Links Patrocinados

quarta-feira, 12 de julho de 2006

Acupuntura

A acupuntura, seja real ou apenas sugerida, é tão eficaz para prevenir a enxaqueca quanto os remédios tradicionais, sugere um estudo alemão publicado na revista Lancet Neurology.
Os pesquisadores da Universidade de Duisberg-Essen dividiram cerca de 900 pacientes em três grupos e os trataram com acupuntura, remédios tradicionais e acupuntura 'falsa'.
Quase a mesma proporção de pacientes em cada um destes grupos viu a média de dias que costumavam sofrer com enxaqueca ser diminuída pela metade.
Os autores do estudo se disseram surpresos com os resultados e admitiram não entender como a acupuntura age na melhora da enxaqueca.
O responsável pela pesquisa, Hans Christoph Diener, ressaltou também que apenas o médico pode decidir se a técnica oriental é adequada ao paciente.
"A decisão sobre o uso da acupuntura na prevenção de enxaquecas cabe ao médico responsável", disse o cientista.
Acupuntura 'falsa'
Os pacientes que receberam a acupuntura 'falsa' tiveram agulhas aplicadas em pontos da pele que não são usados tradicionalmente nos tratamentos convencionais.
O grupo tratado com alopatia recebeu drogas geralmente usadas no combate à enxaqueca, como antiepilépticos, beta-bloqueadores e bloqueadores dos canais de cálcio.
Os pacientes dos três grupos foram tratados por um período de seis semanas.
Entre 23 e 26 semanas depois, os médicos examinaram novamente os pacientes.
Cerca de 47% dos que receberam o tratamento com acupuntura normal, 39% dos que usaram a acupuntura ‘sugerida’ e 40% dos que se utilizaram de remédios convencionais, apresentaram uma diminuição de pelo menos 50% dos dias em que sofreram o problema.
Fonte: BBC Brasil

1 comentário: