Links Patrocinados

sábado, 13 de maio de 2006

A Compaixão é um Poder...cultive-a!!!

Ele sempre defendou O DIÁLOGO, O PERDÃO E O COMPROMISSO e agora fala ao ocidente sobre a Compaixão

Final de Abril, início de Maio, Dalai Lama esteve no Brasil, Argentina, Chile, Peru e Colômbia. Nas suas conferências, ele defendeu a tolerância religiosa, a paz e o respeito ao meio ambiente, entre outros temas.

Dalai-Lama é uma palavra que significa “oceano da sabedoria”. O budismo ramifica-se em várias escolas. A mais conhecida no Ocidente é o budismo tibetano, que surge no século VII d.C. da fusão das tradições budistas e hinduístas com o antigo xamanismo asiático. Seu chefe espiritual, o Dalai-Lama, é considerado uma manifestação do princípio único sob forma de um bodhisattva, ser destinado à iluminação.

O Dalai-Lama Tenzin Gyatso é o actual líder religioso do Tibete. Filho de camponeses, nasceu em 6 de Julho de 1935 na aldeia de Takster, com o nome de Lhamo Thondup. Aos dois anos foi reconhecido como a 14ª re-encarnação de Buda. Em 1940, Gyatso foi levado para a capital Lhasa e declarado chefe tibetano. Em 1949, com a determinação da China de ocupar o Tibete, Gyatso, aos 15 anos foi declarado autoridade máxima após rigorosa preparação que incluía estudo de filosofia, história e do budismo.

Em 1959, após fracassar um levante nacionalista contra Pequim, exila-se na Índia, seguido por mais de cem refugiados. Ainda hoje continua negociando com a China a posse do seu território, além de outras pretensões , tais como: acabar com a transferência de chineses para o Tibete; respeitar os direitos dos tibetanos; abandonar a produção de armas nucleares no local; negociar sobre a instauração de um governo democrático e transformar seu território numa região de Paz.

Em 1989 recebeu o Prêmio Nobel da Paz.

Em 1992, Dalai-Lama visitou o Brasil durante a Eco-92.

Em 1999 voltou ao Brasil foi para participar do seminário “Valores Humanos e sua prática na vida quotidiana”, em Curitiba .
Também esteve em Brasília participando do encontro inter-religioso “Colóquio pela Paz e Renovação da Esperança”.

Em 2001 esteve em portugal.

Pensamentos de Dalai-Lama: “Meu apelo por uma revolução espiritual não é um apelo por uma revolução religiosa. Considero que a espiritualidade esteja relacionada com aquelas qualidades do espírito humano - tais como, amor e compaixão, paciência, tolerância, capacidade de perdoar, contentamento, noção de responsabilidade, noção de harmonia – que trazem felicidade tanto para a própria pessoa, quanto para os outros”.

Sem comentários:

Enviar um comentário