Links Patrocinados

quinta-feira, 7 de setembro de 2006

Proporcial e valioso

Rabino Sérgio Margulies

Certa vez meu pai voltou de uma viagem do exterior e me trouxe de presente um trenzinho elétrico. Fiquei exultante. Meu pai me observava brincando com o trem.

Um dia eu perguntei: por que você me olha tanto quando brinco com este trem?.

Ele respondeu: quando eu era criança construía os trens com caixinha de fósforo. Cada caixinha era um vagão e as caixinhas ficavam amarradas por um pedaço de barbante. Este era o meu trem. Os fósforos eram utilizados para fazer os trilhos. No entanto, havia épocas em que não podia utilizar as caixinhas e os fósforos para os trenzinhos e trilhos. Minha família necessitava deles para iluminar e aquecer a casa e não tinha recursos para adquirir mais caixinhas de fósforos. Prosseguiu meu pai: quando fomos enviados para o gueto imposto pelos nazistas quem me dera que houvesse uma caixinha de fósforo. Na época não hesitaria em trocar este trenzinho elétrico por uma simples caixinha de fósforo. Na minha ingenuidade questionei: mas este trenzinho custa muito mais do que uma caixinha de fósforo? Meu pai respondeu: custa mais, mas nem sempre vale mais. No escuro e no frio uma simples caixa de fósforos vale mais do que um sofisticado trenzinho elétrico.

E para você? O que é mais valioso?

Sem comentários:

Enviar um comentário