Um escritor brasileiro escreveu um romance em que todas as palavras
começam pela letra “A”. Nygel Filho está no Algarve, a promover "Abelhas
Assassinas". O próximo romance vai ser com a letra “P” e vai chamar-se
"Parabéns Para Portugal".
O escritor, veterano nestes jogos de palavras, já escreveu um livro só
com a letra “D” e outro com a letra “C”, sempre primando a língua
portuguesa, que ocupa 100% das suas obras. “Abelhas Assassinas” é a nova
produção de Nygel Filho e tem 56 páginas.
“Afonso abraçou a amante Ângela, andaram até aquelas árvores,
acomodaram-se, amantizaram-se ali. Ambos adoravam aquela aventura”, é a
primeira frase do livro.
O escritor brasileiro está agora em Montegordo a promover o livro “Abelhas Assassinas” do qual já vendeu 500 exemplares.
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segunda-feira, 26 de março de 2012
sexta-feira, 16 de março de 2012
A dança melhora o seu emocional
A dança é uma atividade completa, na qual corpo, mente e alma estão inteiramente conectados e, como ninguém dança com o rosto sizudo, a pessoa termina a atividade muito mais alegre.
É importante aprender a caminhar, perceber o seu próprio ritmo, ajustar-se ao
ritmo do outro.
Enquanto dança produz Endorfina, a substância da felicidade e assim, reduz o stress.
Aumenta a expressividade
Naturalmente prazeirosa
Gera e intensifica a Auto-Imagem
Estimula a capacidade de raciocínio e
memória
Liberta a imaginação e criatividade
Aumenta o poder de sedução
Emagrece as calorias
Supera a timidez
Convívio socila aumentado
Amplia a fexibilidade mental
Desenvolve a disciplina a atenção e
concentração
Apazigua a nossa essência
_ Inteligência espacial
_ Inteligência Cinestésico Corporal
_ Inteligência Musical
_ Inteligência Interpessoal
Marcadores:
Inteligência Emocional,
Qualidade de Vida,
RTP.
sábado, 10 de março de 2012
Inteligência emocional nas crianças
Inteligência Emocional é a capacidade de reconhecer os nossos
próprios sentimentos, bem como os alheios, de motivar-nos e de saber gerir o
que sentimos. Emoções e sentimentos são
vivências importantes e marcantes desde o início da existência de uma criança.
Considerando
que uma das formas mais eficazes de aprendizagem emocional é através da
observação que leva muitas vezes à imitação, os adultos devem aprender a gerir
as suas emoções e sentimentos em benefício de uma melhor qualidade emocional no
ambiente familiar, escolar e social.
Como
na vida tudo tem o seu lado bom e o menos bom, precisamos ter atenção na
qualidade da expressão das nossas emoções e sentimentos diante das nossas
crianças.
Desde
pequenas, as crianças são capazes de sentir e perceber todas as emoções de um
adulto, só que ainda não sabem como identificar, compreender e muito menos
gerir.
A
capacidade de perceber é inata, mas precisa de ser amadurecida. A capacidade de
identificar, compreender e gerir, ao contrário, têm que ser aprendidas e são
organizadas, pouco a pouco, na interação social. Se a família é o primeiro
contacto emocional, temos a oportunidade de fazer o nosso melhor sem
interferências iniciais.
Quando as crianças não desenvolvem na
infância as habilidades e competências sócio-emocionais, podem tornar-se
adultos insensíveis e indiferentes à dor e ao sofrimento alheios, inclusive
quando estes são causados por si mesmo.
Baseado
no que identifico em algumas famílias, ofereço algumas sugestões para lidarem
com a educação emocional das crianças:
Devem
descrever as emoções sentidas, de forma adequada, expressando-as por meio de
palavras, gestos e também ensinar as crianças a expressar o que sentem. Os miúdos
podem expressar pelo desenho, pintura, jogos lúdicos. Se elas aprendem a
expressar de forma adequada, estão no caminho certo de aprender a identificar o
que sentem e assim melhoram a possibilidade de gerir, tanto para beneficiar-se,
como para melhorar o relacionamento interpessoal.
Sejam
adultos suficientemente bons para as crianças. Construam regras juntamente com as
crianças, adequadas à idade emocional delas. E se tiver que punir, façam com
consciência, vossa e da criança! Vocês podem abraçar a criança e dizer “lamento
minha querida, porém ficou combinado que se você não tirasse nota positiva, deixaria
de jogar Play station. Vamos ajuda-la a melhorar as suas notas”.
