Audiolivros | |
Ler com os ouvidos | |
Ana Raposo | 2006-01-24 |
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Quem pensava que a evolução do livro tinha chegado ao fim, enganou-se. Agora vai poder comentar que acabou de ‘ouvir’ um livro. | |
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A História conta-nos que, na Antiguidade, a leitura era um acto sonoro e colectivo, porém, a invenção da imprensa, por parte de Gutenberg, veio remeter a leitura para o plano do privado e do silêncio. O acto de ler passou a ser uma experiência individual, reflectindo-se ainda mais com a rápida expansão das novas tecnologias de Informação, em que proliferam novos modelos de suporte, como a Internet. Será novidade para pouca gente os livros em formato digital (e-books), isto é, que podem ser lidos no ecrã de computador, ainda que seja possível, em último caso, mandá-los imprimir. Mas essa não é a sua natureza. O avanço tecnológico permite agora ouvir livros através de um leitor portátil, sendo possível transportar uma mini-livraria no bolso. A conversa da falta de tempo vai deixar de ser desculpa. Dentro em breve vai ser possível limpar a casa, passear o cão, fazer ginástica enquanto se ouve um livro. Original, mas não tanto. Quem não se lembra de ouvir a história A Branca de Neve e os Sete Anões ou O Capuchinho Vermelho em vinil ou cassete? No resto da Europa e nos Estados Unidos, o audiolivro já não é novidade. Alguns destes "livros", como a autobiografia do ex-presidente americano Bill Clinton e o best-seller Harry Potter, foram inclusivamente indicados ao prémio Grammy. | |
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No entanto, em Portugal, os livros falados estão actualmente destinados a crianças ou a invisuais, não existindo muita escolha. Clássicos como A Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto, ou Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco, são das poucas obras à disposição no site www.acvl.pt, sendo O Delfim, de José Cardoso Pires, o mais contemporâneo que se consegue encontrar. A editora Solutions by Heart, especializada em produção audiovisual e multimédia, também disponibiliza livros no formato de audiobook, tendo actualmente dois volumes de contos infantis, de Hans Christian Andersen, e as obras Visões, de Octávio dos Santos, e O Islão segundo um Ocidental, de S. Franclim. Brevemente, dará continuidade às colecções infantil e religião, e alargará o seu leque, apostando nas áreas de Economia e Gestão. Bom, mas nem tudo são más notícias. Se o leitor se entusiamou com a ideia, pode sempre descarregar da Internet ou mandar vir por correio versões em português com sotaque do Brasil ou em inglês, uma nova forma de melhorar o idioma. Lá fora já estão disponíveis no formato CD e MP3, sendo que os preços variam entre 17 e 35 euros. Pode encomendar desde autores desconhecidos até ao mais recente best-seller de Dan Brown, O Código da Vinci, ou mesmo o poema épico Os Lusíadas, de Luís de Camões. Boas leituras. | |
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quinta-feira, 26 de janeiro de 2006
AudioLivros
Artigo Revista Segurança
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Durante muito tempo, a grande maioria das pessoas foi influenciada a pensar e agir de acordo com o paradigma cartesiano, com base no raciocínio lógico e linear deixando de lado as suas emoções, intuição, criatividade, capacidade de ousar soluções diferentes. Primeira Sinfonia: Estimula a motivação e a autoconfiança. Segunda Sinfonia: Gera grande força de vontade, poder de decisão; pode promover profundas transformações em mentes passivas. Terceira Sinfonia: Contribui para equilibrar o sistema nervoso; combate a tensão, o pessimismo, a incerteza e o desânimo. Quarta Sinfonia: Transmite forte carga de sentimentos altruístas: ajuda a eliminar sentimentos negativos como o ódio, o ciúme o egoísmo, a inveja, o desejo de vingança e a luxúria. Quinta Sinfonia: Estimula a reflexão existencial, levando o ouvinte a pensar em seu processo de crescimento pessoal e na própria vida. Sexta Sinfonia: Desperta a criatividade, particularmente no plano artístico, estimula a esperança, a autoconfiança e a busca de novos caminhos. Sétima Sinfonia: Propicia a auto-análise e consequentemente amplia o autoconhecimento; permite maior aprofundamento no inconsciente e encoraja o caminho da espiritualidade. Oitava Sinfonia: Eleva o discernimento abrindo campos de consciência a formas superiores de ser e de perceber. Nona Sinfonia: Induz a devoção mística permite o contacto com estados mais refinados de omnisciência. A criatividade é estimulada pela música e conduz-nos a um estado alterado de consciência que facilita, principalmente a solução de problemas, evitando assim que estejamos sempre em stress.
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1/13/2006 |
quarta-feira, 25 de janeiro de 2006
Filhos!!!!!!!!
FILHOS... e pais!!!
Quando eu estiver velhinha, vou morar com cada filho,
e dar tantas alegrias...do jeito que eles me deram.
Quero retribuir tudo o que recebi deles,
Fazendo as mesmas coisas! Oh, eles vão adorar!
(Quando eu estiver velhinha e morar com meus filhos)
Escreverei nas paredes com lápis de cores diversas,
Pularei nos sofás de sapatos e tudo.
Não usarei copo, beberei das garrafas e as deixarei fora da geladeira,
Entupirei de papel as privadas e como eles ficarão bravos!
(Quando eu estiver velhinha e morar com meus filhos)
Quando estiverem ao telefone e não puderem me alcançar,
Vou aproveitar para brincar com açúcar ou lixívia.
