Links Patrocinados

domingo, 26 de abril de 2009

Ciúmes

Há o mini-ciúme, aquele que dá algum brilho ao relacionamento, que é provocado por alguns comportamentos enigmáticos. Porém o ciume limitante tem origem em conflitos interiores, solidão, insegurança, problemas com a auto-estima, sentimento de inadequação entre outros.

Podemos classificar o ciúme em justificado e injustificado.
O justificado é quando uma determinada pessoa procura manter privilégios com o parceiro de outra pessoa.
Já o injustificado dirige-se contra todos, incluindo os imaginários, ou seja contra quase todas as pessoas com as quais o parceiro entra em contato.

Seja justificado ou injustifcado, ele tem origem em nossas experiências, que podem ter sido agradáveis ( e não queremos perder) ou desagradáveis (queremos evitar a repetição).

O ciúme é alimentado pelo sentimento de insegurança diante do parceiro, provocando um círculo vicioso, quanto mais ciúme, mais vulnerável a pensamentos e sentimentos que despertam o ciúme e, aumenta a insegurança... assim aumenta também a necessidade de utilizar mecanismos de proteção e controlo.

Faça um processo de autoconhecimento para que você se sinta seguro o bastante na sua relação e o ciúme será dispensável.

2 comentários:

  1. muito engraçado o mini ciúme :) Desejo que todos os ciúmes passem a ser minis daqui para frente :)

    ResponderEliminar
  2. concordo plenamente com o facto do ciúme ser um ciclo vicioso!!!!!

    ResponderEliminar