E como
tudo na vida se é demais faz mal e, com certeza, não seria diferente em relação
às emoções e sentimentos, o sucesso é
sempre o equilíbrio, nem excesso nem escassez. Por isto a super-proteção é uma
atitude amorosa, porém inadequada. Como adultos queremos proteger as
nossas crianças das dores da vida, mas ao exagerarmos impedimos o seu pleno
desenvolvimento. Lembrem-se: equilíbrio!
Demonstrem
interesse pelas atividades e conquistas das crianças e, elogiem de forma
sincera o que elas fizerem bem feito.
Não
usem chantagem emocional. “Se você fizer isso, ficarei triste”. No
futuro, isso será uma fonte de culpa e de angústia para a criança. É
melhor ficar neutro: “não queremos que você faça isso”.
É
fundamental ensinar as crianças a solucionar por si próprias os seus problemas.
Alguns adultos tentam solucionar os problemas das crianças e, não dão a elas a
oportunidade de pensarem e actuarem por si próprias. Ignorar um problema, não
faz com que ele deixe de existir. A prática na solução de problemas melhora a
capacidade de resolução e tomada de decisão no futuro.
Os adultos
devem definir como objectivos emocionais para as crianças, desenvolverem a confiança
que traz a certeza de que tem muitas possibilidades de êxito no que empreendem
e que podem contar com os adultos para ajudar nessa tarefa. Também a intencionalidade,
que é o desejo e a capacidade de conseguir algo e de actuar em consequência
disso, que reforça o sentir-se competente e eficaz. Muito importante é a empatia,
para compreender os outros e facilitar para que seja compreendido por eles.
Assim como, a capacidade de comunicar e a cooperar para harmonizar as próprias
necessidades com as dos outros nas actividades de grupo.
Assim,
cada criança que aprendeu inteligência emocional com a sua família, faz parte
de um grupo na Escola e constrói um ambiente favorável à aprendizagem nessa
escola. Já está provado que um clima emocional adequado dentro de sala de aula,
em que os alunos se dão bem com os colegas, não há brigas, o relacionamento
harmonioso predomina e não há interrupções nas aulas, eles aprendem melhor. É o
quociente emocional a ajudar o intelectual.
Lembrem-se:
Se não estamos satisfeitos com os resultados, devemos mudar a forma como
fazemos e agimos.
Um abraceijo,
Angela
Escada
Texto escrito para a CAFAP
CF - ASAS - Associação de Solidariedade e Acção
Social de Santo Tirso
Marcadores:
Inteligência Emocional,
Pais e Filhos
Will Ferguson – Ser Feliz
...tenha em mente que Ser feliz se passa no futuro — no futuro próximo. Ah, digamos, daqui a dez minutos...
O mundo estava carregado
de pessoas insatisfeitas, frustradas e complexadas correndo de um lado para o
outro em existências vazias e sem sentido. Picaretas prometiam soluções
milagrosas, loções contra a calvície, dietas revolucionárias, Coca-Cola diet
realmente sem açúcar. Mesmo que nunca nenhum deles cumprisse a promessa, continuavam
vendendo livros, vídeos, manuais, frases feitas para serem coladas na
geladeira, etc.
Tudo mudou quando um
manual de auto-ajuda que realmente funcionava surgiu. Ele prometia que as
pessoas parariam de fumar só de ler suas páginas. E as pessoas paravam.
Prometia que ninguém mais beberia ou consumiria drogas. E isso realmente
aconteceu.
Os resultados foram
catastróficos: as indústrias de fumo, de álcool, os traficantes e as
instituições de recuperação, isto é, os pilares da civilização contemporânea,
começaram a definhar e falir.
Pior: a industria da moda foi à bancarrota, pois
todo mundo começou a compreender que precisava se preocupar com o seu interior
e não com a aparência; fábricas de produtos artificiais carregados de
colesterol e elementos cancerígenos desapareceram, dando lugar para a
agricultura de produtos naturais e saudáveis. E, em toda parte, no planeta
inteiro, ninguém mais brigava, discutia ou xingava no trânsito: só ficavam
dando-se abraços e votos de felicidade, pois todos eram felizes, felizes,
felizes!
Em outras palavras, era o
fim do mundo.
O culpado por tudo isso
foi Edwin De Valu, editor da Panderic Books Incorporated. Edwin odiava seu
chefe -obviamente, odiava os colegas e odiava seu trabalho, tinha um caso
mal-resolvido com a rechonchuda e sexy May e era casado com Jenni, que havia
sido chefe de torcida na escola e que nunca teria olhado para ele se tivessem
se conhecido em outra época.
