Links Patrocinados

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Site para os filhos

Arte Educação

Arte Manhas
http://www.edukbr.com.br/portal2.asp?site=artemanhas/index.asp
Artes plásticas, corpo e movimento, artes populares...

Museu do Louvre (Inglês ou Francês)
http://www.louvre.fr/llv/commun/home.jsp
"A princípio uma fortaleza construída em 1190 pelo Rei Filipe Augusto para proteger Paris dos ataques vikings, hoje o Louvre abriga uma das mais importantes coleções de obras de arte do planeta. Faça um passeio interativo pelo museu..." (Folha de São Paulo, 06/03/09)

Música
http://www.laboratoriodedesenhos.com.br/aquarela.htm

Aquarela, de Toquinho, em flash.

Pequeno artista
http://www.pequenoartista.com.br/index.asp
Site com salinha de arte, contos, piadas, diversões e interação...

Site do programa X-Tudo (TV Rá Tim Bum)
http://www2.tvcultura.com.br/x-tudo/arquivo/listadeartes.htm
Site com sugestões de atividades para artes.

Tio Gui
http://www.tiogui.com.br/
Fábrica de Artes e Lazer.

Ciências

Júnior
http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?P=Jogos
Jogos sobre boca, dentes, ciclo da água, reciclagem

Júnior
http://www.junior.te.pt/servlets/Bairro?P=Jogos -
Jogos, sistemas circulatório, esquelético

Site do programa X-Tudo (TV Rá Tim Bum)
http://www2.tvcultura.com.br/x-tudo/arquivo/listadeexperiencias.htm
Site com experiências.

Adolescência

Adolescência
www.adolescencia.org.br
Site para adolescentes, com questões sobre sexualidade, dúvidas, DSTs,...

Federação de Bandeirantes do Brasil
http://fbb.openweb.com.br/moodle/mod/resource/view.php?id=103
Jogo sobre Aids...

Jogo de Corpo
http://www.jnjbrasil.com.br/jogo_de_corpo/home.swf
Site para adolescentes sobre DSTs, contracepção...

Animais

Aves do Brasil
http://www.avesdobrasil.com.br/
Site sobre aves do Brasil

Bicharada on line
http://www.zoologico.sp.gov.br/
Animais do Zoológico de SP, com informações e fotos.

Curiosidade Animal
http://www.curiosidadeanimal.com/
Site com curiosidades sobre os animais. Muito interessante.

Fundação Zoobotânica do RS
http://www.fzb.rs.gov.br/index.htm
Site com informações sobre o Parque Zoológico de Sapucaia do Sul, Museu de Ciências Naturais e Jardim Botânico.

Astronomia

Astronomia Mirim: Os planetas e o Sistema Solar
http://pt.wikibooks.org/wiki/Astronomia_Mirim:Os_Planetas_e_o_Sistema_Solar

Astronomia no Zênite
http://zenite.nu/
Várias atividades sobre astronomia...

Canal Ciência
http://www.canalciencia.ibict.br/notaveis/
Biblioteca Virtual de notáveis

Nasa (em inglês)
http://www.nasa.gov/

Orbitando pelos planetas
http://www.canalkids.com.br/cultura/ciencias/astronomia/planetas.htm

O Sistema Solar
http://www.minerva.uevora.pt/itic/1998_1999/ceu/sistemas.html

Planetário Prof. José Baptista Pereira
http://www.planetario.ufrgs.br/



Corpo Humano

Discovery Channel
http://www.discoverybrasil.com/corpo_humano/_home/
Site sobre o Corpo Humano com material interativo.

Educação Ambiental

Eco Kids
www.ecokids.com.br
Site sobre ecologia, com atividades, jogos e brincadeiras.

Recicloteca
http://www.recicloteca.org.br/Default.asp
Site sobre o lixo, coleta seletiva, materiais recicláveis, passo-a-passo de bijouterias de papel, cadeiras de pet, caixinha de presentes e outros...



Estudo da Água

TV Cultura - Alô Escola - Chuá Chuágua
http://www2.tvcultura.com.br/aloescola/infantis/chuachuagua/index.htm
Estudo completo da água, próprio para crianças, de maneira divertida; jogo de memória.

Fotossíntese

Ecokids
http://www2.uol.com.br/ecokids/ecossist.htm
Acessar Fotossíntese em "Como funciona o nosso meio ambiente".

Escolovar
http://web.educom.pt/pr1305/plantas_fotossi.htm
Site dobre a fotossíntese: clicar embaixo Fotossíntese: um processo maravilhoso para ver animação.

Texto de apoio
http://www.minerva.uevora.pt/publicar/fotossintese/texto_apoio.htm
Texto: "Como se alimentam as árvores? A Fotossíntese"

Saúde

Colgate
http://www.colgate.com.br/app/Colgate/BR/OC/Information/
Site com informações sobre higiene e saúde bucal.

H1N1
EMEF Vila Monte Cristo
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/montecristo/ambiente/linksgripe.html
EMEF Vila Monte Cristo reuniu links úteis sobre as epidemias de gripe às pessoas da comunidade escolar e que sirvam de subsídios para os professores tratarem o assunto com os alunos e seus familiares

H1N1
Ministério da Saúde
http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/
Perguntas e respostas sobre a Influenza A (H1N1)

Uma história que precisa ter fim.
http://www.monica.com.br/institut/drogas/
História em quadrinhos da Turma da Mônica sobre drogas.

Ciências Sócio-históricas

Geografia

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul
http://www.seplag.rs.gov.br/atlas/default.asp
Site que apresenta o Atlas socioeconômico do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo fornecer informações georreferenciadas e espacializadas sobre a realidade gaúcha, estabelecendo comparações entre os municípios, os demais estados brasileiros e alguns países selecionados, colaborando desta forma, para a formulação das políticas públicas.

Biblioteca Digital Virtual
http://www.wdl.org/pt/
Site da UNESCO com Biblioteca Virtual destinado a estudantes, professores e público em geral, com mapas, manuscritos, impressos.

Brasil Channel
http://www.brasilchannel.com.br
Site que trabalha Brasil em muitos aspectos:, bandeiras, regiões, clima, culinária, cultura, curiosidades, datas comemorativas, economia, embaixadas, fauna, folclore, hidrografia, hino, historia etc.

Geografia Geral e do Brasil
http://www.geografiaparatodos.com.br/index.php?pag=pag1
Site com mapas, vídeos, infográficos, links para vários outros sites interessantes.

Google Maps
http://maps.google.com.br/
Localize-se usando o Google Maps. Descubra a distância entre lugares...

IBGE
http://www.ibge.gov.br/paisesat/
Dados sobre os países, população, indicadores sociais, economia...

IBGE – 7 a 12 anos
http://7a12.ibge.gov.br/7a12/
Site com atividades para Geografia, com mapas, quebra-cabeça, memória...

Mapa Digital Oficial de Porto Alegre
http://geo.procempa.com.br/geo/
Para trabalhar localização geográfica.

Observa POA
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/observatorio/
Observatório da cidade de Porto Alegre

Só Geografia
www.sogeografia.com.br

Painel Global
http://painelglobal.com.br/
Painel de monitoramento em tempo real de terremotos, furacões, tempestade e outros acontecimentos da Terra.

História

A Cor da Cultura
http://www.acordacultura.org.br/
"A Cor da Cultura vai levar você para cirandar entre muitas histórias fantásticas. Venha conhecer os Heróis de Todo Mundo, divertir-se nos capítulos dos Livros Animados, entrar em Ação (e quem sabe até se tornar um voluntário?), aprender lições incríveis numa aula Nota 10 e distribuir muitos Axés com o Mojubá." (copiado do próprio site)

Só História
http://www.sohistoria.com.br/
Material sobre História. Com cadastro.

Datas comemorativas

Páscoa

* http://pt.wikipedia.org/wiki/Páscoa
* http://www.arteducacao.pro.br/homenagem/Pascoa/pascoa.htm
* http://www.ocoelhodapascoa.com.br/

Papai Noel
http://www.opapainoel.com.br/
Site oficial do Papai Noel, com espaço para cartas ao Papai Noel, histórias, músicas, cartões...



Educação Especial

Educação de Surdos, Língua de Sinais, Comunidade e Cultura Surda

Atividades Educativas
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?lista=libras
Várias atividades sobre Libras

Dicionário de Libras
http://www.dicionariolibras.com.br/website/dicionariolibras/
Site onde se escreve a palavra e ela é reproduzida em Libras...

Blog Vendo Vozes
http://blogvendovozes.blogspot.com/
Blog sobre Educação de Surdos, cultura surda e Língua de sinais. Criado por Vanessa Dagostim

SENAI
http://www.senai.br/psai/libras_material2.asp
Alfabeto Manual para Surdos

Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos - FENEIS - RS
http://www.feneis.org.br/rs/
Site do FENEIS

Centro de Referência em Educação - CRE Mario Covas
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ees_a.php?t=001
Pequeno histórico das LIBRAS e links para dicionários, associações...

NAI - Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais
http://www.pucminas.br/nai/alfabeto_libra.php
Alfabeto em LIBRAS...

Dicionário da Língua Brasileira de Sinais
http://www.acessobrasil.org.br/libras/
Escolha a palavra e veja a tradução em LIBRAS.

Vez da Voz - Dando Voz a quem não tem Vez
http://www.vezdavoz.com.br/site/index.php
Site com ricos materiais, vídeos, artigos, informações sobre diversas deficiências.

Matemática

Biblioteca Nacional de Manipuladores Virtuales
http://www.nlvm.usu.edu/es/nav/vlibrary.html
Atividades Educativas usando o Material Dourado, álgebra, geometria, números e operações, medidas... Em espanhol, inglês e francês.

Boole
http://www.jogosboole.com.br/
Demos dos jogos Boole.

Ciberatividades
http://www.cercifaf.org.pt/mosaico.edu/ca/index_ca.htm
Cores e grafismos, espaço e tempo, contar e ordenar, jogos educativos...

EMEF Marcírio Goulart Loureiro - Para pensar e aprender
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/marcirio/pensar.htm
Atividades educativas

Jogos Educativos
http://jogoseducativos.jogosja.com/
Site com jogos educativos: formas, lógica, memória, pintar e puzzle.
Jogo de Tabuada
http://jogoseducativos.jogosja.com/jogos-educativos-Tabuada-Calculadora.aspx
Jogo de Matemática (adição com transporte)
http://jogoseducativos.jogosja.com/jogos-educativos-de-Matemática.aspx
Jogo da Velha
http://jogoseducativos.jogosja.com/jogos-educativos-Galo-do-Bob-o-Construtor.aspx

Matemática
http://web.educom.pt/escolovar/mat_operacao.htm
Jogos com as operações matemáticas - 1º e 2º ciclo

MDMat - Anos Iniciais
http://mdmat.mat.ufrgs.br/anos_iniciais/
Matemática do ensino fundamental: alguns conceitos e sugestões de como trabalhá-los na sala de aula.

Racha Cuca
http://rachacuca.com.br/jogos/tags/matematica/
Site com jogos de matemática e atividades de raciocínio lógico.

Site de Matemática
http://www.somatematica.com.br/
Site com atividades de matemáticas para ensino fundamental, médio e superior.

Sudoku
http://sudoku.net.br/
Site com sudoku para jogar online...

The Table Trees
http://www.amblesideprimary.com/ambleweb/mentalmaths/tabletrees.html
Tabuada em inglês - dá para, inclusive, escolher a tabuada que se quer fazer - 1º e 2º ciclo

Português

Letramento e Alfabetização

ABC - Bebê Lê
http://www.bebele.com.br/
Site com atividades de sistematização da alfabetização. Excelente!

ABC Kids
http://www.abckids.com.br/index.php
Artigos, curiosidades, brincadeiras, jogos, folclore

Atividades Educativas
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?lista=alfabetiza%E7%E3o
Atividades educativas voltadas à alfabetização

Contando História
http://www.contandohistoria.com/
Site para leitura de histórias e fábulas.

