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sábado, 10 de março de 2012

Inteligência emocional nas crianças


Inteligência Emocional é a capacidade de reconhecer os nossos próprios sentimentos, bem como os alheios, de motivar-nos e de saber gerir o que sentimos. Emoções e sentimentos são vivências importantes e marcantes desde o início da existência de uma criança.

Considerando que uma das formas mais eficazes de aprendizagem emocional é através da observação que leva muitas vezes à imitação, os adultos devem aprender a gerir as suas emoções e sentimentos em benefício de uma melhor qualidade emocional no ambiente familiar, escolar e social.

Como na vida tudo tem o seu lado bom e o menos bom, precisamos ter atenção na qualidade da expressão das nossas emoções e sentimentos diante das nossas crianças.

Desde pequenas, as crianças são capazes de sentir e perceber todas as emoções de um adulto, só que ainda não sabem como identificar, compreender e muito menos gerir.

A capacidade de perceber é inata, mas precisa de ser amadurecida. A capacidade de identificar, compreender e gerir, ao contrário, têm que ser aprendidas e são organizadas, pouco a pouco, na interação social. Se a família é o primeiro contacto emocional, temos a oportunidade de fazer o nosso melhor sem interferências iniciais.

Quando as crianças não desenvolvem na infância as habilidades e competências sócio-emocionais, podem tornar-se adultos insensíveis e indiferentes à dor e ao sofrimento alheios, inclusive quando estes são causados por si mesmo.

Baseado no que identifico em algumas famílias, ofereço algumas sugestões para lidarem com a educação emocional das crianças:

Devem descrever as emoções sentidas, de forma adequada, expressando-as por meio de palavras, gestos e também ensinar as crianças a expressar o que sentem. Os miúdos podem expressar pelo desenho, pintura, jogos lúdicos. Se elas aprendem a expressar de forma adequada, estão no caminho certo de aprender a identificar o que sentem e assim melhoram a possibilidade de gerir, tanto para beneficiar-se, como para melhorar o relacionamento interpessoal.

Sejam adultos suficientemente bons para as crianças. Construam regras juntamente com as crianças, adequadas à idade emocional delas. E se tiver que punir, façam com consciência, vossa e da criança! Vocês podem abraçar a criança e dizer “lamento minha querida, porém ficou combinado que se você não tirasse nota positiva, deixaria de jogar Play station. Vamos ajuda-la a melhorar as suas notas”.

E como tudo na vida se é demais faz mal e, com certeza, não seria diferente em relação às emoções e sentimentos,  o sucesso é sempre o equilíbrio, nem excesso nem escassez. Por isto a super-proteção é uma atitude amorosa, porém inadequada.  Como adultos queremos proteger as nossas crianças das dores da vida, mas ao exagerarmos impedimos o seu pleno desenvolvimento. Lembrem-se: equilíbrio!

Demonstrem interesse pelas atividades e conquistas das crianças e, elogiem de forma sincera o que elas fizerem bem feito.

Não usem chantagem emocional.  “Se você fizer isso, ficarei triste”.  No futuro, isso será uma fonte de culpa e de angústia para a criança.  É melhor ficar neutro: “não queremos que você faça isso”.

É fundamental ensinar as crianças a solucionar por si próprias os seus problemas. Alguns adultos tentam solucionar os problemas das crianças e, não dão a elas a oportunidade de pensarem e actuarem por si próprias. Ignorar um problema, não faz com que ele deixe de existir. A prática na solução de problemas melhora a capacidade de resolução e tomada de decisão no futuro.

Os adultos devem definir como objectivos emocionais para as crianças, desenvolverem a confiança que traz a certeza de que tem muitas possibilidades de êxito no que empreendem e que podem contar com os adultos para ajudar nessa tarefa. Também a intencionalidade, que é o desejo e a capacidade de conseguir algo e de actuar em consequência disso, que reforça o sentir-se competente e eficaz. Muito importante é a empatia, para compreender os outros e facilitar para que seja compreendido por eles. Assim como, a capacidade de comunicar e a cooperar para harmonizar as próprias necessidades com as dos outros nas actividades de grupo.

Assim, cada criança que aprendeu inteligência emocional com a sua família, faz parte de um grupo na Escola e constrói um ambiente favorável à aprendizagem nessa escola. Já está provado que um clima emocional adequado dentro de sala de aula, em que os alunos se dão bem com os colegas, não há brigas, o relacionamento harmonioso predomina e não há interrupções nas aulas, eles aprendem melhor. É o quociente emocional a ajudar o intelectual.

