Links Patrocinados

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Descoberta de 26 genes que podem causar cancro de pulmão

Na incansável busca das possíveis causas de diversos cânceres, os cientistas conseguiram identificar 26 genes que, quando danificados, parecem promover o câncer de pulmão.
Estas descobertas são um importante passo de encontro a desenvolver novos tratamentos que podem vir a serem adaptados a pacientes específicos.
A atual descoberta foi à maior do gênero até então, sendo que a forma mais comum de mutação genética era a chamada adenocarcinoma. Os resultados das pesquisas mais que duplicam dos genes implicados nessa condição.
O câncer de pulmão é a principal causa de morte de câncer nos Estados Unidos e no mundo.
O estudo incidiu sobre tumores que se originou no pulmão e foram removidos cirurgicamente. Mas, também espera os pesquisadores que os resultados sejam possíveis para identificar em mutações que apareçam em outros tumores.
Os cientistas estudaram amostras de 188 tumores. Eles examinaram a composição de 623 genes que foram mais freqüentemente mutado. A idéia é que, se um gene está mutado em vários tumores, que provavelmente ele desempenha um papel importante na doença. As mutações claramente surgiram nos cânceres porque eles não aparecerem no tecido sadio dos pacientes com câncer.
Os resultados sugerem que algumas drogas em uso ou sendo estudadas para outras finalidades podem trabalhar nas pessoas cujos tumores apresentam certas mutações. Por saber que genes que promovem o desenvolvimento de câncer pulmão, os cientistas obtêm metas para desenvolvimento de novas terapias.
Mas, só de pensar, que esta descoberta de novos 26 genes que podem provocar o câncer de pulmão não chega a ser um centésimo das possíveis causas, denota que existe ainda muito trabalho a ser realizado até serem identificadas todas as causas do aparecimento do câncer.

Sem comentários:

Enviar um comentário