Discovery Kids Brasil
http://www.discoverykidsbrasil.com/jogos
Site com os personagens da Discovery e vários jogos educativos
Abecedário
Jogo Do Abc

EMEF Gabriel Obino
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/
Atividades Pedagógicas diversas elaboradas pela professora Ana Elisabete Pozza, utilizando o Hot Potatoes

Faz de Conta
http://www.espie.cinted.ufrgs.br/~sdullius/objeto2/
Site com histórias e atividades para cada história (Menino Maluquinho, Olha o Olho da Menina, Cachinhos Dourados...)

Jogo da Forca com ou sem dica
http://www.velhosamigos.com.br/Jogos/Forca1.htm

Jogo do Alfabeto
http://jogoseducativos.jogosja.com/jogos-educativos-alfabeto.aspx

Kid Leitura
http://www.kidleitura.com/
Historinhas para treinar leitura, alfabeto para recortar, material para imprimir, pintar e recortar, traçado da letra cursiva, maiúscula e minúscula...

Letroca
http://www.fulano.com.br/scripts/jogosOnline/Letroca/game.swf
Jogo educativo de formação de palavras.

Poisson Rouge
http://www.poissonrouge.com/
Site com atividades de alfabetização. Alfabeto em Inglês, Francês e Espanhol. Atividades pedagógicas de quantificação, relação figura-nome em inglês, francês e espanhol... Muito Bom!

Português/Literatura

Biblioteca Virtual - Literatura
http://www.biblio.com.br/
Pesquisas de autores e obras e dicionário virtual

Dicionário Online de Português
http://www.dicio.com.br/
O Dicionário Online de Português é um dicionário brasileiro de língua portuguesa com significados, definições e rimas de mais de 400.000 palavras e verbetes.

Domínio Público
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
Site onde se pode ler gratuitamente todas as obras do Machado de Assis, a obra como a "A Divina Comédia" ou ter acesso a historinhas infantis, mostra as grandes pinturas de Leonardo da Vinci, disponibilizado pelo Ministério da Educação.

EMEF Vila Monte Cristo: atividade criada pela Professora Jussara Fernandes Oleques
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/montecristo/ch1.htm
Cruzadinhas para resolver, pesquisando as palavras no texto A CHÁCARA DO CHICO BOLACHA de Cecília Meireles...

Escolovar
http://web.educom.pt/escolovar/hotpot_lp.htm
Exercícios em Hot Potatos para Língua Portuguesa. Possui link para Estudo do Meio, Matemática e História...

FMU 40 anos - Game da Reforma Ortográfica
http://fmu.br/game/home.asp
Livro Clip apresenta Game da Reforma Ortográfica

Histórias Infantis
http://www.contos.poesias.nom.br/historiasinfantis/historiasinfantis.htm
Lista de historinhas infantis de Marlene B. Cerviglieri. É só clicar e ler.

Histórias na Natureza
http://web.educom.pt/pr1305/fabulas3.htm
Site com indicação de alguns endereços onde se encontram histórias (Português de Portugal) infantis: em filmes, textos...

Historinhas para Crianças
http://www.feijo.com/~flavia/index.html
Historinhas infantis...

Interney - Conversor Ortográfico
http://www.interney.net/conversor-ortografico.php
Para colocar seu texto e visualizá-lo conforme o novo acordo ortográfico da língua portuguesa. Tem o Guia da Reforma Ortográfica para baixar.

Júnior
http://www.junior.te.pt
Fala sobre os animais, meio ambiente, tem jogos da memória, puzzles, reciclagem, dominó, educativos ... - 1º ciclo
http://www.junior.te.pt/servlets/Jardim?P=Historias
Filme de historinhas em Português de Portugal

Ruth Rocha
http://www2.uol.com.br/ruthrocha/home.htm
Site com histórias para ouvir, cruzadinhas e lista de livros de Ruth Rocha.

Só Português
http://www.soportugues.com.br/
Site com atividades de português para ensino fundamental, médio e superior. Necessita cadastro.

UmPortugues.com
http://www.umportugues.com/
Site com o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Línguas Estrangeiras

Espanhol

Sesamo (espanhol)
http://www.sesamo.com/
Jogos diversos

Imaginaria - Revista de Literatura Infantil y Juvenil (espanhol)
http://imaginaria.com.ar/
Información sobre libros y autores, artículos, eventos, links, galería, y todo lo relacionado con la literatura infantil y juvenil.

www.chabelo.com Basado en el programa “En Familia con Chabelo,” tiene actividades divertidas para niños.

www.chicomania.com Portal infantil con juegos, cuentos, chistes, guía de espectáculos, consejos, ayuda para preescolar y primaria, postales, y recetas

www.chicos.net Sitio con información educativa para niños.

www.ciudad17.com Ciudad 17: Página infantil para aprender (sobre los colores, las letras, los números y la naturaleza) de manera divertida.

www.elmundodemanu.com Sitio de actividades para niños, para jugar, aprender, cuestionar, crecer, inventar, crear y compartir.

www.internenes.com Sitio con juegos educativos, juegos en línea, foros, caricaturas, cuentos, poemas, y sección de psicología infantil.

www.pekegifs.com Sitio infantil y juvenil con juegos y actividades educativas

Ludoteka
http://www.ludoteka.com/juegos.html
Jogos de lógica...

Francês

Point à Point
http://www.pointapoint.com/
Site com vários níveis de liga-pontos em francês para imprimir.

Récré Kids
http://www.recrekids.com/
Caça-palavras, jogo dos sete-erros, sudoku, pintura... para imprimir.

Poisson Rouge
http://www.poissonrouge.com/
Site com atividades de alfabetização. Alfabeto em Inglês, Francês e Espanhol. Atividades pedagógicas de quantificação, relação figura-nome em inglês, francês e espanhol... Muito Bom!

Inglês

Yappr.com Portuguese Beta
http://br.yappr.com/welcome/
Aprendendo e treinando inglês, site com vídeos com tradução simultânea: audição, leitura e tradução.

Crayola (em inglês)
http://www.crayola.com/index.cfm
Alguns jogos interessantes...

Letter TV Kids Activities (inglês)
http://www.lettertv.net/kids.htm
Atividades educativas em inglês: alfabeto, palavras, sons...
http://www.lettertv.net/pages/audioalpha.htm
Neste teclado você pode soletrar o que quiser e ouvir cada letra: é só digitar cada letra para ouvi-la.

Palavras Cruzadas em inglês
http://www2.cambridge.org/
Telling Time – Vendo as horas (inglês)
http://www.harcourtschool.com/activity/telling_time_gr1/index.html
Mostre no relógio digital o horário do relógio grande que aparece na tela

Learn English(inglês)
http://www.learn-english-online.org/
Lições em inglês

ESL Kids Lab (inglês)
http://www.english-4kids.com/kidsvideos/beginnervideos/time/time.html
Veja um vídeo mostrando as horas, os períodos do dia e as atividades rotineiras

Estudando Inglês
http://www2.cambridge.org/
Que profissão é esta?

Jogo de memória em inglês
http://www.1-language.com/memorymatchelem/occupations/memori1.swf
Agora faça os jogos de memória e preste a atenção no som.

Vídeo Profissões em inglês
http://www.english-4kids.com/kidsvideos/beginnervideos/
Assista ao vídeo mostrando algumas profissões e atividades correspondentes

What do you do? (inglês)
http://www.english-4kids.com/quizzes/

Cambridge (inglês)
http://www2.cambridge.org/connectarcade/home.jsp
Atividades, exercícios em inglês...

Atividades em inglês
http://www.eslwonderland.com/activities/teslmini/activity.html

Tradutor Google
http://www.google.com/language_tools?hl=pt-BR

Jogo dos animais em inglês
http://www.sheppardsoftware.com/content/animals/quizzes/kidscorner/animal_
africanRiver_btn_large.html

Alemão
Aprender alemão com JETZT
http://www.goethe.de/z/jetzt/deindex.htm
Jovens aprendem alemão com textos autênticos de "jetzt.de"
MARKT online – MERCADO online
http://www.goethe.de/lrn/prj/mol/deindex.htm
Alemão para a profissão – textos da imprensa sobre economia, com trabalhos online
Die Ausstellung "jung:de" – A exposição "jung:de"
http://www.goethe.de/lrn/prj/jgd/deindex.htm
"Como vivem os jovens na Alemanha? Como é o cotidiano deles e como eles ocupam o seu tempo livre? Um breve olhar sobre a nossa nova exposição"
Goethe-Haus
http://www.goethe.de/ins/jp/pro/goethe-haus/
Imagens da Alemanha e língua alemã numa casa virtual
[Goethe-Institut Tóquio]

Deutsche welle radio e tv
www.dw-world.de
Se pode escutar radio e ver tv, não só em alemão mas como em outras línguas; as notícias são traduzidas para várias línguas e tem o dicionário Beolingus, que tem alemão-inglês e português, esse dicionário se acessa pela busca e se adiciona nos favoritos.

Para uso do professor

Guia de estudo do ProJovem
http://www.projovemurbano.gov.br/userfiles/file/materialdidatico/educador/guias/
GUIA_UF_I_FINAL_X1a_2.pdf

Portal do Professor
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/
Vários materiais úteis para o professor. Vale a pena conferir!

Porta Curtas Petrobrás
http://portacurtas.org.br/index.asp
Site com Curtas Brasileiros (necessita Flash Player).

Abc na Educação Científica "A Mão na Massa"
http://www.cdcc.usp.br/maomassa/
Site para uso do professor, com sugestões de aula e experiências, reportagens...

Kids Smart
http://www.kidsmartearlylearning.org/PO/index.html
Guia para Aprendizado Inicial e Tecnologia

Margô
http://margo.wikispaces.com/
"Nesta wiki você vai encontrar algumas discussões sobre as possibilidades do hipertexto cooperativo para a educação, trabalhos com a utilização de tecnologias da Web 2.0, gratuitas e colaborativas como blogs e wikis, integração de mídias e tecnologias, como podcast, webquests, atividades interativas com o Hotpotatoes, sites e software educacional, objetos de aprendizagem"

Textos Online
http://edutec.net/Biblioteca%20Virtual/edtextos.htm
Textos para professores sobre Tecnologia...



Tutoriais/Manuais/Cursos

Biblioteca Prómenino - Gibi Turma da Mônica em: O Estatuto da Criança e do Adolescente http://www.promenino.org.br/Ferramentas/Conteudo/tabid/77/ConteudoId/b2241bb8-1940-49ec-94d8-eb943643e380/Default.aspx
Informações e ferramentas para a garantia dos direitos da criança e do adolescente e Gibi Turma da Mônica em: O Estatuto da Criança e do Adolescente

Sense-lang: Curso de Digitação
http://sense-lang.org/Portuguese.html
Treinando o uso do teclado: atividades e jogos para treino da digitação

Vídeo aula sobre o uso do FTP com o FileZilla
http://www.zooming.com.br/videos/sb4/ftp.html

Zararadio
http://www.zarabrasil.com.br/
Portal Oficial do ZaraRadio Brasil com download do programa e do manual em grafia com ícones.
Redepino FrontPage
http://frontpage.rejanepdepino.com/index.html
Tutorial do FrontPage.

Tutorial do Software HagáQuê
http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/hagaque/
"O HagáQuê foi desenvolvido de modo a facilitar o processo de criação de uma história em quadrinhos por uma criança ainda inexperiente no uso do computador, mas com recursos suficientes para não limitar sua imaginação."

Variadas

Atividades Educativas
http://www.atividadeseducativas.com.br/
Atividades Educativas diversas: artesanato, alfabetização, ciências, histórias infantis, geografia, experiências...

Cambitolândia
http://www.cambito.com.br/
Arte, ecologia, jogos educativos...

Canal Kids
http://www.canalkids.com.br/portal/index.php
Sites com variedades, inclusive informações sobre times de futebol, esportes, cidadania...

Como tudo funciona?
http://www.hsw.uol.com.br/
Site para pesquisa escolar, com diversas curiosidades sobre assuntos variados.

EMEF Gabriel Obino
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/exercicios.html
Material educativo, exercícios diversos...

Escola Games
http://www.escolagames.com.br/
Site de jogos educativos para crianças a partir de 5 anos.