Lembrem-se: Se não estamos satisfeitos com os resultados, devemos mudar a forma como fazemos e agimos.
Um abraceijo,
Angela Escada
Texto escrito para a CAFAP CF -  ASAS - Associação de Solidariedade e Acção Social de Santo Tirso

Will Ferguson – Ser Feliz


...tenha em mente que Ser feliz se passa no futuro — no futuro próximo. Ah, digamos, daqui a dez minutos...

O mundo estava carregado de pessoas insatisfeitas, frustradas e complexadas correndo de um lado para o outro em existências vazias e sem sentido. Picaretas prometiam soluções milagrosas, loções contra a calvície, dietas revolucionárias, Coca-Cola diet realmente sem açúcar. Mesmo que nunca nenhum deles cumprisse a promessa, continuavam vendendo livros, vídeos, manuais, frases feitas para serem coladas na geladeira, etc. 

Tudo mudou quando um manual de auto-ajuda que realmente funcionava surgiu. Ele prometia que as pessoas parariam de fumar só de ler suas páginas. E as pessoas paravam. Prometia que ninguém mais beberia ou consumiria drogas. E isso realmente aconteceu. 

Os resultados foram catastróficos: as indústrias de fumo, de álcool, os traficantes e as instituições de recuperação, isto é, os pilares da civilização contemporânea, começaram a definhar e falir. 

Pior: a industria da moda foi à bancarrota, pois todo mundo começou a compreender que precisava se preocupar com o seu interior e não com a aparência; fábricas de produtos artificiais carregados de colesterol e elementos cancerígenos desapareceram, dando lugar para a agricultura de produtos naturais e saudáveis. E, em toda parte, no planeta inteiro, ninguém mais brigava, discutia ou xingava no trânsito: só ficavam dando-se abraços e votos de felicidade, pois todos eram felizes, felizes, felizes!
Em outras palavras, era o fim do mundo. 

O culpado por tudo isso foi Edwin De Valu, editor da Panderic Books Incorporated. Edwin odiava seu chefe -obviamente, odiava os colegas e odiava seu trabalho, tinha um caso mal-resolvido com a rechonchuda e sexy May e era casado com Jenni, que havia sido chefe de torcida na escola e que nunca teria olhado para ele se tivessem se conhecido em outra época. 

Por uma série de circunstâncias, principalmente a incompetência de Edwin e a estupidez de seu chefe, ele acabou publicando "O Que Aprendi na Montanha", de um cara chamado Tupak Soiree.
O livro tem mais de mil páginas, um apanhado total de todos os manuais de auto-ajuda que já surgiram na face da terra. E que realmente funciona, etc e tal.

Este é um livro sobre o fim do mundo e, como tal, envolve livros de receitas dietéticas, gurus do ramo da auto-ajuda, condenados rastejando por canos de esgoto, editores com excesso de trabalho, o colapso econômico dos Estados Unidos e a expansão do cultivo de alfafa. E acho que, a certa altura, uma das personagens também perde um dedo. Esta é a história de um apocalipse: Apocalipse Legal. Fala de uma devastadora peste de felicidade humana, de uma epidemia de abraços sonsos e calorosos, e de um trailer misterioso na orla de um deserto...

"Ser Feliz" é uma sátira arrasadora e definitiva da indústria de auto-ajuda. Engraçado, envolvente, divertido e emocionante, um fantástico jorro de bom humor como há muito tempo não se via. Mas é lógico que sua ironia cáustica e corrosiva não se limita a fazer piadinhas sobre os pauloscoelhos ou zibiasgasparettos norte-americanos. Ao descer a lenha neste segmento "cultural", Ferguson realiza uma autêntica lavagem de alma em toda a nossa vida moderna.


quinta-feira, 8 de março de 2012

“ser bonita não interessa, seja interessante !”


Mulher!!!
Maravilha!!!
Menina!!!
Motivada!!!
Meiga!!!

Médica no dia-a-dia!!!
Macia!!!
Marcante!!!
Madura!!!
Moderna!!!
Moldável!!!
Manhosa!!!
Magnífica!!!
...Mãe!!!

Dia Internacional da mulher


Não se ama duas vezes a mesma mulher.
Machado de Assis
claro que não, a mulher cresce, amadurece e vai assim num galopante desenvolvimento.

