Links Patrocinados

domingo, 8 de março de 2009

Sentimento dos animais de estimação

Animais de estimação também têm sentimentos que podem ser tratados com os Florais de Bach

08 de Março de 2009

Agressividade; medo; tristeza; separação. Seu melhor amigo pode superar problemas com a ajuda das essências florais, que não têm qualquer contraindicação - Animais de estimação têm sentimentos e são sensíveis como os seres humanos. Quem tem um amigo especial – seja ele um cão, gato, pássaro, coelho ou outro qualquer – sabe que algumas situações podem afetar o humor e também causar atitudes provenientes de sentimentos negativos vivenciados pelo bichinho.

Para tratar os sentimentos que abalam seu melhor amigo, que tal usar um método natural, sem contraindicações? “Os Florais de Bach proporcionam tratamento para os sentimentos vividos naquele momento, seja em pessoas, animais e até em plantas”, diz Maria Aparecida das Neves, terapeuta floral e educadora formada pela Fundação Edward Bach.

Mas, como saber o que o animal está sentindo? “É preciso analisar a situação do dono e da família que cuida do bichinho para tratá-lo. Como uma esponja, o animal absorverá todo o clima da casa ou os sentimentos do dono, como tristeza e depressão. Diante do problema, ele pode ou não desenvolver comportamentos inesperados, tanto para proteger o dono e a si mesmo quanto para chamar a atenção para si”, explica Maria Aparecida. A terapeuta floral aponta situações comuns e indica como usar os Florais de Bach originais no tratamento dos animais:

Em caso de separação do dono – O dono casou-se, viajou ou mudou-se para outra localidade e precisou deixar seu animal com a família ou mesmo com um amigo. No caso de a mudança ser temporária, ou seja, o dono voltará e continuará com o animal, é ideal ministrar o floral Chicory, que trabalhará o desapego do animal ao dono (o proprietário, inclusive, pode tomar o mesmo floral nessa situação).

Caso o dono não possa mais cuidar do animal, passando a visitá-lo com pouca frequência, os floris indicados são o Mustard e o Walnut. O uso dos dois florais associados permitirá que o sentimento de tristeza profunda dê lugar à alegria (Mustard), e também que o animal adapte-se à nova situação (Walnut).

Em caso de falecimento do dono – Quando o animal perde seu dono e, então, é doado a outra pessoa, ele pode morrer de tristeza caso não seja dada a devida atenção a sua condição. Para esse caso, o floral indicado é o Star of Bethlehem, que faz com que o animal receba o consolo que esse floral proporciona.

Falecimento de outro animal – O companheiro de brincadeiras faleceu e seu bichinho ficou só. Para combater a tristeza, dê a ele o floral Sweet Chestnut, que o ajudará a entender a situação.

Abandono – Animais abandonados pelas ruas, quando conseguem um novo dono, podem tomar o floral Willow, que trará energia positiva para afastar o passado negativo e pessimista. Se ele tiver de se adaptar ao convívio com outros animais, é importante que seja ministrado o floral Walnut, que proporcionará ajuda no processo de transição de animal sem teto.

Agressividade – Um animal que nunca foi agressivo e passa a atacar pessoas e outros animais pode estar com ciúmes do dono. Para ele, o floral indicado é o Holly, que trabalha o sentimento do amor contrariado e dos ciúmes.

Agitação – Animais extremamente agitados, irriquietos, que destroem a casa toda, andam de um lado para o outro podem ser tratados com o floral Impatiens, que ajuda a desenvolver a quietude.

Novo membro no grupo – Para que os animais aceitem um novo elemento no grupo – seja ele da mesma espécie ou não – , é importante ministrar o floral Holly, que desenvolverá a aceitação.

Mudança de situação ou ambiente – Seu animal vivia dentro de casa, mas a chegada de um bebê fez com que ele fosse colocado em outro ambiente, como uma casinha no quintal. Para que ele não sinta rejeição, dê a ele o floral será necessário tratar o ciúme de posse com floral Chicory. Para que ele aceite bem a adaptação ao novo local, Walnut.

Como ministrar os Florais de Bach Originais em seus animais
Você pode pingar quatro gotas do Floral de Bach diretamente na língua do animal, quatro vezes ao dia, ou misturar na água ou comida a mesma quantidade. É importante trocar diariamente os alimentos e a água acrescidos do floral.

É importante frisar que os Florais de Bach originais tratam sentimentos que levam a determinados comportamentos – e não doenças em si. “Por isso, os Florais de Bach não substituem medicamentos, apenas complementam o tratamento de maneira natural”, adverte Maria Aparecida das Neves.

Os Florais de Bach originais podem ser adquiridos pelo Disq Floral: www.disqfloral.com.br ou telefone (11) 3081-5217.

Mais sobre os Florais de Bach
O médico inglês Edward Bach, na década de 30, descobriu um sistema universal de cura: os chamados Florais de Bach. A cura, neste caso, não era física, mas sim emocional, afinal, para ele a desordem dos sentimentos e emoções se refletia em malefícios no corpo – uma constatação, atualmente, muito fácil de entender.

Os Florais de Bach são 38 essências feitas a partir de plantas e florais, ‘gotinhas’ que ajudam as pessoas a administrar as pressões emocionais do dia-a-dia e as que surgem motivadas por alguma situação específica – perdas, traumas, etc. Com as emoções em ordem, é possível ter um corpo saudável, livre de qualquer mal.

Bach identificou 38 estados negativos da mente como medo, incerteza, solidão e desalento, entre outros. Para cada estado de ânimo ele encontrou uma planta e criou uma essência floral para tratá-lo. A chave para receitar as essências é justamente reconhecer como a pessoa está se sentindo e verificar qual essência corresponde com o estado de espírito descrito. É o passo mais importante para equilibrar as emoções.

São muitos os relatos de pacientes que, ao tomarem floral, conseguiram controlar seus sentimentos e passaram a aproveitar melhor a vida. O sistema criado por Bach tem ainda outras vantagens: é totalmente natural, não é algo caro e não têm contra-indicação. Esta forma de tratamento tem sido utilizada, cada vez mais, por terapeutas e pessoas comuns que buscam o equilíbrio com a ajuda de métodos naturais.

Sobre Maria Aparecida das Neves
Maria Aparecida das Neves é Practitioner e educadora há mais de dez anos. Foi co-autora do livro “Florais de Bach” lançado pela revista Caras (Editora Abril, Coleção Caras Zen) e produziu uma iniciativa inédita, o CD “Música para os Florais de Bach”, desenvolvido em parceria com os músicos Adriano Grineberg e Edu Gomes. É proprietária do Disq Floral, empresa que comercializa e distribui produtos relacionados a Florais de Bach e Aromaterapia

Simone Valente e Cristina Thomaz

Sem comentários:

Enviar um comentário