Site do programa X-Tudo (TV Rá Tim Bum)
http://www2.tvcultura.com.br/x-tudo/arquivo/listademagicas.htm
Site com mágicas, artes...

Revista Veja
http://veja.abril.com.br/acervodigital/
Todas as edições poderão ser consultadas na íntegra em formato digital no endereço.

Uma Cidade Interativa
http://www.umacidadeinterativa.com.br/
Site com uma cidade interativa, com jogos e brincadeiras dentro de um cenário interativo.

Jogos e Passatempos


Alô Escola
http://www2.tvcultura.com.br/aloescola/
Site com jogos, brincadeiras, história dos brinquedos, ciências, literatura...

Barbie
http://br.barbie.com/
Site da boneca Barbie, com fotos de moda, histórias, atividades, jogos, comentários para os pais...

Biscoitos Trakinas
www.biscoitostrakinas.com.br
Site animado com charadas, desafios, brincadeiras...

Bugigangue
www.bugigangue.com.br
Site com histórias em quadrinhos, jogos online e para download...

Cartoon Network
www.cartoonnetwork.com.br
Site com jogos e brincadeiras.

Divertudo
http://www.divertudo.com.br/
Além de charadas e anedotas, o site possui jogos de ação, conhecimento, habilidade e raciocínio, entre outros...

Ford Kids
http://www.brincandoseaprende.com.br/index.php?id=1496
Site educativo que visa auxiliar os futuros condutores, utilizando jogos, quadrinhos e outras formas lúdicas de instrução.

Ig Infantil
www.iguinho.com.br
Site com atividades divertidas para crianças...

Júnior
http://www.junior.te.pt/servlets/Jardim?P=Jogos
A10, A20

Kadikê
www.kadike.com.br
Site para brincar de imprimir, recortar e pintar...

Kinder Ovo
www.kinderovo.com.br
Casa do Kinderino, Kinderlândia, mural, dicas para os pais...

Meleca
http://www.meleca.com.br/
Site com informações sobre os direitos da criança, jogos, histórias e materiais sobre folclore, planetas, esportes...

Mingau Digital
http://www.mingaudigital.com.br/
Jogos, material sobre a Dengue, imprimir e pintar, liga pontos, desliga pontos, jogo de memória...

O Menino Maluquinho
http://omeninomaluquinho.educacional.com.br/
Site com quadrinhos, piadas, historinhas...

Polly
http://br.pollypocket.com/home.aspx
Site da Polly em português
http://pollypocket.everythinggirl.com/home.aspx
Site da Polly em inglês, com atividades “faladas” em inglês.

Portal Kids
http://www.redescola.com.br/kids/
Site com jogos, receitas, material sobre animais, contos...

Pumpkins
http://www.pumpkins.com.br/jogos.htm
Jogos diversos: escovando os dentes, forca, jogo da velha, Mila Birinto,...

Rádio Margarida
http://www.radiomargarida.org.br/
Site com radionovelas.

Recreio Online
http://recreionline.abril.com.br/home/index.shtml
Infantil e séries iniciais.

Senninha
http://senna.globo.com/senninha/index.asp
Site com jogos, histórias...

Sítio do Pica-pau Amarelo
http://sitio.globo.com/
Site com histórias do Sítio, de Monteiro Lobato...

Sítio dos Miudos (Português de Portugal)
http://www.sitiodosmiudos.pt/sitio.asp
Site com material sobre profissões, saúde...

Tribo Do Guaraná
http://www.tribodoguarana.net/index2/index.htm
Histórias, jogos, Ecotribo...

Turma da Mônica
http://www.monica.com.br/index.htm
Site com jogos, passatempos, quadrinhos, atividades da turma da Mônica.

Turma do Cocoricó
http://www2.tvcultura.com.br/cocorico/
Jogos de completar as palavras, diferenças, jogo de montar, pinte no computador...

Uol Crianças
http://criancas.uol.com.br/
Site com jogos, cartões, histórias, piadas, leitura para os pais...

Velhos Amigos
http://www.velhosamigos.com.br/Jogos/HomeJogos.asp
Site com diversos jogos (xadrez, ligue pontos, labirinto, sinuca...)

Velhos Amigos - Xadrez
http://www.velhosamigos.com.br/Jogos/RegrasXadrez.html
Regras do Xadrez

Xuxa
http://portalx.globo.com/
Portal da Xuxa com jogos, historinhas, lendas... para várias idades.

Zuzubalândia
http://iguinho.ig.com.br/zuzu/
Site com livros animados, quadrinhos, jogos, cartões...

1 Papacaio
http://www.1papacaio.com.br/
Site com jogos, brincadeiras, atividades para colorir, livros animados...

domingo, 1 de maio de 2011

Uma história de Amor

Foi candidato russo ao Oscar em 2009 como "Melhor animação curta-metragem" (Melhor Curta de Animação). Autor: Konstantin Bronzit

Dentro de um banheiro público, uma mulher passa seus dias a imaginar
um amor. Apesar de alimentar sua mente com matérias românticas no
fundo parece não acreditar na possibilidade de encontrar alguém. Até
que flores aparecem misteriosamente.

Com traços simples e quase todo em preto-e-branco esta animação é tão
singela e bem feitinha que conquista qualquer um que a assista.

Mesmo com poucos traços, o ambiente criado por Konstantin Bronzit faz
com que tenhamos acesso aos sentimentos mais profundos da personagem e
que torçamos por ela.

Poema à Mãe

Recebi do meu amigo José Cordeiro
No mais fundo de ti,
eu sei que traí, mãe

Tudo porque já não sou
o retrato adormecido
no fundo dos teus olhos.

Tudo porque tu ignoras
que há leitos onde o frio não se demora
e noites rumorosas de águas matinais.

Por isso, às vezes, as palavras que te digo
são duras, mãe,
e o nosso amor é infeliz.

Tudo porque perdi as rosas brancas
que apertava junto ao coração
no retrato da moldura.

Se soubesses como ainda amo as rosas,
talvez não enchesses as horas de pesadelos.

Mas tu esqueceste muita coisa;
esqueceste que as minhas pernas cresceram,
que todo o meu corpo cresceu,
e até o meu coração
ficou enorme, mãe!

Olha — queres ouvir-me? —
às vezes ainda sou o menino
que adormeceu nos teus olhos;

ainda aperto contra o coração
rosas tão brancas
como as que tens na moldura;

ainda oiço a tua voz:
Era uma vez uma princesa
no meio de um laranjal...

Mas — tu sabes — a noite é enorme,
e todo o meu corpo cresceu.
Eu saí da moldura,
dei às aves os meus olhos a beber,

Não me esqueci de nada, mãe.
Guardo a tua voz dentro de mim.
E deixo-te as rosas.

Boa noite. Eu vou com as aves.

Eugénio de Andrade, in "Os Amantes Sem Dinheiro"

Oração para as Mães

Recebi de um amigo
Oração para as Mães

Te agradeço, Senhor, pela mãe que o senhor me deu...
Sou grato a ela desde o dia em que me concebeu... Obrigado, Senhor, pelas mães brancas e pelas mães alvinhas,
as de peles pardas e as bem pretinhas...
Te agradeço, Senhor, pelas mães ricas e pelas pobrezinhas...
...pelas mães babá,
e por aquelas que estão sozinhas...

Abençoa Senhor a mãe professora, a mãe sofredora...
...A vó que é mãe e a mãe que é pai...
...A mãe que se divide e a mãe que se vai...
...A mãe que embala no colo o filho que não é seu...
...E a mãe que tem saudades do filho que já morreu...
Abençoa, Senhor, as mães que sonham com a chegada do filho...
...E perdoa as que abandonam os seus no ninho...
O Senhor as criou com uma missão...
De gerar vida e dar proteção...
Unge, Senhor, essas mães com amor e carinho,
para que elas possam sempre iluminar os nossos caminhos...
E por isso eu peço a Deus, com o desejo mais profundo...
Que proteja a minha Mãe e todas as mães do mundo...
Amém.


de Marcelo Valverde Valezi
São Paulo - SP

10 LIÇÕES JAPONESAS

O que é bonito é para se mostrar.
10 LIÇÕES JAPONESAS

1. A CALMA - Nem um único sinal de pânico. A tristeza foi crescendo mas a atitude
positiva manteve-se.

2. A DIGNIDADE - Foram feitas longas filas para a água e mantimentos. Nem uma palavra áspera ou um gesto bruto.


3. A CAPACIDADE - Arquitectura incrível e engenharia irrepreensível. Os edifícios oscilaram,mas nenhum caiu.

4. O CIVISMO - As pessoas compravam somente o que precisavam para o presente, para que todos pudessem ter acesso aos bens.

5. A ORDEM - Não houve saques nas lojas. Não houve buzinões nem ultrapassagens nas
estradas. Apenas a compreensão pelo momento pelo que todos passavam.


6. O SACRIFÍCIO - Cinquenta trabalhadores não foram evacuados das instalações da central Nuclear para assegurarem que a água do mar fosse bombeada para os
reactores. Nunca serão reembolsados!


7. A TERNURA - Os restaurantes reduziram os preços. Uma ATM foi deixada sem segurança. Os fortes cuidaram dos fracos e a entreajuda estava na rua em todos os locais.


8. O TREINO - Os idosos e as crianças sabiam exactamente o que fazer. E fizeram
exactamente o que era pressuposto fazer.

9. A COMUNICAÇÃO SOCIAL - Os jornalistas mostraram dignidade e contenção no modo como reportaram as notícias. O sensacionalismo foi rejeitado. Somente reportagens serenas.


10. A CONSCIÊNCIA - Quando, numa loja, energia eléctrica falhou as pessoas colocaram as coisas que tinham na mão nas prateleiras e saíram tranquilamente.

FILHOS BRILHANTES ALUNOS FASCINANTES

FILHOS BRILHANTES ALUNOS FASCINANTES - Augusto Cury

Bons filhos conhecem o prefácio da história de seus pais. Filhos brilhantes vão muito mais longe, conhecem os capítulos mais importantes das suas vidas.

Bons jovens se preparam para o sucesso. Jovens brilhantes se preparam para as derrotas. Eles sabem que a vida é um contrato de risco e que não há caminhos sem acidentes.

Bons jóvens têm sonhos ou disciplina. Jovens brilhantes têm sonhos e disciplina. Pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas, que nunca transformam seus sonhos em realidade, e disciplina sem sonhos produz servos, pessoas que executam ordens, que fazem tudo automaticamente e sem pensar.

Bons alunos escondem certas intenções, mas alunos fascinantes são transparentes. Eles sabem que quem não é fiel à sua consciência tem uma dívida impagável consigo mesmo. Não querem, como alguns políticos, o sucesso a qualquer preço. Só querem o sucesso conquistado com suor, inteligência e transparência. Pois sabem que é melhor a verdade que dói do que a mentira que produz falso alívio. A grandeza de um ser humano não está no quanto ele sabe mas no quanto ele tem consciência que não sabe.

O destino não é frequentemente inevitável, mas uma questão de escolha. Quem faz escolha, escreve sua própria história, constrói seus próprios caminhos.

Os sonhos não determinam o lugar onde vocês vão chegar, mas produzem a força necessária para tirá-los do lugar em que vocês estão. Sonhem com as estrelas para que vocês possam pisar pelo menos na Lua. Sonhem com a Lua para que vocês possam pisar pelo menos nos altos montes. Sonhem com os altos montes para que vocês possam ter dignidade quando atravessarem os vales das perdas e das frustrações. Bons alunos aprendem a matemática numérica, alunos fascinantes vão além, aprendem a matemática da emoção, que não tem conta exata e que rompe a regra da lógica. Nessa matemática você só aprende a multiplicar quando aprende a dividir, só consegue ganhar quando aprende a perder, só consegue receber, quando aprende a se doar.

Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia vai além, aprende com os erros dos outros, pois é uma grande observadora.

