Links Patrocinados

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Chantagem Infantil

Relatos muito comuns de alguns pais: Meu filho de 8 anos só termina o TPC com a promessa de que ganhará uma prenda. Anabela, de 4 anos, só come a sopa porque a mãe coloca sobre a mesa um pedaço delicioso de chocolate, que será a sua recompensa. Com 6 anos apenas, Carolina argumenta que só vai arrumar o quarto se a mãe deixar dormir na casa da amiga.
Uma coisa é negociar… outra coisa é chantagiar.

Bom, como ninguém nasce ensinado, temos aqui um pequeno detalhe: Os pais sem se darem conta, andaram a ensinar o que não deviam. O primeiro passo para resolver a chantagem dos filhos é fazer uma auto-análise dos pais. Perguntas importantes a serem feitas para si próprio:
1- Como eu lido, adulto, com os limites?
2- Quando eu não consigo dizer NÃO ao meu filho, é porque tenho marcas da infância quando eu recebia um NÃO?
3- Se esta situação acontecesse dentro de casa eu seria capaz de dizer NÃO?
4- Quando o meu filho pede algo a chorar eu não resisto?
5- Não sei lidar com o sofrimento do meu filho? Porquê?

A chantagem é uma tentativa de burlar a regra, uma dificuldade de aceitar as normas ou de se deparar com a falta de algo ou de alguém. Se os pais não souberem aceitar seus próprios limites, dificilmente conseguirão passá-los para os filhos.

Muitos deles têm dificuldade de encarar suas frustrações e, por isso mesmo, não aguentam ver os filhos sofrerem, porque querem um brinquedo novo. Esquecem o que já sabem, que vai ser melhor para a criança ouvir um não com amor, carinho e firmeza do que ceder à chantagem dela, que estimula a repetir este comportamento.

Começa com uma ou mais tentativas da criança de negociar uma "lei" dentro de casa. Se os pais respondem com um não duvidoso, insiste e, como último recurso, chantageia. Se os pais caírem nesta armadilha, estão ensinando aos filhos o caminho da chantagem. Como evitar isto? A negociação deve partir dos pais, mas quando vier dos filhos, os pais devem aceitar as opções oferecidas pelos filhos, porém acrescentar uma opção diferente de forma que totalizem pelo menos 4 opções de escolha na negociação proposta inicialmente.

Alguns pais acham que é mais fácil aceitar o acordo do que aguentar a manha, a birra ou o mau humor dos filhos. Há quem amenize a culpa que sentem por trabalhar muito, por ficar muitas horas fora de casa, por não ter tempo para brincar com os filhos e, portanto é mais fácil aceitar a chantagem, que geralmente envolve coisas materiais e pensam os pais que conseguem satisfazer as vontades dos filhos. Porémmmm, estão enganados, filhos que aprendem a chantagear, geralmente não sabem o que querem e nunca estão satisfeitos.

Quais são as consequências que isso tem na vida dos filhos?
- Dificuldades de se adaptar a leis
- Dificuldade no cumprimento de regras
- Necessidade de manipular qualquer figura de autoridade
- Baixa assimilação do código de valores familiar, escolar e da sociedade
- Relacionamento interpessoal com os colegas através de imposição ou chantagem
- Distorce os objectivos. A criança come porque precisa ficar saudável. Mas aprende que come para receber recompensa.

Obs.: Há pequenas chantagens, que acontecem a cada 8 meses e não causam danos no desenvolvimento da criança.

Criar a tabela de regras, com punições e premiações evita que a criança sinta necessidade de fazer chantagem e protege os pais da tentação de aceder a chantagem dos filhos.
Corrigir o hábito da chantagem implica mudar de atitude. Os pais devem deixar muito claro os limites e parar para analisar em que situações estão tendo dificuldades de dizer não. Os filhos tem que perceber que de hoje em diante a vida vai mudar. Nada de promessa para que os filhos cumpram com o que ficou definido como sendo o comportamento padrão aceitável. No começo, vai brigar e os pais vão ter de ser firmes.
A única maneira de vencer este mau hábito é compreender que faz parte da função de pais, colocar limite nos filhos. E, mais que isto, colocar limites é uma demonstração de amor pelos filhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário