Links Patrocinados

sábado, 17 de janeiro de 2009

Milagre no Rio Hudson


Há muita coisa bonita nesta nossa vida. Devemos elogiar quando tem mérito.Foi um verdadeiro milagre o que aconteceu em Nova Iorque. Um Airbus A320 da US Airways com 155 pessoas a bordo caiu nas águas geladas do rio Hudson três minutos depois de ter levantado voo no aeroporto de La Guardia, em Nova Iorque, com destino a Charlotte, na Carolina do Norte. As autoridades da aviação norte-americanas receavam uma tragédia mas todos os 150 passageiros e cinco tripulantes foram resgatados vivos. Poucos minutos após a queda, o avião começou a afundar-se. Imagens de TV mostravam pessoas apinhadas em cima das duas asas do aparelho. Por sorte, o rio Hudson tem muito movimento e, assim que o avião caiu, oito ferries e vários táxis fluviais que estavam nas proximidades, bem como barcos da Guarda Costeira, cercaram o aparelho e começaram a recolher as pessoas.
O que aconteceu em Nova Iorque é um caso raro. Ao CM, Sousa Monteiro, antigo comandante da TAP, explicou que um A320 pode salvar-se na água 'se a inclinação ao amarar não for muito acentuada'. Se o fosse, 'os passageiros que não morressem na colisão, poderiam morrer afogados ou de frio'. Caso a amaragem corra bem, 'o avião pode aguentar-se a flutuar durante muito tempo e permitir o salvamento dos passageiros'.
O A320 tem capacidade de planar sem motores, como 'qualquer avião', mas nem sempre é possível 'aproveitar bem essa capacidade'. Sobre a actuação dos pilotos, Sousa Monteiro referiu que 'todos são treinados para situações de emergência', e os da US Airways 'colocaram esses ensinamentos em prática com sucesso'. O piloto decidiu amarar no rio Hudson e não abandonou o aparelho antes de se certificar de que todos tinham saído. 'Um trabalho magnífico', afirmou o mayor de Nova Iorque

Sem comentários:

Enviar um comentário