Procurem um grande amor na vida e cultivem-no. Pois, sem amor, a vida se torna um rio sem nascente, um mar sem ondas, uma história sem aventura! Mas, nunca esqueçam, em primeiro lugar tenham um caso de amor consigo mesmos.

sábado, 30 de abril de 2011

Numerologia

Este ano vamos experimentar quatro datas incomuns....
1/1/11,
11/1/11,
1/11/11,
11/11/11
e Tem mais
Pegue os últimos 2 dígitos do ano em que você nasceu mais a idade que você vai ter este ano e a sua soma será igual a 111 para todos
Por exemplo: João nasceu em 1981 então some: 81 + 30 = 111

ALGUEM EXPLICA O QUE É ISSO?
É o Ano do dinheiro
Este ano outubro terá 5 domingos, 5 segundas-feiras e 5 sábados.
Isto acontece uma vez a cada 823 anos.

Estes anos são conhecidos como 'moneybags'.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Medicamento natural pode ser banido da UE

Dentro de 3 dias, a União Europeia irá banir grande parte da medicina natural, forçando-nos a tomar mais remédios industrializados e alimentando os lucros das grandes empresas farmacêuticas.

A directiva da UE coloca barreiras altas em qualquer medicamento natural que não esteja no mercado há pelo menos 30 anos -- incluindo quase todo o medicamento tradicional Chinês, Ariuvédico e Africano. Esta é uma medida draconiana que ajuda a indústria farmacêutica e ignora milhares de anos de conhecimento médico.

Nós precisamos de um chamado massivo de indignação. Juntas, nossas vozes podem pressionar a Comissão Europeia a alterar a directiva, forçar os nossos governos a se recusarem a implementá-la, e dar legitimidade a uma acção legal frente aos tribunais. Assine abaixo, depois encaminhe esta campanha para todos. Vamos conseguir 1 milhão de vozes para salvar a medicina tradicional:

http://www.avaaz.org/po/eu_herbal_medicine_ban/?vl

É difícil de acreditar, mas se uma criança ficar doente e houver um medicamento natural seguro para tratar a enfermidade, poderá ser impossível encontrar o remédio.

Dia 1 de Maio a directiva irá criar grandes barreiras para os fabricantes de medicamentos herbais, demandando custos altos, anos de esforço e processos especializados intermináveis, para que cada produto seja aprovado. As empresas farmacêuticas têm os recursos para cumprir as exigências, porém centenas de pequenos e médios negócios de medicina natural por toda a Europa e pelo mundo irão à falência.

Nós podemos impedir isto. A directiva foi aprovada nas sombras da burocracia e ela não poderá sobreviver à luz dos olhos da democracia. A Comissão da UE poderá remover ou alterar a directiva, uma acção judicial já está pedindo isto. Se cidadãos Europeus de todos os países se unirem agora, nós iremos legitimizar o processo judicial, colocando mais pressão sobre a Comissão. Assine abaixo e depois divulgue para todos:

http://www.avaaz.org/po/eu_herbal_medicine_ban/?vl

Há argumentos justificados para uma regulamentação melhor de medicamentos naturais, mas esta directiva draconiana prejudica a habilidade dos Europeus tomarem decisões seguras e saudáveis. Vamos nos unir pela nossa saúde e o nosso direito de escolher tratamentos naturais.

Acreditar no seu interior

A experiência mostrou-me que as pessoas têm, fundamentalmente,uma orientação positiva...
Acabei por me convencer de que quanto mais um indivíduo é compreendido e aceito, maior tendência tem para abandonar as falsas defesas que empregou para enfrentar a vida, e para progredir num caminho construtivo.
Carl R. Rogers

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Dia da sogra

É importante lembrar que a sogra “é alguém que passou 18, 20 anos, às vezes mais, com seu marido ou esposa. Ela sabe toda a história dessa pessoa, tudo que ela gosta e desgosta, e conhece como lidar melhor com seus defeitos e qualidades” afirma a terapeuta Denise Diniz que considera que dar-se bem com a sogra pode ser a arma secreta para um casamento feliz.

Convenhamos, a sogra merece uma homenagem. Afinal, foi ela quem colocou no mundo o homem/mulher que você escolheu para chamar de seu/sua. E já que - você querendo ou não - a sua sogra é, de fato, a outra mulher da vida dele, o melhor a fazer é levantar a bandeira branca, pedir paz e ter paciência!

Na última obra de Aluísio de Azevedo (1857-1913), "Livro de uma Sogra" é um ousado romance no qual a sogra, diferente das mulheres de seu tempo, tem opiniões pouco conservadoras sobre sexo, fidelidade e casamento.

No livro "Sogra", o escritor e ilustrador Guto Lins conta de maneira divertida e descontraída como são e os modos que elas podem ser vistas, um olhar carinhoso para a parente mal compreendida.

No livro "Como Lidar com a Sogra", escrito pelo conselheiro matrimonial Gary Chapman, apresenta sete princípios que poderão restaurar o bom relacionamento familiar.

Para buscar uma convivência pacífica, "O Desafio do Relacionamento: Nora e Sogra" reúne histórias e fatos de mulheres cujos relacionamentos com suas sogras variam do bom ao péssimo, com questões no final de cada capítulo que objetivam encorajar a reflexão sobre o assunto

Com certos cuidados, um pouco de distância, inteligência e educação é possível tornar a relação com a sogra menos delicada. É sobre isto que o livro "A Sogra (e a Nora) Ideal", Luz María de la Fuente - Ed. Quadrante, 1998, São Paulo aborda

Luz María de la Fuente, também ela nora e sogra, apresenta aqui algumas regras de ouro para um bom relacionamento entre noras e sogros.

De nada nos adianta saber a teoria, se os conhecimentos e boas intenções não se cristalizam em propósitos claros e firmes. O bem deve ser praticado já. Em que consiste então, do ponto de vista prático, o amor da nora pelos sogros? Vejamos algumas regras de ouro que, de certa forma, o resumem:

* Aceitar a ajuda dos sogros, pedir-lhes que "dêem uma mão" cuidando dos filhos, nas compras, na escolha de um bom lugar para passar os fins de semana, etc... Ou seja, deixar-se ajudar por eles. Os sogros, avós ou não, sentem-se muito honrados de que as noras e genros precisem deles... até onde for razoável precisar.

* Acompanhá-los, fazer-lhes companhia. Quando a nora está com os sogros, eles devem sentir a sua companhia. Não dá na mesma estar de qualquer maneira, por simples obrigação, pensando em outra coisa, desejando ir-se embora, assistindo à televisão ou ocupando-se em alguma tarefa na cozinha, e estar de verdade, centrando todo o afeto e atenção neles. Pode-se estar com os sogros durante várias horas no fim de semana, ou apenas uns breves minutos em que se passa pela casa deles para cumprimentá-los... Tanto faz. O essencial não é o tempo, é demonstrar-lhes que se tem afeto por eles.

Fazer companhia é uma bela maneira de conviver e de alegrar a solidão dos pais e dos sogros. Não esqueçamos que a palavra companhia (do latim cum e panis) significa compartilhar o pão. Haverá algo mais íntimo e expressivo para manifestar a afeição que nos une àqueles que necessitam de nós?

* Aconselhar-se com os sogros, pedir-lhes conselho com frequência sobre os mais diversos assuntos, mesmo que em princípio se saiba muito bem o que fazer; afinal, ninguém é obrigado a pôr em prática sempre o que lhe recomendam. Por outro lado, porém, quantas vezes não se descobrem "dicas" de grande valia e utilidade prática onde nem sequer se suspeitava que elas podiam ser encontradas! Portanto, quanto mais conselhos - e poucos haverá tão desinteressados como os dos sogros -, melhor.

* Ajudá-los. No relacionamento com os sogros, deve-se evitar procurá-los principalmente por motivos utilitários. A melhor maneira de sanar essa tendência, tão em voga hoje em dia pela insegurança que caracteriza os casais jovens, é "virar o jogo". Explico-me. Por que não poderia a nora perguntar de vez em quando à sua sogra: "Em que posso ajudá-la?" E não se trata, obviamente, de uma mera fórmula de cortesia: é, antes, uma atitude de serviço. Porque deve estar disposta a meter ombros, se essa pergunta receber resposta...

Nota especial destinada às sogras: a nós, os "jovens velhos" - que formamos na atualidade a ingente multidão de avós e sogros animados por uma grande vontade de viver e de continuar na linha de frente -, talvez nos repugne especialmente a perspectiva de deixar-nos ajudar pelos nossos filhos e seus cônjuges, porque "nos sentiríamos inúteis". De certa forma, toda a nossa vida transcorreu com a preocupação de servir os outros, e agora... Mas devemos fazê-lo, mesmo que seja apenas para dar ocasião aos nossos filhos por natureza ou afins de demonstrarem o seu carinho...

* Autonomia. Um jovem casal deve estar empenhado em construir o seu próprio lar, ou seja, em buscar quanto antes a autonomia. Aceitar a ajuda dos sogros, acabamos de vê-lo, é uma forma de caridade, mas nada tem que ver com depender deles por tempo indeterminado, sobretudo em matéria econômica. Um casal jovem tem de buscar a sua autonomia em todos os âmbitos, e quanto antes.

Hoje, são cada vez mais comuns os casos em que os sogros de um ou de ambos os lados têm de ir em socorro dos recém-casados, primeiro para pagarem o apartamento ou a casa, depois para não se atrasarem com as prestações do carro, depois para montarem um negócio próprio... E chega-se a uma situação em que esses "filhinhos de papai" acham simplesmente "natural" que "os velhos" deixem de sair de férias ou adiem uns consertos na casa para acudir aos seus gastos.

Li em algum lugar que "a boa sogra deve ter a boca fechada e a bolsa aberta". Penso que este é um dos casos em que a sabedoria popular se equivoca. É evidente que pode haver situações inesperadas em que seja necessária uma ajuda "extra", mas isso não pode tornar-se um incentivo habitual, digamo-lo com todas as letras, para a indolência, a imprevidência ou a ambição dos jovens. Do ponto de vista dos sogros, é preciso que vençam a timidez e aprendam a dizer "não", ou "basta", de maneira amável, porém decidida; mas a iniciativa deveria partir - sejamos honestos - da jovem geração, tão ciosa de moldar a própria vida.

O que digo da ajuda econômica aplica-se igualmente a todos os outros "subsídios" que se solicitam aos sogros: transformar-lhes a casa em "pensão", enquanto ainda não se tem moradia própria; ou em "berçário", deixando habitualmente o filho pequeno com eles nos fins de tarde ou fins-de-semana, só para se poder "curtir" com tranquilidade o curso de cerâmica ou o cineminha; ou ainda em "restaurante" ("Mamãe, vim jantar aqui hoje porque a Laurinha resolveu fazer compras com as amigas e só volta tarde", ou, pior ainda: "A gente veio jantar hoje porque a Patrícia aqui não estava com vontade de cozinhar hoje"), etc.

Prezadas candidatas a noras ideais, este é um ponto que eu desejaria que todas tivessem muito presente. Amar é o contrário de ser um fardo!

Outras dicas de outros autores:
Uma boa nora jamais…
* Esquece que, um dia, também será sogra;
* Esquece de elogiar os pratos da sogra;
* Fala ao marido mal da mãe dele;
* Esquece o aniversário da sogra e de lhe comprar um presente;
* Tenta demover o marido de ir a casa da mãe quando lhe apetece;
* Recusa pedir a sogra a receita do prato preferido do marido;
* Faz queixas do marido à sogra;
* Recusa deixar os filhos em casa da avó paterna.

Uma boa sogra jamais:
* Contraria a nora por tudo e/ou por nada;
* Critica a nora em frente ao filho;
* Aparece sem ser convidada;
* Tem as chaves da casa do filho;
* Esquece de que também já foi nora;
* Interfere numa discussão entre o filho e a mulher;
* Dá conselhos sem que peçam;
* Pergunta ao filho se ele tem saudades da comida da mãe;
* Elogia as ex-namoradas do filho em frente à nora;
* Se mostra indisponível para tomar conta dos netos;
* Dá palpites sobre a educação dos netos.

O idiota

"O maior prazer de um homem inteligente é bancar o idiota diante de um
idiota que banca de inteligente."

*O idiota*
Conta-se que num determinado lugar um grupo de pessoas se
divertiam com o idiota da aldeia. Um pobre coitado, de pouca inteligência,
vivia de pequenos biscates e esmolas.
Diariamente eles chamavam o idiota ao bar onde se reuniam e ofereciam
a ele a escolha entre duas moedas:
- uma grande de 400 réis e outra menor, de 2.000 réis.
Ele sempre escolhia a maior e menos valiosa, o que era motivo de risos
para todos.
Certo dia, um dos membros do grupo chamou-o e lhe perguntou se ainda
não havia percebido que a moeda maior valia menos.
- Eu sei, respondeu o não tão tolo assim. Ela vale cinco vezes menos,
mas no dia que eu escolher a outra, a brincadeira acaba e não vou mais
ganhar minha moeda."
*Pode-se tirar várias conclusões dessa pequena narrativa:
A primeira:
Quem parece idiota, nem sempre é.
A segunda:
quais eram os verdadeiros babacas da história?
Terceira: Se você for ganancioso, acaba estragando sua fonte de renda.
Mas, a conclusão mais interessante é a percepção de que podemos estar
bem,mesmo quando os outros não têm uma boa opinião a nosso respeito.
Portanto, o que importa não é o que pensam de nós, mas sim, o que
realmente somos.

Obs.: Atenção que idiota é uma pessoa cheia de ideias...

terça-feira, 26 de abril de 2011

Pense também nos outros

"O homem disse que tinha de ir embora – antes queria me ensinar uma coisa muito importante:
- Você quer conhecer o segredo de ser um menino feliz para o resto de sua vida?
- Quero – respondi.
O segredo se resume em quatro palavras, que ele pronunciou com intensidade, mãos nos meus ombros e olhos nos meus olhos:
- Pense também nos outros."

Adaptado do Livro: "O menino no Espelho" de Fernando Sabino

Oportunidades de Emprego na Alemanha

Oportunidades de emprego na Alemanha

Face a economias de outros países europeus, a economia alemã aparenta estar já a recuperar do embate sofrido com a crise económica e financeira mundial iniciada em 2008. Após uma quebra de 4.7% do PIB em 2009, este país registou uma taxa de crescimento real de 3.6% em 2010. Esta recuperação dá também sinais visíveis no mercado de trabalho, no qual se denota um aumento na criação de novos empregos e, até, a emergência de défices de mão-de-obra em alguns sectores e áreas profissionais mais qualificados - nos quais o Governo Federal anunciou recentemente a intenção de recrutar nos países do Sul da Europa.

As regiões mais dinâmicas na criação de emprego são, nos últimos anos, os Länder do Sudoeste da Alemanha: Bavária, Baden-Württenberg, Rhineland-Palatinate e Hesse.

De entre as profissões com maiores défices de mão-obra, destacam-se, pela maior abertura dos empregadores ao recrutamento transnacional:

* as engenharias: mecânica, automóvel, electrotécnica, electrónica e outras;
* a área da saúde, sobretudo médicos, enfermeiros e farmacêuticos;
* as profissões ligadas aos transportes aéreos;
* outras profissões especializadas, como trabalhadores metalomecânicos, canalizadores, electricistas ou mecânicos auto;
* e, embora em menor escala, a área do turismo, hotelaria e restauração.

Dois factores são, contudo, particularmente importantes se pretende "tentar" o mercado alemão:

* a aprendizagem da língua alemã (sobretudo, em profissões que incluam contacto com o público);
* a formação e o reconhecimento das suas qualificações na Alemanha.

Presentemente, existem mais de 300.000 ofertas de emprego disponíveis apenas para a Alemanha no Portal do EURES. Contudo, o IEFP / EURES Portugal, em estreita articulação com o ZAV - serviço de recrutamento transnacional integrado no serviço público de emprego alemão (Bundesagentur für Arbeit), está também a iniciar a negociação de projectos bilaterais de recrutamento de trabalhadores portugueses em algumas destas áreas profissionais, estando prevista a realização de um Dia da Alemanha no início do Verão de 2011 (local e data a confirmar).

Se pretende obter mais informação sobre este evento e/ou sobre os recrutamentos previstos, consulte regularmente este site (www.iefp.pt/eures) nos próximos meses. Pode também:

* informar-se junto do seu Centro de Emprego (actualizando a sua inscrição e manifestando, em particular, o seu interesse em trabalhar na Alemanha);
* enviar-nos o seu CV em Inglês ou Alemão para: eures-germany@iefp.pt (mencionando em Assunto "Trabalhar na Alemanha").

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Transformação

Em homenagem ao 25 de Abril de Portugal, deixo esta frase e quero também fazer bom uso dela. "Que haja transformação, e que ela comece comigo!"
Mitakuye Oyasin!

REGRAS DE BOA CONVIVÊNCIA

REGRAS DE BOA CONVIVÊNCIA

Seja alegre e comunicativo. Um “bom dia”, um “alô” custa pouco e rendem muito;

Seja simples e modesto. Se você possui qualidades “notáveis”, cedo ou tarde os outros notarão isso, como também descobrirão suas imperfeições;

Não economize sorriso: de todas as moedas circulantes no comércio da vida, o sorriso é a que compra maior porção de alegria pelo menor preço;

Por falar nisso, não compre briga porque sai caro;

Interesse-se pelos outros. Só assim os outros acharão você interessante;

Seja um bom conversador deixando que os outros falem mais;

Seja otimista. Quem vê tudo na existência pelo lado sombrio do derrotismo raramente cruza com amigos na rua porque a maioria deles dobra a esquina para escapar do encontro;

Faça aos outros, em lugar de críticas, quantos elogios puder fazer honestamente. As pessoas de um modo geral adoram ouvi-los e quando os recusam talvez no fundo esperem ser elogiados por isso;

Com os inimigos, declarados ou gratuitos, mantenha a sobriedade do cavalheirismo. Não fale mal por trás nem perca uma oportunidade de reconciliação, dando o primeiro passo, pois nada lhe garante que no dia seguinte um deles não seja a única pessoa capaz de “salvar a sua vida”;

Compreenda que as pessoas que pensam diferente estão sinceramente convencidas de que o errado é você.

Extraído do livro de Sonia Jordão: A Arte de Liderar – Vivenciando Mudanças num Mundo Globalizado.

Razão e emoção

Uma boa cabeça e um bom coração são sempre uma formidável combinação.
(Nelson Mandela)

domingo, 24 de abril de 2011

127 horas

Esqueçam a questão da crítica sobre o cortar o braço. esqueçam isto, reflictam sobre a mensagem dos relacionamentos, sobre você não ser uma ilha. o filme apresenta momentos interessantes em que o actor principal, que representa o jovem que amputou o braço (é melhor não olhar), faz boas reflexões, parece até momentos terapêuticos que nos permitem retirar os maiores ensinamentos e grandes lições de vida, que, eventualmente, poderemos absorver e colocar em prática no dia-a-dia.

Eu assisti na viagem de volta do Rio de Janeiro, no dia 12 Abril, perdi algumas partes porque adormeci de tão cansada que estava, mas vou assistir novamente com os amigos que ainda não assistiram e por isto não vou contar detalhes, para não ser "desmancha prazeres"...risos

O filme, baseado em factos reais, conta a história do alpinista norte-americano Aron Ralston que ficou preso debaixo de um pedra durante quase cinco dias num canyon isolado a sudoeste do Utah, em Maio de 2003, e para se libertar, tomou a decisão de amputar o próprio braço.

Nesses 5 dias Aron Ralston examina a sua vida e sobrevive aos elementos para finalmente descobrir que tem a coragem e os recursos para se libertar por qualquer meio necessário, escalar uma parede com 200 metros e caminhar mais de 12 km antes de ser finalmente salvo. Ao longo da sua viagem, Ralston recorda amigos, amantes, família e as duas caminhantes que conheceu antes do acidente.Serão as duas últimas pessoas que terá a hipótese de conhecer?



http://youtu.be/AUrTOWKAQDc aqui está legendado

Vaidade


sábado, 23 de abril de 2011

Coração-Mente-Essência = Kokoro

JAPÃO
Por Monja Coen
Quando voltei ao Brasil, depois de residir doze anos no Japão, me incumbi da difícil missão de transmitir o que mais me impressionou do povo Japonês: kokoro.
Kokoro ou Shin significa coração-mente-essência.
Como educar pessoas a ter sensibilidade suficiente para sair de si mesmas, de suas necessidades pessoais e se colocar à serviço e disposição do grupo, das outras pessoas, da natureza ilimitada?
Outra palavra é gaman: aguentar, suportar. Educação para ser capaz de suportar dificuldades e superá-las.
Assim, os eventos de 11 de março, no Nordeste japonês, surpreenderam o mundo de duas maneiras.
A primeira pela violência do tsunami e dos vários terremotos, bem como dos perigos de radiação das usinas nucleares de Fukushima.
A segunda pela disciplina, ordem, dignidade, paciência, honra e respeito de todas as vítimas.
Filas de pessoas passando baldes cheios e vazios, de uma piscina para os banheiros.
Nos abrigos, a surpresa das repórteres norte americanas: ninguém queria tirar vantagem sobre ninguém. Compartilhavam cobertas, alimentos, dores, saudades, preocupações, massagens. Cada qual se mantinha em sua área. As crianças não faziam algazarra, não corriam e gritavam, mas se mantinham no espaço que a família havia reservado.
Não furaram as filas para assistência médica – quantas pessoas necessitando de remédios perdidos - mas esperaram sua vez também para receber água, usar o telefone, receber atenção médica, alimentos, roupas e escalda pés singelos, com pouquíssima água.
Compartilharam também do resfriado, da falta de água para higiene pessoal e coletiva, da fome, da tristeza, da dor, das perdas de verduras, leite, da morte.
Nos supermercados lotados e esvaziados de alimentos, não houve saques. Houve a resignação da tragédia e o agradecimento pelo pouco que recebiam. Ensinamento de Buda, hoje enraizado na cultura e chamado de kansha no kokoro: coração de gratidão.
Sumimasen é outra palavra chave. Desculpe, sinto muito, com licença. Por vezes me parecia que as pessoas pediam desculpas por viver. Desculpe causar preocupação, desculpe incomodar, desculpe precisar falar com você, ou tocar à sua porta. Desculpe pela minha dor, pelo minhas lágrimas, pela minha passagem, pela preocupação que estamos causando ao mundo. Sumimasem.
Quando temos humildade e respeito pensamos nos outros, nos seus sentimentos, necessidades. Quando cuidamos da vida como um todo, somos cuidadas e respeitadas.
O inverso não é verdadeiro: se pensar primeiro em mim e só cuidar de mim, perderei. Cada um de nós, cada uma de nós é o todo manifesto.
Acompanhando as transmissões na TV e na Internet pude pressentir a atenção e cuidado com quem estaria assistindo: mostrar a realidade, sem ofender, sem estarrecer, sem causar pânico. As vítimas encontradas, vivas ou mortas eram gentilmente cobertas pelos grupos de resgate e delicadamente transportadas – quer para as tendas do exército, que serviam de hospital, quer para as ambulâncias, helicópteros, barcos, que os levariam a hospitais.
Análise da situação por especialistas, informações incessantes a toda população pelos oficiais do governo e a noção bem estabelecida de que “somos um só povo e um só país”.
Telefonei várias vezes aos templos por onde passei e recebi telefonemas. Diziam-me do exagero das notícias internacionais, da confiança nas soluções que seriam encontradas e todos me pediram que não cancelasse nossa viagem em Julho próximo.
Aprendemos com essa tragédia o que Buda ensinou há dois mil e quinhentos anos: a vida é transitória, nada é seguro neste mundo, tudo pode ser destruído em um instante e reconstruído novamente.
Reafirmando a Lei da Casualidade podemos perceber como tudo está interligado e que nós humanos não somos e jamais seremos capazes de salvar a Terra. O planeta tem seu próprio movimento e vida. Estamos na superfície, na casquinha mais fina. Os movimentos das placas tectônicas não tem a ver com sentimentos humanos, com divindades, vinganças ou castigos. O que podemos fazer é cuidar da pequena camada produtiva, da água, do solo e do ar que respiramos. E isso já é uma tarefa e tanto.
Aprendemos com o povo japonês que a solidariedade leva à ordem, que a paciência leva à tranquilidade e que o sofrimento compartilhado leva à reconstrução.
Esse exemplo de solidariedade, de bravura, dignidade, de humildade, de respeito aos vivos e aos mortos ficará impresso em todos que acompanharam os eventos que se seguiram a 11 de março.
Minhas preces, meus respeitos, minha ternura e minha imensa tristeza em testemunhar tanto sofrimento e tanta dor de um povo que aprendi a amar e respeitar.
Havia pessoas suas conhecidas na tragédia?, me perguntaram. E só posso dizer : todas. Todas eram e são pessoas de meu conhecimento. Com elas aprendi a orar, a ter fé, paciência, persistência. Aprendi a respeitar meus ancestrais e a linhagem de Budas.
Mãos em prece (gassho)
Monja Coen

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Rio

O desenho animado "Rio", que conta a aventura de uma arara que viaja ao Brasil em busca de aventuras, lidera a bilheteria americana pela segunda semana consecutiva, com US$ 26,8 milhões arrecadados durante o fim de semana.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

"QUERO OS TRÊS CONSELHOS."

