questão:
20% do tempo os colaboradores podem fazer o que lhes apetecer (50% dos seus produtos vêm daí).
RESUMINDO AS 12 REGRAS:
1 – O exercício físico aumenta o poder cerebral
2 – O cérebro também evolui
3 – Cada cérebro está ligado de forma diferente
4 – Não prestamos atenção a coisas chatas
5 – Repetir para lembrar
6 – Lembrar para repetir
7 – Dormir bem, pensar bem
8 – Cérebros stressados não aprendem bem
9 – Estimular mais os sentidos ao mesmo tempo
10 – A visao sobrepõe-se a todos os sentidos
11 – O cérebro masculino é diferente do feminine
12 – Somos exploradores por natureza
Sem comentários:
Enviar um comentário