I Jornadas Pedagógicas de Mira
Numa iniciativa conjunta do Centro de Formação da Associação de Escolas de Mira (CFAE) e da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ), realizam-se hoje, 19 de Novembro, na Sala de Conferências do Aparthotel MiraVillas, a primeira edição das Jornadas Pedagógicas de Mira.
Subordinadas ao tema "Labirintos da Educação na Escola de Hoje", as “I Jornadas Pedagógicas de Mira" têm como objectivos promover um debate alargado sobre as problemáticas da educação, envolvendo todas as comunidades e instituições dedicadas ao processo de ensino, formação e inserção.
Paralelamente, pretende-se dinamizar uma ampla reflexão sobre comportamentos de risco, suas causas, características e implicações no processo de formação pessoal e social de crianças e jovens; discutir as possibilidades educativas e os contornos do diálogo escola-família-meio no contexto educativo/formativo actual e, por fim, proporcionar um amplo espaço de intervenção e participação a todos os actores do processo educativo e promover os direitos das crianças e dos jovens. A acção destina-se a professores, educadores e técnicos de educação de todos os graus de ensino; pais e encarregados de educação; psicólogos; entidades ligadas à educação; estudantes dos Cursos Via Ensino e público em geral.
As jornadas têm início às 9h30 com a sessão de abertura em que participam Mário Maduro, presidente da Câmara Municipal de Mira, Maria de Lurdes Cró, directora regional de Educação do Centro, Lurdes Mesquita, presidente da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, Luís Balseiro, vereador da Educação da Câmara de Mira e Maria Raquel Nery, directora do Centro de Formação da Associação de Escolas de Mira Carla Laranjeiro, membro da CPCJ será a primeira a intervir com o tema "CPCJ - sua relação com escola/meio". Seguem-se "Labirintos da Educação na Escola de Hoje", por Helena Monteiro, presidente do Agrupamento de Escolas de Mira, José Soares, presidente do Conselho Executivo da Escola EB3/S Dra. Maria Cândida, Lúcia Gomes, presidente da CERCI-Mira e Gonçalo Mendes, director técnico da Obra do Frei Gil.
Para as 10h40 está marcado um debate que será moderado por Euclides Griné. "Gerir Emoções" é o tema da comunicação de Ângela Escada, consultora, investigadora na área da inteligência emocional e docente ensino superior, a que se segue um debate moderado por José Soares. Depois, Daniel Medina, docente do ensino superior e pós-graduado em psico-pedagogia irá abordar "O lugar dos afectos e da sexualidade na escola". Helena Monteiro modera, de seguida, mais um debate.
À tarde, Cristina Roma, directora do Instituto da Droga e Toxicodependência - Unidade de Prevenção de Coimbra irá falar sobre "Comportamentos de risco" e "Prevenção das Toxicodependências"; Augusto Pinto, director do Centro Regional de Alcoologia do Centro falará sobre "Alcoolismo - o futuro está na prevenção" e Emília Bigotte, presidente da Federação Regional de Associações de Pais do Centro sobre a "Relação Escola-Família". O último debate será moderado pelo jornalista António Veríssimo, a que se segue a sessão de encerramento e um momento cultural.
Sem comentários:
Enviar um comentário