Um casal de jovens recém-casados, era muito pobre e vivia de favores num sítio do interior. Um dia o marido fez a seguinte proposta para a esposa:
"Querida eu vou sair de casa, vou viajar para bem longe, arrumar um emprego e trabalhar até ter condições para voltar e dar-te uma vida mais digna e confortável. Não sei quanto tempo vou ficar longe, só peço uma coisa, que você me espere e enquanto eu estiver fora, seja FIEL a mim, pois eu serei fiel a você. "

Assim sendo, o jovem saiu. Andou muitos dias a pé, até que encontrou um fazendeiro que estava precisando de alguém para ajudá-lo em sua fazenda.
O jovem chegou e ofereceu-se para trabalhar, no que foi aceito. Pediu para fazer um pacto com o patrão, o que também foi aceito.
O pacto foi o seguinte:
"Me deixe trabalhar pelo tempo que eu quiser e quando eu achar que devo ir, o senhor me dispensa das minhas obrigações.
EU NÃO QUERO RECEBER O MEU SALÁRIO. Peço que o senhor o coloque na poupança até o dia em que eu for embora.
No dia em que eu sair o senhor me dá o dinheiro e eu sigo o meu caminho".

Tudo combinado.
Aquele jovem trabalhou DURANTE VINTE ANOS, sem férias e sem descanso.
Depois de vinte anos chegou para o patrão e disse:
"Patrão, eu quero o meu dinheiro, pois estou voltando para a minha casa."

O patrão então lhe respondeu:
"Tudo bem, afinal, fizemos um pacto e vou cumpri-lo, só que antes quero lhe fazer uma proposta, tudo bem?
Eu lhe dou o seu dinheiro e você vai embora, ou LHE DOU TRÊS CONSELHOS e não lhe dou o dinheiro e você vai embora.
Se eu lhe der o dinheiro eu não lhe dou os conselhos; se eu lhe der os conselhos, eu não lhe dou o dinheiro.
Vá para o seu quarto, pense e depois me dê a resposta.
Ele pensou durante dois dias, procurou o patrão e disse-lhe: "QUERO OS TRÊS CONSELHOS."
O patrão novamente frisou: "Se lhe der os conselhos, não lhe dou o dinheiro."
E o empregado respondeu: "Quero os conselhos."

O patrão então lhe falou:
1. NUNCA TOME ATALHOS EM SUA VIDA. Caminhos mais curtos e desconhecidos podem custar a sua vida.
2. NUNCA SEJA CURIOSO PARA AQUILO QUE É MAL, pois a curiosidade para o mal pode ser mortal.
3. NUNCA TOME DECISÕES EM MOMENTOS DE ÓDIO OU DE DOR, pois você pode se arrepender e ser tarde demais.
Após dar os conselhos, o patrão disse ao rapaz, que já não era tão jovem assim:
"AQUI VOCÊ TEM TRÊS PÃES, estes dois são para você comer durante a viagem e este terceiro é para comer com sua esposa quando chegar a sua casa."
O homem então, seguiu o seu caminho de volta, depois de vinte anos longe de casa e da esposa que ele tanto amava.

Após primeiro dia de viagem, encontrou um andarilho que o cumprimentou e lhe perguntou: "Para onde você vai?"
Ele respondeu: "Vou para um lugar muito distante que fica a mais de vinte dias de caminhada por esta estrada."
O andarilho disse: "Rapaz, este caminho é muito longo, eu conheço um atalho, e você chega em poucos dias..."

O rapaz contente, começou a seguir pelo atalho, quando lembrou-se do primeiro conselho, então voltou e seguiu o caminho normal.
Dias depois soube que o atalho levava a uma emboscada.
Depois de alguns dias de viagem, cansado ao extremo, achou pensão à beira da estrada, onde pode hospedar-se.

Pagou a diária e após tomar um banho deitou-se para dormir.
De madrugada acordou assustado com um grito estarrecedor. Levantou-se de um salto só e dirigiu-se à porta para ir até o local do grito.
Quando estava abrindo a porta, lembrou-se do segundo conselho.
Voltou, deitou-se e dormiu.

Ao amanhecer, após tomar café, o dono da hospedagem lhe perguntou se ele não havia escutado gritos durante a noite, e ele respondeu que sim.
O hospedeiro perguntou-lhe se não estava curioso a respeito, e ele respondeu que não..
O hospedeiro prosseguiu: "VOCÊ É O PRIMEIRO HÓSPEDE A SAIR DAQUI VIVO, pois meu filho tem crises de loucura, grita durante a noite... e quando o hóspede sai, mata-o e enterra-o no quintal."

O rapaz prosseguiu na sua longa jornada, ansioso por chegar a sua casa.
Depois de muitos dias e noites de caminhada... Já ao entardecer, viu entre as árvores a fumaça de sua casinha, andou e logo viu entre os arbustos a silhueta de sua esposa.
Estava anoitecendo, mas ele pode ver que ela não estava só.
Andou mais um pouco e viu que ela tinha entre as pernas, um homem a quem estava acariciando os cabelos.
Quando viu aquela cena, seu coração se encheu de ódio e amargura e decidiu-se a correr de encontro aos dois e a matá-los sem piedade.
Respirou fundo, apressou os passos, quando lembrou-se do terceiro conselho.
Então parou, reflectiu e decidiu dormir aquela noite ali mesmo e no dia seguinte tomar uma decisão.

Ao amanhecer, já com a cabeça fria, ele pensou:
"NÃO VOU MATAR MINHA ESPOSA E NEM O SEU AMANTE.
Vou voltar para o meu patrão e pedir que ele me aceite de volta.
Só que antes, quero dizer a minha esposa que eu sempre FUI FIEL A ELA".

Dirigiu-se à porta da casa e bateu.
Quando a esposa abre a porta e o reconhece, atira-se em seu pescoço e o abraça afectuosamente.
Ele tenta afastá-la, mas não consegue. Então, com lágrimas nos olhos,diz: "Eu fui fiel a você e você me traiu..."
Ela espantada responde: "Como? Eu nunca o trai, esperei durante esses vinte anos!"
Ele perguntou: "E aquele homem que você estava acariciando ontem ao entardecer?"

"AQUELE HOMEM É NOSSO FILHO. Quando você foi embora, descobri que estava grávida. Hoje ele está com vinte anos de idade."
Então o marido entrou, conheceu, abraçou o filho e contou-lhes toda a sua história, enquanto a esposa preparava o café.
Sentaram-se para tomar café e comer juntos o último pão.

APÓS A ORAÇÃO DE AGRADECIMENTO, COM LÁGRIMAS DE EMOÇÃO, ele parte o pão e, ao abri-lo, encontra todo o seu dinheiro, o pagamento por seus vinte anos de dedicação!

Muitas vezes achamos que o atalho "queima etapas" e nos faz chegar mais rápido, o que nem sempre é verdade...
Muitas vezes somos curiosos, queremos saber de coisas que nem ao menos nos dizem respeito e que nada de bom nos acrescentará...
Outras vezes, agimos por impulso, na hora da raiva, e fatalmente nos arrependemos depois....

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Avançar

Devemos viver a nossa vida como as ondas do mar, a cada nova onda, a força do mar aumenta e avança, seja em frente ou para os lados, mas avança e não recua nunca. Depois desse avanço há o regresso que é sempre mais lento e suave. Angela Escada

domingo, 17 de abril de 2011

Brain Rules - Usando a nossa mente

Brain Rules - John Medina (2009)

o autor conduz-nos com o seu elevado sendido de humor através de 12 regras relacionadas com o funcionamento do cérebro.


REGRA 1: O EXERCÍCIO AUMENTA PODER CEREBRAL

Durante MILHÕES de anos o ser humano andava em média 15km(!) por dia. O nosso cérebro foi evoluindo nesse sentido. Agora, basicamente, temos empregos e formas de vida sedentárias, o que afecta directamente a nossa performance.

Um estudo levado a cabo com indivíduos de 27 anos mostrou que ao fim de 12 semanas com exercício regular, a performance em tarefas executivas aumentou em 30%!

Alguns benefícios do exercício:

- melhora os músculos e os ossos;

- melhora o raciocínio;

- regula o apetite;

- melhora o sistema imunitário

- baixa o risco de diabetes

- aumenta a inteligência fluída (está a ver aquela piada inteligente "criada" na hora? Esse é um exemplo de inteligência fluída)

- trata a depressão

- reduz o risco de Cancro

- baixa em 10% o risco de Demência, em 50% o de Alzheimer e em 50% o de sofrer um AVC.

As boas notícias é que bastam 30 minutos 2x por semana para muitos dos benefícios acima se manifestarem.


REGRA 2: O CÉREBRO TAMBÉM EVOLUI

Se pudéssemos observar o nosso "cérebro" veríamos não uma coisa estática mas algo que constantemente muda, cresce e cria novas ligações.

Temos 3 cérebros, produto da evolução: reptiliano, mamífero e cortex. Enquanto partilhamos os 2 primeiros com muitos dos animais, o último encontra-se muito desenvolvido nos humanos, permitindo-nos fazer coisas fantásticas como "adivinhar" as motivações e pensamentos dos outros (o que nos permite trabalhar em equipa). Para além disso, permite-nos um pensamento simbólico. Por exemplo, o símbolo I pode representar várias coisas:

- um

- pau

- letra i

- nota musical

- etc...


REGRA 3: CADA CÉREBRO É DIFERENTE

Apesar todos termos as mesmas estruturas cerebrais, cada cérebro está ligado de forma diferente. Sabia por exemplo que temos um neurónio específico para o Marco Paulo? E outro para o José Cid? É verdade! Se quer saber o porquê, terá que ler o livro...


REGRA 4: NÃO PRESTAMOS ATENÇÃO A COISAS CHATAS (atenção CEO's!)

É verdade, o nosso cérebro "desliga" perante coisas chatas. Para além disso, só consegue prestar atenção a uma coisa de cada vez: aquela história do "multitasking" é basicamente pura treta que leva as pessoas a cometer até 3x mais erros (por exemplo, é mais perigoso conduzir a falar ao telefone do que com uma taxa de alcoolémia de 0,8 g/l).

DICA PARA APRESENTAÇÕES: o nosso cérebro precisa de estímulos a cada 10 minutos, pelo que se estiver a fazer uma apresentação, estimule emocionalmente a sua audiência a cada 10 minutos (caso contrário, querido CEO, acabou por adormecer quem por lá se encontra).


REGRA 5: REPETIR PARA LEMBRAR

Esquecemos 90% do que aprendemos numa aula após 30 minutos.

Para além disso a nossa memória de curto-prazo, só regista 7 elementos a cada 30 segundos e se a informação não for repetida nesse período, o cérebro esquece!

DICA PARA APRESENTAÇÕES: repita o que é realmente importante e não sobrecarregue a audiência com informação.


REGRA 6: LEMBRAR PARA REPETIR

Descobriu-se há pouco tempo que muitas memórias levam literalmente anos a serem consolidadas!

A melhor forma de criar uma memória a longo prazo é incorporar novas informações gradualmente e repeti-las em intervalos espaçados.


