Links Patrocinados

sábado, 8 de setembro de 2007

Mais de 800 mil portugueses tomam diariamente anti-inflamatórios

Mais de 800 mil portugueses consomem todos os dias pelo menos um anti-inflamatório, segundo dados divulgados hoje pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, que alertou para uma banalização excessiva deste tipo de medicamentos.

"Em Portugal anda a banalizar-se demasiado o uso de anti-inflamatórios e as pessoas devem ser alertadas para os riscos. Em Portugal, 50 por cento dos doentes que tomam anti-inflamatórios têm queixas digestivas e 10 por cento úlceras", avisou o vice-presidente da Sociedade, Hermano Gouveia.

Nas situações mais agudas, como os internamentos por hemorragia gástrica, cinco a 10 por cento desses doentes acabam por morrer, um risco que aumenta com a idade.

Sublinhando que nas pessoas jovens os riscos são diminutos e que a maior parte das vezes os anti-inflamatórios são "inócuos", o clínico recomenda que estes medicamentos sejam "sempre tomados sob orientação médica".

"O medicamento pode ser de venda livre, mas deve ser tomado sob vigilância médica, sobretudo quando percebemos que a auto-medicação é cada vez mais frequente e que as pessoas tomam muitas vezes um medicamento só porque o vizinho também toma", disse.

Para a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, é importante saber quais os factores que aumentam o risco de complicações no uso de anti-inflamatórios: ter mais de 60 anos, historial de úlcera gástrica ou ter factores de risco cardiovascular.

Hemorragias do estômago, do fígado ou do duodeno podem ser algumas das consequências que pode ter a toma de anti-inflamatórios exagerada e sem supervisão médica.

Hermano Gouveia disse ainda à Lusa que as pessoas têm muitas vezes a tendência de não usar a dose recomendada, exagerando na quantidade do medicamento para rapidamente resolver a dor ou o problema de saúde.

Nalgumas situações muito dolorosas, o anti-inflamatório não tem de ser necessariamente a última coisa a fazer, podendo recorrer-se em alternativa a fisioterapia, cirurgia ou a analgésicos, segundo o também chefe de serviço de gastrenterologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra.
http://www.noticiaslusofonas.com

Sem comentários:

Enviar um comentário