Links Patrocinados

quarta-feira, 11 de outubro de 2006

Valorizar a Profissão Docente


Espanha, Irlanda e E.U.A. necessitam de 1.2 milhões de professores na próxima década

Soluções viáveis e a longo prazo para a educação terão de passar por medidas que promovam o respeito pela profissão docente e pelo investimento na formação, salienta, Koïchiro Matsuura, Director-Geral da Unesco, numa mensagem alusiva ao Dia Mundial dos Professores.

De acordo com dados recolhidos pela Unesco para, que até 2015, seja possível providenciar a Educação Básica para todas as crianças, serão necessários 18 milhões de professores. O maior desafio reside na África Subsariana que, nos próximos 9 anos, necessitará de incrementar em 68% a sua força de trabalho na área docente. Os Estados Árabes necessitarão de criar 450.000 novos postos de trabalho em países como o Egipto, Marrocos, Iraque e Arábia Saudita.

A Europa Ocidental e a América do Norte também apresentam problemas, com falta de professores nas áreas de Matemática e Ciências. Esta situação resulta parcialmente de mudanças demográficas e de condições de trabalho. Enquanto que, por um lado, se assiste à reforma de muitos professores, por outro, uma carreira longa na educação não atrai a população jovem, em especial em países como a Irlanda, Espanha e Estados Unidos que, em conjunto, na próxima década necessitarão de 1.2 milhões de professores.

Para ultrapassar este desafio é necessário um claro compromisso das autoridades nacionais a favor dos professores, o “coração do sistema de educação”, salienta a mensagem, referindo ainda a importância de boas condições de trabalho e adequada remuneração para a profissão docente.
(2006-10-06)

Sem comentários:

Enviar um comentário