REGRA 7: DORMIR BEM, PENSAR BEM

Passamos 1/3 da nossa vida a dormir mas neste período o nosso cérebro está tudo menos parado.

É uma função fundamental e a falta de sono reduz:

- a atenção

- as funções executivas do cérebro

- o humor

- o raciocínio lógico

- a destreza manual.

DICA PARA CEO's - nunca marcar reuniões entre as 13h e as 15h. Para além do "peso" do almoço, nessa altura existe um encontro entre 2 "exércitos" hormonais relacionados com o ciclo de sono que leva a uma enorme quebra de produtividade.

O que pode ser feito nesta altura, descobriu a NASA, é dormir uma sesta de até 26 minutos - AUMENTA A PRODUTIVIDADE EM 34%!


REGRA 8: CÉREBROS STRESSADOS NÃO APRENDEM TÃO BEM

O stress crónico é extremamente prejudicial, desregulando o sono, baixando as defesas imunitárias e conduzindo a estados como a depressão

Uma curiosidade:

A estabilidade emocional de um casal é o ÚNICO grande preditor do sucesso escolar dos filhos (se quer que o seu filho vá para Harvard, vá para casa e ame a sua mulher). A estabilidade pode inclusivamente ser medida através de uma análise de urina dos FILHOS!

DICA PARA CEO'S: só temos um cérebro, pelo que aquela conversa dos "problemas ficam à porta", não funciona. Problemas em casa aumentam os do trabalho e vice-versa. Ajude antes os colaboradores a superar os problemas.


REGRA 9: ESTIMULAR MAIS OS SENTIDOS AO MESMO TEMPO

Os nossos sentidos trabalham em conjunto, pelo que é importante estimular o maior número possível (ex. numa apresentação utilizar imagens, música de fundo, etc.).

O cheiro, por exemplo, tem um papel fundamental na evocação de memórias (aumenta entre 10-50% a capacidade de nos lembrarmos). No Starbucks, por exemplo, os colaboradores estão proibidos de usar perfume, para não interferirem com o aroma do café.


REGRA 10: A VISÃO SOBREPÕE-SE A TODOS OS SENTIDOS

Somos especialmente bons a recordar imagens. Se ouvirmos uma informação, passados 3 dias só recordamos 10%. Se adicionarmos uma imagem, recordamos 65%!

Ler é pouco eficiente para nós, pois o nosso cérebro reconhece cada letra como uma imagem. Assim, uma frase

DICA PARA FORMADORES:

ESQUEÇAM os Powerpoints cheios de texto, caso ainda os usem! NÃO FUNCIONA!!! (O que fazer? Sugiro a leitura do Presentation Zen ou do Slide:ology – urgentemente!).


REGRA 11: O CÉREBRO MASCULINO É DIFERENTE DO FEMININO

Homens e mulheres têm cérebro diferentes, o que faz com que tenham tendências também diferentes. O livro está cheio de exemplos ricos mas deixamos apenas este: em situações de stress o homem dispara a amígdala direita (foco no todo) enquanto a mulher dispara a esquerda (foco nos detalhes), razão pela qual é comum em discussões o homem virar-se para a mulher e dizer “mas o que é que isso interessa agora???”.


REGRA 12: SOMOS EXPLORADORES POR NATUREZA

Todos nascemos com essa tendência. É a nossa capacidade de hipotetisar que nos leva a explorar. É talvez por essa razão também que tantas pessoas passam o tempo a explorar o email, internet, facebook, etc.

O Google ultrapassou inteligentemente (e potenciou) a questão:

20% do tempo os colaboradores podem fazer o que lhes apetecer (50% dos seus produtos vêm daí).


RESUMINDO AS 12 REGRAS:

1 – O exercício físico aumenta o poder cerebral

2 – O cérebro também evolui

3 – Cada cérebro está ligado de forma diferente

4 – Não prestamos atenção a coisas chatas

5 – Repetir para lembrar

6 – Lembrar para repetir

7 – Dormir bem, pensar bem

8 – Cérebros stressados não aprendem bem

9 – Estimular mais os sentidos ao mesmo tempo

10 – A visao sobrepõe-se a todos os sentidos

11 – O cérebro masculino é diferente do feminine

12 – Somos exploradores por natureza

sábado, 16 de abril de 2011

Saúde: enfermeiros são os mais elogiados

Olá pessoALL, que notícia maravilhosa!
No meio de tantas palavras negativas que temos ouvido por causa da política, enfim recebemos elogios.

Queixas deixadas no Livro de Reclamações pelos utentes diminuíram. Médicos são os que recebem mais queixas

Os enfermeiros são o grupo profissional de saúde que é menos visado nas reclamações dos utentes e um dos que mais elogios recebem, de acordo com as queixas deixadas no Livro de Reclamações das instituições de saúde, avança a agência Lusa.

Os dados constam do relatório da Inspecção-Geral das Actividades em Saúde (IGAS) sobre o funcionamento do Gabinete do Utente/Cidadão nos estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em 2010.

De acordo com este documento, disponível no site da IGAS, foram registadas 49.197 reclamações dos utentes, o que representa uma diminuição de sete por cento em relação a 2009, com menos 3.582 queixas.

Os utentes queixaram-se mais dos médicos, o grupo profissional que motivou mais reclamações (50 por cento) e também mais elogios (33 por cento).

Por oposição, os enfermeiros foram os que menos queixas receberam (oito por cento) e o segundo a receber mais elogios (25 por cento).

As direcções e chefias foram alvo de 23 por cento das queixas dos utentes e os assistentes técnicos 12 por cento.

Depois dos médicos e enfermeiros, os auxiliares de acção médica receberam 17 por cento dos elogios, seguidos dos assistentes técnicos (11 por cento) e das direcções e chefias (oito por cento).

O relatório indica que 62 por cento das reclamações foram efectuadas nos hospitais, embora sublinhe que foram estes que também mereceram mais elogios (89 por cento).

Sobre o tipo de queixas, a prestação de cuidados de saúde foi a que motivou mais reclamações (29.455, ou seja 56,5 por cento).

Nesta área, o tempo de espera para a prestação de cuidados de saúde motivou 16.741 queixas, ou seja, 32,13 por cento.

A nível hospitalar, o serviço de urgência foi o mais visado pelas queixas dos utentes: 52,6 por cento, enquanto nos cuidados de saúde primários foram as consultas médicas (39 por cento).

O Centro Hospitalar de Cascais é o que tem a maior taxa de reclamações (peso das reclamações face à actividade) com 4,52 por mil, tendo motivado 270.110 queixas. No lado oposto, encontra-se o Hospital DR. Francisco Zagalo, em Ovar, com uma taxa de reclamações de 0,16 por mil, que motivaram 32.019 queixas dos utentes.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Inteligência Naturalista - Howard Gardner

A inteligência naturalista se refere à habilidade humana de reconhecer objetos na natureza. Em outras palavras, trata-se da capacidade de distinguir plantas, animais, rochas. É fácil perceber que isso é indispensável para a sobrevivência no ambiente natural. Já se sabe que áreas específicas do cérebro entram em ação quando precisamos nos valer dessa habilidade. Botânicos e pessoas que trabalham no campo, por exemplo, precisam explorar a inteligência naturalista para dar conta de suas atividades. Podemos ainda citar o criador da Teoria da Evolução, Charles Darwin, como alguém que possuía a inteligência naturalista em nível muito elevado. E não se pode esquecer de que ela é vital para as sociedades que ainda hoje dependem exclusivamente da natureza, como alguns índios da floresta amazônica e, por isto fica claro que, além do homem interagir com esses seres vivos da natureza, também deve cuidar deles, facilitar o estabelecimento de relações entre umas espécies e outras; os diferentes sistemas linguísticos, enfim uma vida com e neles.


Essa inteligência também é conhecida como inteligência biológica ou ecológica, e manifesta-se em diferentes níveis do jardineiro ao paisagista, do "amante" da natureza ao florista. É a inteligência dos envolvidos em causas ecológicas, como os ambientalistas, espiritualistas, geógrafos, zoólogos, veterinários etc. Presente de maneira extremamente marcante em personagens geniais como Charles Darwin, Laplace, Humboldt e outros.

Já vi muitas mensagens de interacção entre Seres, mais esta foi a melhor, me emocionou profundamente, espero que um dia a “humanidade’” compreenda o verdadeiro propósito de ser H-U-M-A-N-O.

"No começo pensei que estivesse lutando para salvar seringueiros, depois pensei que estava lutando para salvar a floresta amazônica. Agora, percebo que estou lutando pela humanidade". (Chico Mendes)



Leia a entrevista com o principal impulsionar e criador do conceito de múltiplas inteligências http://www.pucrs.br/mj/entrevista-04-2010.php

quinta-feira, 14 de abril de 2011

O melhor amigo da noiva

Dá para dar umas boas gargalhadas e reflectir sobre o adiar decisões, o adiar a expressão de um sentimento.




Para Tom (Patrick Dempsey), a vida é boa: ele é sexy, bem sucedido, tem muita sorte com as mulheres e sabe que sempre pode contar com Hannah (Michelle Monaghan), sua encantadora melhor amiga, e única presença constante em sua vida. É a combinação perfeita, até que Hannah parte numa viagem de seis semanas, a negócios, para a Escócia... e Tom fica perplexo ao perceber como sua vida ficou vazia sem ela. Ele decide pedir Hannah em casamento assim que ela chegar - mas se frustra ao descobrir que ela ficou noiva de um belo e rico escocês, e planeja viver seu amor no exterior. Quando Hannah convida Tom para ser "sua dama de honra", ele aceita o papel, relutante, mas apenas para tentar persuadir Hannah e impedir o casamento, antes que seja tarde demais

Elenco: Busy Philipps, Michelle Monaghan, Patrick Dempsey, Kevin McKidd, Kelly Carlson, Sydney Pollack, Kathleen Quinlan, Beau Garrett.

http://youtu.be/TbICp_6eR6U

O dia do silêncio - domingo 8 de Maio

Olá! No dia 8 de maio, vamos SILENCIAR. Silêncio exterior para ouvir a voz interior!...
Estarei das 9hs da manhã até as 19hs recebendo as pessoas que desejem ter um momento especial para o seu silêncio.
...
Neste espaço você não encontrará luxo, materialismo e outras coisas que você pode estar muito acostumado.
No entanto, com certeza vai encontrar humildade, simplicidade, vontade de doar, respeito pelo ser humano que você é e pelo seu silêncio.

O convite é extensivo a todas as pessoas de qualquer idade, raça, nacionalidade e localidade geográfica. Eu também estarei lá a procura do meu silêncio!!!

Para quem está longe cá em Portugal, no Brasil, Espanha ou outro lugar e não pode vir fisicamente, pode vir com a sua mente e a sua energia. É simples: Esteja onde estiver, em casa, na praia, sozinho ou acompanhado, é suficiente fechar os olhos e ouvir apenas o seu interior. Defina o que você deseja silenciar na sua vida.

Como irá funcionar?

Não há um programa definido. Haverá um conjunto de técnicas que serão realizadas com as pessoas. Poderá desejar fazer a técnica de forma individual ou em grupo. Isto será falado comigo, na hora em que chegar.

Seleccionei algumas técnicas e vamos desfrutar delas ao longo do dia.
Você pode vir a hora que lhe for mais conveniente. Se já estivermos a fazer uma técnica, peço que aguarde um pouco para se integrar na próxima técnica.

Se desejar vir de manhã e voltar no final do dia, venha!!! Quanto mais silêncio... melhor!

Peço apenas que traga almofada ou manta para estar mais confortável.

O nosso encontro para o silêncio interior será no Patos no Lago - Rua do Montebelo, 116, Foz. Veja mais detalhes em www.patosnolago.com ou http://www.carlaafonso.com/?page_id=342 (mapa)

Farei uma breve pausa de 10min às 11h50m, outra pausa de 20min às 14h30m e outra pausa de 10min às 17h15m.

Usando o conceito do filme "favores em cadeia", informe e convide os seus familiares, os amigos, os colegas de trabalho, os vizinhos, as pessoas que precisam de uma "pausa".

Silencie a crítica e ouvirá a ACEITAÇÃO.