Por uma série de
circunstâncias, principalmente a incompetência de Edwin e a estupidez de seu
chefe, ele acabou publicando "O Que Aprendi na Montanha", de um cara
chamado Tupak Soiree.
O livro tem
mais de mil páginas, um apanhado total de todos os manuais de auto-ajuda que já
surgiram na face da terra. E que realmente funciona, etc e tal.
Este é
um livro sobre o fim do mundo e, como tal, envolve livros de receitas
dietéticas, gurus do ramo da auto-ajuda, condenados rastejando por canos
de esgoto, editores com excesso de trabalho, o colapso econômico dos
Estados Unidos e a expansão do cultivo de alfafa. E acho que, a certa
altura, uma das personagens também perde um dedo. Esta é a história de
um apocalipse: Apocalipse Legal. Fala de uma devastadora peste de
felicidade humana, de uma epidemia de abraços sonsos e calorosos, e de
um trailer misterioso na orla de um deserto...
"Ser Feliz" é
uma sátira arrasadora e definitiva da indústria de auto-ajuda. Engraçado,
envolvente, divertido e emocionante, um fantástico jorro de bom humor como há
muito tempo não se via. Mas é lógico que sua ironia cáustica e corrosiva não se
limita a fazer piadinhas sobre os pauloscoelhos ou zibiasgasparettos
norte-americanos. Ao descer a lenha neste segmento "cultural",
Ferguson realiza uma autêntica lavagem de alma em toda a nossa vida
moderna.
quinta-feira, 8 de março de 2012
“ser bonita não interessa, seja interessante !”
Mulher!!!
Maravilha!!!
Menina!!!
Motivada!!!
Meiga!!!
Médica no dia-a-dia!!!
Macia!!!
Marcante!!!
Madura!!!
Moderna!!!
Moldável!!!
Manhosa!!!
Magnífica!!!
...Mãe!!!
Dia Internacional da mulher
Não se ama duas vezes a mesma mulher.
Machado de Assis
claro que não, a mulher cresce, amadurece e vai assim num galopante desenvolvimento.
Quando olho para o meu passado, encontro uma mulher bem
parecida comigo - por acaso, eu mesma - porém essa mulher sabia menos, conhecia
menos lugares, menos emoções.
Martha Medeiros
Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida,
removendo pedras e plantando flores.
Cora Coralina
"Mulher é desdobrável. Eu sou." Adélia Prado
A vida no interior, embora não deixe a mulher mais elegante,
ensina como escutar o coração - e entender seus instintos. Paulo Coelho
A sabedoria das mulheres não é raciocinar, é sentir. Immanuel Kant
terça-feira, 6 de março de 2012
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E AUTOESTIMA
http://www.pnl.med.br/curso_inteligencia_emocional_2012_1.htmhttp://www.pnl.med.br/curso_inteligencia_emocional_2012_1.htm
- Melhorar o seu autoconhecimento
- Desenvolver estratégias para ser emocionalmente inteligente
- Identificar comportamentos pessoais que dificultem os relacionamentos
- Identificar os comportamentos difíceis de outras pessoas
- Conhecer as estratégias mais indicadas para lidar com cada situação
- Como usar positivamente as personalidades difíceis
- Manter uma visão positiva e rica do mundo e ajudar outras pessoas a fazer o mesmo
- Melhorar a qualidade de vida
Conteúdo Programático:
- A medalha de ouro da Inteligência Emocional - autoconhecimento e roda emocional
- A tipologia das emoções: positivas e negativas
- Técnicas de auto-observação
- Características mais marcantes na personalidade de cada ser humano
- Classificar e compreender os diferentes tipos de personalidade
- A origem das personalidades difíceis – os traços de personalidade e a genética
- O cérebro emocional e como harmonizar emoção e pensamento
- Habilidades para empreender mudanças positivas em si e nos outros
- Estratégias indicadas para cada tipo de personalidade
- Como dominar emoções e torná-las positivas
- Modificar pensamento negativo para força impulsionadora
- Técnicas de respiração, relaxamento e meditação.