Quando olho para o meu passado, encontro uma mulher bem parecida comigo - por acaso, eu mesma - porém essa mulher sabia menos, conhecia menos lugares, menos emoções.
Martha Medeiros

Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores.
Cora Coralina

"Mulher é desdobrável. Eu sou." Adélia Prado

A vida no interior, embora não deixe a mulher mais elegante, ensina como escutar o coração - e entender seus instintos. Paulo Coelho

A sabedoria das mulheres não é raciocinar, é sentir. Immanuel Kant

terça-feira, 6 de março de 2012

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E AUTOESTIMA

http://www.pnl.med.br/curso_inteligencia_emocional_2012_1.htmhttp://www.pnl.med.br/curso_inteligencia_emocional_2012_1.htm

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E AUTOESTIMA
Onde existe a vontade, existem os caminhos - Carl Rogers

Um dos caminhos é este curso prático e vivencial. É uma excelente oportunidade para refletir sobre a sua qualidade de vida emocional. Centrado em Soluções Saudáveis, que conduzam as pessoas envolvidas à Satisfação e mantendo Sempre um Sorriso de Sucesso interior, com muita Simplicidade, percorrendo o caminho na procura da nossa Sabedoria.

Temas:
- Autoconsciência – O valor interior
- Autorregulação – a importância de “educar” as emoções
- Automotivação – utilizar as emoções em benefício das metas
- Empatia – Interagir com as emoções de outras pessoas
- Habilidades sociais – Como gerir personalidades delicadas
Objetivos:
- Melhorar o seu autoconhecimento
- Desenvolver estratégias para ser emocionalmente inteligente
- Identificar comportamentos pessoais que dificultem os relacionamentos
- Identificar os comportamentos difíceis de outras pessoas
- Conhecer as estratégias mais indicadas para lidar com cada situação
- Como usar positivamente as personalidades difíceis
- Manter uma visão positiva e rica do mundo e ajudar outras pessoas a fazer o mesmo
- Melhorar a qualidade de vida

Conteúdo Programático:
- A medalha de ouro da Inteligência Emocional - autoconhecimento e roda emocional
- A tipologia das emoções: positivas e negativas
- Técnicas de auto-observação
- Características mais marcantes na personalidade de cada ser humano
- Classificar e compreender os diferentes tipos de personalidade
- A origem das personalidades difíceis – os traços de personalidade e a genética
- O cérebro emocional e como harmonizar emoção e pensamento
- Habilidades para empreender mudanças positivas em si e nos outros
- Estratégias indicadas para cada tipo de personalidade
- Como dominar emoções e torná-las positivas
- Modificar pensamento negativo para força impulsionadora
- Técnicas de respiração, relaxamento e meditação.
-  Técnicas para eliminar registros mentais negativos
- Assumir o controle dos relacionamentos
- Empatia - Perceber o mundo através da perspectiva de outra pessoa
- Reconhecer as emoções dos outros e agir assertivamente
- Como desenvolver a "escuta ativa" para captar e filtrar

- Atitudes perante as dificuldades: a chave do êxito
- Comunicação subjetiva para aproximação com pessoas e para soluções criativas
- Como transformar relações desfavoráveis em relações favoráveis
- Exercício prático com identificação de estratégias facilitadoras do relacionamento

Na 2 últimas horas do curso, depois das reflexões realizadas, cada um terá construído um perfil individual e estará apto a preparar um plano de desenvolvimento pessoal e interpessoal

Material incluso: Exercícios e um CD

http://www.pnl.med.br/new/?pagina=curso&codCurso=30

Metodologia: Jogos Pedagógicos, vivências e reflexões positivas com elaboração de plano de ação

Informações e Inscrições:
(21) 2551-1032 / 2551-
7647
inap@pnl.med.br 

Yara Vasconcellos
 

segunda-feira, 5 de março de 2012

Casais e ternura

Um pedido delicado para os casais, namorados, namoridos, amantes, de longa data ou se conheceram ontem....do mesmo sexo ou não... nacionalidades variadas...não importa.... assistam este vídeo e vejam como é lindo!!! qualquer casal, desde que o deseje, é capaz de desenvolver em si e no outro este clima de ternura, meiguice, sensualidade, cumplicidade, sintonia...
experimentem!!!

