Links Patrocinados

terça-feira, 7 de junho de 2005

Dar o exemplo

Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros. É a única.

Albert Schweitzer

Um homem muito sábio vivia num convento. O jovem empurrou a pesada porta de madeira, entrou. Demorou um pouco para acostumar os olhos com a pouca luminosidade.

Finalmente, localizou o ancião sentado atrás de uma secretária, tendo um capuz a lhe cobrir parte do rosto. Apesar do escuro, ele fazia anotações num grande livro, tão velho quanto ele.

O discípulo se aproximou com respeito e perguntou, ansioso pela resposta:

- Mestre, qual o sentido da vida?

O idoso monge permaneceu em silêncio. Apenas apontou um pedaço de pano, um trapo grosseiro no chão junto à parede. Depois apontou seu indicador magro para o alto, para o vidro da janela, cheio de poeira e teias de aranha.

Mais do que depressa, o discípulo pegou o pano, subiu em algumas prateleiras de uma pesada estante forrada de livros. Conseguiu alcançar a vidraça, começou a esfregá-la com força, retirando a sujeira que impedia a transparência.

O sol inundou o aposento e iluminou com sua luz estranhos objectos, instrumentos raros, dezenas de papiros e pergaminhos com misteriosas anotações.

Cheio de alegria, o jovem declarou:

- Entendi, mestre. Devemos nos livrar de tudo aquilo que não permita a nossa aprendizagem. Retirar o pó dos preconceitos e as teias das opiniões que impedem que a luz do conhecimento nos atinja. Só então poderemos enxergar as coisas com mais nitidez.

Fez uma reverência e saiu do aposento, a fim de comunicar aos seus amigos o que aprendera.

O velho monge, de rosto enrugado e ainda encoberto pelo largo capuz, sentiu os raios quentes do sol a invadir o quarto com claridade. Viu o discípulo a se afastar, sorriu levemente e falou:

- Mais importante do que aquilo que alguém mostra é o que o outro enxerga. Afinal, eu só queria que ele colocasse o pano no lugar de onde caiu.

Pense em como aquilo que você faz todos os dias, está influenciando os outros. Por isso, aja sempre no bem. Faça as coisas correctas, a começar pelas pequenas coisas.

Reflexão: Vamos dar um exemplo bom por dia...apenas um !!!

Sem comentários:

Enviar um comentário