Silencie o materialismo e ouvirá a ESPIRITUALIDADE.

Silencie o luxo e ouvirá a SIMPLICIDADE.

Silencie a arrogância e ouvirá a HUMILDADE.

Qualquer dúvida, escreva para carvalhoevel@hotmail.com. - 967302010

Um abraceijo silencioso, Angela Escada

sábado, 9 de abril de 2011

Soluções para economia no Supermercado

Em Londres existe o "The People's Supermarket" (Supermercado do Povo), que visa combater o controle dos grandes hipermercados, colocando de volta o poder nas mãos dos consumidores locais e produtores. É um mercado que faz os clientes trabalharem como caixas, faxineiros e balconistas, assim pagam mais barato. O cliente paga uma taxa anual equivalente a R$70 ou 31€, e se compromete a trabalhar cerca de 4 horas mensais no supermercado e assim ganha descontos de até 46% no produto!

O supermercado já conta com mais de 500 clientes/ colaboradores, de estudantes a empresários. Além de não gastar dinheiro com funcionários e não ter fins lucrativos, o supermercado negocia alimentos com produtores locais, barateando ainda mais o preço dos produtos, fazendo além de tudo, que o supermercado tenha preços mais justos.

O idealizador e chef Arthur Potts, gostaria de ver o supermercado em todo o Reino Unido, mas ele não vai criar uma franquia, "se isso pode ser emulado, se as pessoas querem fazer, então vamos ajudá-los, mas não podemos franquiar, porque é um projeto para a comunidade."

Leia mais em http://www.thepeoplessupermarket.org/

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Lutar e vencer

"Existem homens que lutam um dia e são bons; existem outros que lutam um ano e são melhores; existem aqueles que lutam muitos anos e são muito bons. Porém, existem os que lutam toda a vida. Estes são os imprescindíveis."
Bertolt Brecht

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Como tudo funciona

Para as pessoas que gostam de entender como tudo funciona, este site tem algumas explicações interessantes. É um passatempo cultural, veja em http://www.hsw.uol.com.br/

domingo, 3 de abril de 2011

Eu sou um bom aluno?

Na Escola – Um guia de sobrevivência para o aluno do Ensino Médio

http://educarparacrescer.abril.com.br/na-escola/

Clique no cantinho direito em cima e vai aparecer a opção de voce virar a página com o rato.
http://educarparacrescer.abril.com.br/guias-da-educacao/cartilha-jovem/flip-page/index.html

Ta,bém pode acompanhar
http://twitter.com/amigos_escola

sábado, 2 de abril de 2011

Livro de Freud ganha tradução segura

Livro de Freud ganha tradução segura

Durante décadas, o público leitor brasileiro foi obrigado a conviver com péssimas traduções dos textos de Sigmund Freud (1856-1939), um dos pensadores mais decisivos do século 20.

Agora, com a disponibilização da obra freudiana para o domínio público, a Companhia das Letras oferece uma tradução segura das obras completas, feita por um tradutor que já havia mostrado sua competência com textos de Nietzsche (1844-1900) e Brecht (1898-1956), Paulo César de Souza.

O novo volume da coleção traz, além das “Novas Conferências Introdutórias à Psicanálise”, o fundamental “O Mal-Estar na Civilização”.

Não seria exagero dizer que este é certamente um dos textos mais influentes da contemporaneidade.

Sua maneira de descrever as patologias do processo civilizatório e o preço que pagamos para socializar nossas pulsões e desejos encontrou eco profundo na maneira de compreendermos a estrutura de nossas formas de vida.

Isto demonstra que, independentemente do fato de acreditarmos ou não na psicanálise como prática clínica, boa parte dos esquemas de autocompreensão das sociedades ocidentais são profundamente marcados por uma cultura psicanalítica.

Se nos perguntarmos sobre a razão para tamanha influência, talvez a melhor resposta seria: com a noção de “mal-estar”, Freud nomeou uma modalidade de sofrimento social que parece assombrar a modernidade.

SOFRIMENTO

Duas ideias aqui são importantes. Primeiro, a noção de que aquilo que chamamos de “sofrimento psíquico” está profundamente vinculado ao impacto, em nossas vidas, dos imperativos da vida social. Daí a ideia de que todo sofrimento psíquico é um modo de expor experiências sociais malogradas.

Segundo, através da análise deste mal-estar, Freud demonstrou que o verdadeiro risco da civilização ocidental não vem de fora.

Na verdade, seu maior inimigo é ela mesma. Como dirá Walter Benjamin (1892-1940), profundamente inspirado por Freud: “Todo documento de civilização é um documento de barbárie”.

Isto significa, entre outras coisas, que o próprio processo de formação das individualidades impõe cisões (entre, por exemplo, pulsões e vontade racional), petrifica comportamentos, cria expectativas de reparação (através da constituição de figuras fantasmáticas de autoridade) que explicam boa parte do comportamento regressivo que, periodicamente, submerge nossas sociedades.

No entanto, o ensinamento de Freud nunca foi abandonar a civilização em prol de alguma moral naturalista.

Ele nos ensinou, na verdade, a tentar manejar uma dialética complicada onde o que é perdido inicialmente pelo processo civilizatório deve ser posteriormente reintegrado em um novo patamar.

Isto impõe uma desconfiança prudente a respeito de nossos próprios valores, uma necessidade de fazer coisas que sabemos que, posteriormente, deverão ser feitas de outra forma.

Assim, Freud será sempre aquele que nos lembrou que nosso “mal-estar” diante da civilização é talvez nosso sentimento mais verdadeiro. (Diário do Pará)

Física quântica e espiritualidade



O VÍDEO TEM UMA ABORDAGEM ESPIRITUAL E ENVOLVE ATÉ FÍSICA QUÂNTICA ENTRE OUTROS TEMAS TRANSCENDENTAIS. NÃO DEIXEM DE ASSISTÍ-LO ATÉ O FIM, POIS SERÁ UMA NOVA EXPERIÊNCIA, ESPECIALMENTE, PARA QUEM NÃO ESTÁ FAMILIARIZADO COM O ASSUNTO. PARA OS INICIADOS, UM DEPOIMENTO PRECIOSO, UMA AMPLIDÃO DA CONSCIÊNCIA CÓSMICA.
PRECISA SER VISTO COM MUITA CALMA E TEMPO.

A DURAÇÃO DO VÍDEO É DE 1 HORA OU MAIS E DEVE SER CLICADA EM TELA CHEIA.
SÓ ABRA QUANDO TIVER TEMPO PARA VER PORQUE MERECE SER VISTO COM ATENÇÃO.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Campeão...vencedor

A segunda chance

Filme que assisti na viagem de ida para o Brasil e gostei.
O filme The Second Chance, conta a história de dois homens muito diferentes que aprenderam juntos uma lição importante sobre a verdadeira função da igreja. O longa Já virou notícia em diversas revistas e portais Cristãos, por ser a estréia do cantor Gospel Michael W. Smith no cinema.

A sinopse de "The Second Chance" conta a história de dois homens, um de uma igreja de brancos e outro de uma igreja de negros, e que começam a trabalhar num projeto de restauração de um subúrbio nos Estados Unidos. Durante esse tempo juntos, os dois líderes e as suas congregações, descobrem as diferenças na forma de evangelismo de trabalho com grupos diferenciados. A forma de pensar, a criação, a própria estrutura das igrejas e a experiência de cada um, leva a tomadas diferentes de decisão, que afetam as pessoas de uma forma nunca imaginada.

O filme remete a reflexões sérias sobre questões sociais (tráfico, desigualdade) e a participação das comunidades cristãs. Considero um ponto importante o fato de que o "astro" Michael Smith não tenha assumido um papel de excessivo destaque, deixando muito espaço para Jeff Obafemi Carr (Jake).

O filme que conta a história de dois homens muito diferentes que aprenderam juntos uma lição importante sobre a verdadeira função da igreja. Ethan Jenkins (Michael W. Smith) é um homem com seus trinta anos. Depois de se desgastar viajando como músico, resolveu voltar e trabalhar com seu pai. Seu pai é Jeremiah Jenkins, um pastor conhecido e respeitado como o principal líder da "Chuch the Rock" uma super igreja, que tem os cultos transmitidos pela TV, mas que na verdade parece uma produtora. Ethan é consagrado a pastor suplente da “Chuch the Rock”, e passa a viver o ministério como um negócio, não como um chamado para abençoar vidas da comunidade. Diante da situação, Jeremiah decide que seu filho precisa aprender um pouco mais sobre o que é o trabalho de uma igreja e o envia para auxiliar na, “Second Chance Community Church”, igreja que ajudou a implantar nos anos 60.

Nessa nova experiência Ethan conhece Jake (Jeff Obafemi Carr) que pastoreia a “Second Chance Community Church”, que luta para manter a unidade da igreja e a paz de uma comunidade, que mais parece uma zona de guerra e sofre com a violência, o tráfico de drogas e os desmando das quadrilhas. Mas os dois pastores mesmo professando a mesma fé e com o mesmo objetivo vão bater de frente, pois ambos tem formas diferentes de trabalhar. Porém para que a igreja seja restaurada e pessoas da comunidade sejam salvas, eles terão que aprender o verdadeiro sentido da igreja e vencer seus próprios conceitos e temperamentos para cumprirem o propósito de Deus.



http://youtu.be/XtvlmO7xPWQ

http://youtu.be/GCQ8HFrY98I

Título Original: The Second Chance
Direção: Steve Taylor
Gênero: Drama
Duração: 102 min
Origem: EUA
Tipo: Longa
Ano: 2006
Distruição: Sonar / BV Films
Site Oficial: www.thesecondchancemovie.com/_site/

Elenco
Michael W. Smith .... Ethan Jenkins,
Jeff Obafemi Carr .... Jake Sanders,
J. Don Ferguson .... Jeremiah Jenkins,
Lisa Arrindell Anderson .... Amanda Sanders,
David Alford .... Parker Richards,
Henry Haggard .... Sonny,
Kenda Benward .... Valerie,
Jonathan Thomas .... Tony,
Calvin Hobson .... Julius,
Bobby Daniels .... Mayor,
Shirley Cody .... Miss Burdoe,
Peggy Walton-Walker .... Claudia Jenkins (as Peggy Walton Walker),
Vilia Steele .... Trina,
Kobie Jarmon .... Charday Sanders,
Erin Hemphill .... Payton Sanders

Curso BÁSICO de Inteligência Emocional

Curso BÁSICO de Inteligência Emocional

A Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo pretende realizar uma formação sobre Inteligência Emocional em Saúde (IE) por considerar que a inteligência intrapessoal e a inteligência interpessoal são habilidades que contribuem para o desenvolvimento da inteligência emocional (IE) e favorecem a gestão de emoções, a utilização da empatia, da cooperação e da gestão de conflitos.

A Formação desenvolve-se em 6 sessões, cada uma com 5 horas, num total de 30 horas.

Objectivos
Pretende-se que os formandos no final do curso estejam capacitados para reconhecerem a importância da IE; identifiquem os comportamentos difíceis e outras pessoas; conheçam as estratégias mais indicadas para lidar com cada situação

Destinatários
Profissionais da área da saúde e outras áreas vocacionadas para a gestão de recursos humanos e de equipas.

Nº Vagas
30 formandos, com limite mínimo para abertura de 15 inscrições.

Organização

Salomé Ferreira (coordenadora) e Salete Calvinho

Formadora
Angela Escada - Formadora na área comportamental, inteligência emocional e criatividade. Psicóloga Clínica. Consultora e Coaching.

Funcionamento
Duração total de 30h - 2 ECTS, a decorrerem de 12 de Maio a 03 de Junho, inclusive, com duas sessões por semana, às 5ª e 6ª feiras, entre as 17-22h, nomeadamente nos dias: 12,13,19,20,26 de Maio e 03 de Junho de 2011

Local
Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Inscrições
11 a 30 de Abril de 2011

A inscrição é formulada em impresso próprio, disponível aqui.

Preço do Curso
175 euros

http://portal.ipvc.pt/portal/page/portal/esenf/esenf_historico_noticias/esenf_historico_noticias_2011/ess_curso_inteligencia_emocional