domingo, 4 de março de 2012

Cidades da Europa

 Innsbruck <http://www.imagensviagens.com/innsbruck.htm>
 Toulouse <http://www.imagensviagens.com/toulouse.htm>
 Assis <http://www.imagensviagens.com/assissi.htm>
 York <http://www.imagensviagens.com/york.htm>
 Moscou <http://www.imagensviagens.com/moscou.htm>
 Salzburgh <http://www.imagensviagens.com/salzburgh.htm>
 Helsinque <http://www.imagensviagens.com/helsinque.htm>
 Munique <http://www.imagensviagens.com/munique.htm>
 Cardiff <http://www.imagensviagens.com/cardiff.htm>
 Reims <http://www.imagensviagens.com/reims.htm>
 Bruxelas <http://www.imagensviagens.com/bruxelas.htm>
Oslo <http://www.imagensviagens.com/oslo.htm>
 Brugge <http://www.imagensviagens.com/brugge.htm>
 São Petersburgo <http://www.imagensviagens.com/saopetersburgo.htm>
 Blackpool <http://www.imagensviagens.com/blackpool.htm>
 Talin <http://www.imagensviagens.com/talin.htm>
 Luxemburgo <http://www.imagensviagens.com/luxemburgo.htm>
 Roma <http://www.imagensviagens.com/roma.htm>
 Heidelberg <http://www.imagensviagens.com/heidelberg.htm>
 Chamonix <http://www.imagensviagens.com/chamonix.htm>
 Varsóvia <http://www.imagensviagens.com/varsovia.htm>
 Florença <http://www.imagensviagens.com/firenze.htm>
 Bath <http://www.imagensviagens.com/bath.htm>
 Bratislava <http://www.imagensviagens.com/bratislava.htm>
 Istambul <http://www.imagensviagens.com/istambul.htm>
 Amsterdam <http://www.imagensviagens.com/amsterdam.htm>
 Rouen <http://www.imagensviagens.com/rouen.htm>
 Oxford <http://www.imagensviagens.com/oxford.htm>
 Cambridge <http://www.imagensviagens.com/cambridge.htm>
 Brighton <http://www.imagensviagens.com/brighton.htm>
 Berlin <http://www.imagensviagens.com/berlin.htm>
 Madri <http://www.imagensviagens.com/madrid.htm>
 Viena <http://www.imagensviagens.com/viena.htm>
 Köln <http://www.imagensviagens.com/koln.htm>
 Portsmouth <http://www.imagensviagens.com/portsmouth.htm>
 Estocolmo <http://www.imagensviagens.com/estocolmo.htm>
 Manchester <http://www.imagensviagens.com/manchester.htm>
 Londres <http://www.imagensviagens.com/londres.htm>
 Paris <http://www.imagensviagens.com/paris.htm>
 Atenas <http://www.imagensviagens.com/atenas.htm>
 Praga <http://www.imagensviagens.com/praga.htm>
 Budapeste <http://www.imagensviagens.com/budapeste.htm>
 Veneza <http://www.imagensviagens.com/veneza.htm>
 Winchester <http://www.imagensviagens.com/winchester.htm>
 Chester <http://www.imagensviagens.com/chester.htm>
 Liverpool <http://www.imagensviagens.com/liverpool.htm>
 Liechtenstein <http://www.imagensviagens.com/liechtenstein.htm>
 Düsseldorf <http://www.imagensviagens.com/dusseldorf.htm>
 Inverness <http://www.imagensviagens.com/inverness.htm>
 Saint Malo <http://www.imagensviagens.com/stmalo.htm>
 Frankfurt <http://www.imagensviagens.com/frankfurt.htm>
 Edinburgh <http://www.imagensviagens.com/edinburgh.htm>
 Glasgow <http://www.imagensviagens.com/glasgow.htm>
 Copenhagen <http://www.imagensviagens.com/copenhagen.htm>
 Zurich <http://www.imagensviagens.com/zurich.htm>
 Lisboa <http://www.imagensviagens.com/lisboa.htm>
 Grenoble <http://www.imagensviagens.com/grenoble.htm>

sábado, 3 de março de 2012

Competição saudável


Reflexão sobre como lidar com as situações emocionais:

Sónia ia casar. A sua mãe encontrara o vestido perfeito para usar no casamento e seria a mais bem vestida mãe de noiva jamais vista!
Uma semana depois, JSónia soube que a nova e jovem esposa de seu pai tinha comprado o mesmo vestido que a sua mãe.
Sónia então pediu para a nova e jovem esposa de seu pai para trocá-lo, mas ela se recusou:
- “De modo algum, eu fico linda neste vestido e vou usá-lo”, foi a resposta dada à Sónia.
 
Sem alternativa, Sónia então contou para a mãe, que ouviu a notícia muito tranquila:
-”Não se incomode, filha, eu compro outro vestido. Afinal,é o seu dia”.
Alguns dias depois as duas saíram para as compras e a mãe comprou outro lindo vestido para usar no casamento da filha.
Quando pararam para almoçar, Sónia perguntou:
- “Mãe, você não vai trocar aquele vestido? Afinal, você não terá outra ocasião para usá-lo nos próximos dias”.
A mãe sorriu e respondeu:
- “Claro que tenho querida... Vou usá-lo no jantar, na noite anterior à cerimónia do seu casamento".