Eles vão balançar suas cabeças e correr atrás de mim
Mas eu estarei escondida embaixo da cama!
(Quando eu estiver velhinha e morar com meus filhos)
Quando me chamarem para o jantar que eles fizeram,
não vou comer as verduras, as saladas ou a carne,
Vou engasgar com os rojões e derramar leite na mesa.
e quando se zangarem, corro - se for capaz...
(Quando eu estiver velhinha e morar com meus filhos)
Sentarei bem perto da TV e vou mudar de canal o tempo todo,
Tirarei as meias e perderei sempre um pé,
e vou brincar na lama até o final do dia!
(Quando eu estiver velhinha e morar com meus filhos)
e mais tarde já deitada,
Vou agradecer a Deus por tudo e fechar meus olhos,
e meus filhos vão olhar para mim com um meio sorriso e vão
dizer,
"Ela é tão doce quando está a dormir !"
Jornadas Pedagógicas de Mira
I Jornadas Pedagógicas de Mira
Numa iniciativa conjunta do Centro de Formação da Associação de Escolas de Mira (CFAE) e da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ), realizam-se hoje, 19 de Novembro, na Sala de Conferências do Aparthotel MiraVillas, a primeira edição das Jornadas Pedagógicas de Mira.
Subordinadas ao tema "Labirintos da Educação na Escola de Hoje", as “I Jornadas Pedagógicas de Mira" têm como objectivos promover um debate alargado sobre as problemáticas da educação, envolvendo todas as comunidades e instituições dedicadas ao processo de ensino, formação e inserção.
Paralelamente, pretende-se dinamizar uma ampla reflexão sobre comportamentos de risco, suas causas, características e implicações no processo de formação pessoal e social de crianças e jovens; discutir as possibilidades educativas e os contornos do diálogo escola-família-meio no contexto educativo/formativo actual e, por fim, proporcionar um amplo espaço de intervenção e participação a todos os actores do processo educativo e promover os direitos das crianças e dos jovens. A acção destina-se a professores, educadores e técnicos de educação de todos os graus de ensino; pais e encarregados de educação; psicólogos; entidades ligadas à educação; estudantes dos Cursos Via Ensino e público em geral.
As jornadas têm início às 9h30 com a sessão de abertura em que participam Mário Maduro, presidente da Câmara Municipal de Mira, Maria de Lurdes Cró, directora regional de Educação do Centro, Lurdes Mesquita, presidente da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, Luís Balseiro, vereador da Educação da Câmara de Mira e Maria Raquel Nery, directora do Centro de Formação da Associação de Escolas de Mira Carla Laranjeiro, membro da CPCJ será a primeira a intervir com o tema "CPCJ - sua relação com escola/meio". Seguem-se "Labirintos da Educação na Escola de Hoje", por Helena Monteiro, presidente do Agrupamento de Escolas de Mira, José Soares, presidente do Conselho Executivo da Escola EB3/S Dra. Maria Cândida, Lúcia Gomes, presidente da CERCI-Mira e Gonçalo Mendes, director técnico da Obra do Frei Gil.
Para as 10h40 está marcado um debate que será moderado por Euclides Griné. "Gerir Emoções" é o tema da comunicação de Ângela Escada, consultora, investigadora na área da inteligência emocional e docente ensino superior, a que se segue um debate moderado por José Soares. Depois, Daniel Medina, docente do ensino superior e pós-graduado em psico-pedagogia irá abordar "O lugar dos afectos e da sexualidade na escola". Helena Monteiro modera, de seguida, mais um debate.
À tarde, Cristina Roma, directora do Instituto da Droga e Toxicodependência - Unidade de Prevenção de Coimbra irá falar sobre "Comportamentos de risco" e "Prevenção das Toxicodependências"; Augusto Pinto, director do Centro Regional de Alcoologia do Centro falará sobre "Alcoolismo - o futuro está na prevenção" e Emília Bigotte, presidente da Federação Regional de Associações de Pais do Centro sobre a "Relação Escola-Família". O último debate será moderado pelo jornalista António Veríssimo, a que se segue a sessão de encerramento e um momento cultural.
Concurso Vida e Obra de Albert Einstein
Um amigo está a promover este concurso.Quem quiser participar…
Estou a promover no Departamento de Física do ISEP um concurso sobre a vida e obra de Albert Einstein.Podem enviar trabalhos até 15 Março (pré-inscrição até 31 Janeiro)
Para mais informações consultar:
www.defi.isep.ipp.pt/~einstein
Espero a vossa participação / divulgação
Cumprimentos,
Armando Vieira
Professor Coordenador do Departamento de Física
Onde está o Amor?
O Amor está
onde a fonte nasce,
onde o vento sopra,
onde os olhos não vêem.
O Amor está
muito além da razão
longe, longe da ilusão
na consciência do Ser.
O Amor está no coração
de quem acredita
terça-feira, 24 de janeiro de 2006
Seminário Espinho
“Comunicação e Inteligência Emocional”
(07 de Fevereiro 2006)
14h15m – Recepção dos Participantes
14h30m – O Crescimento Pessoal pela Mudança de Atitude
(Dr. José Moreira)
15h15m – Debate
15h45m – Pausa para café
16h15m – Emoções não têm idade
(Dra. Angela Escada)
17h00m – Debate
17h30m – Encerramento