- Técnicas para eliminar registros mentais negativos
- Assumir o controle dos relacionamentos
- Empatia - Perceber o mundo através da perspectiva de outra pessoa
- Reconhecer as emoções dos outros e agir assertivamente
- Como desenvolver a "escuta ativa" para captar e filtrar
- Atitudes perante as dificuldades: a chave do êxito
- Comunicação subjetiva para aproximação com pessoas e para soluções criativas
- Como transformar relações desfavoráveis em relações favoráveis
- Exercício prático com identificação de estratégias facilitadoras do relacionamento
Na 2 últimas horas do curso, depois das reflexões realizadas, cada um terá construído um perfil individual e estará apto a preparar um plano de desenvolvimento pessoal e interpessoal
Material incluso: Exercícios e um CD
http://www.pnl.med.br/new/?pagina=curso&codCurso=30
Metodologia: Jogos Pedagógicos, vivências e reflexões positivas com elaboração de plano de ação
Informações e Inscrições:
(21) 2551-1032 / 2551-7647
inap@pnl.med.br
Yara Vasconcellos
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E
AUTOESTIMA
Onde existe a vontade, existem os caminhos - Carl Rogers
Um dos caminhos é este curso prático e vivencial. É uma excelente oportunidade para refletir sobre a sua qualidade de vida emocional. Centrado em Soluções Saudáveis, que conduzam as pessoas envolvidas à Satisfação e mantendo Sempre um Sorriso de Sucesso interior, com muita Simplicidade, percorrendo o caminho na procura da nossa Sabedoria.
Temas:
- Autoconsciência – O valor interior
- Autorregulação – a importância de “educar” as emoções
- Automotivação – utilizar as emoções em benefício das metas
- Empatia – Interagir com as emoções de outras pessoas
- Habilidades sociais – Como gerir personalidades delicadas
Objetivos:- Autoconsciência – O valor interior
- Autorregulação – a importância de “educar” as emoções
- Automotivação – utilizar as emoções em benefício das metas
- Empatia – Interagir com as emoções de outras pessoas
- Habilidades sociais – Como gerir personalidades delicadas
- Melhorar o seu autoconhecimento
- Desenvolver estratégias para ser emocionalmente inteligente
- Identificar comportamentos pessoais que dificultem os relacionamentos
- Identificar os comportamentos difíceis de outras pessoas
- Conhecer as estratégias mais indicadas para lidar com cada situação
- Como usar positivamente as personalidades difíceis
- Manter uma visão positiva e rica do mundo e ajudar outras pessoas a fazer o mesmo
- Melhorar a qualidade de vida
Conteúdo Programático:
- A medalha de ouro da Inteligência Emocional - autoconhecimento e roda emocional
- A tipologia das emoções: positivas e negativas
- Técnicas de auto-observação
- Características mais marcantes na personalidade de cada ser humano
- Classificar e compreender os diferentes tipos de personalidade
- A origem das personalidades difíceis – os traços de personalidade e a genética
- O cérebro emocional e como harmonizar emoção e pensamento
- Habilidades para empreender mudanças positivas em si e nos outros
- Estratégias indicadas para cada tipo de personalidade
- Como dominar emoções e torná-las positivas
- Modificar pensamento negativo para força impulsionadora
- Técnicas de respiração, relaxamento e meditação.
- Técnicas para eliminar registros mentais negativos
- Assumir o controle dos relacionamentos
- Empatia - Perceber o mundo através da perspectiva de outra pessoa
- Reconhecer as emoções dos outros e agir assertivamente
- Como desenvolver a "escuta ativa" para captar e filtrar
- Atitudes perante as dificuldades: a chave do êxito
- Comunicação subjetiva para aproximação com pessoas e para soluções criativas
- Como transformar relações desfavoráveis em relações favoráveis
- Exercício prático com identificação de estratégias facilitadoras do relacionamento
Na 2 últimas horas do curso, depois das reflexões realizadas, cada um terá construído um perfil individual e estará apto a preparar um plano de desenvolvimento pessoal e interpessoal
Material incluso: Exercícios e um CD
http://www.pnl.med.br/new/?pagina=curso&codCurso=30
Metodologia: Jogos Pedagógicos, vivências e reflexões positivas com elaboração de plano de ação
Informações e Inscrições:
(21) 2551-1032 / 2551-7647
inap@pnl.med.br
Yara Vasconcellos
segunda-feira, 5 de março de 2012
Casais e ternura
Um pedido delicado para os casais, namorados, namoridos, amantes, de longa data ou se conheceram ontem....do mesmo sexo ou não... nacionalidades variadas...não importa.... assistam este vídeo e vejam como é lindo!!! qualquer casal, desde que o deseje, é capaz de desenvolver em si e no outro este clima de ternura, meiguice, sensualidade, cumplicidade, sintonia...
experimentem!!!
experimentem!!!
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